Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de julho de 2013

PSF de 186 municípios paraibanos já implantaram teste rápido de HIV




A cidade de Patos está recebendo mais uma vez equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, que capacita nesta terça, quarta e quinta-feira pessoal das unidades básicas de saúde da regional em torno da implantação do teste rápido do HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Parte das equipes do PSF de 182 municípios paraibanos já implantou o teste rápido, cujo público prioritário é formado pelas gestantes, que precisam realizar tal procedimento durante o pré-natal. Com a implantação do teste rápido, cuja meta é que ele seja parte da rotina de 100% dos PSFs do Estado, reduzir a zero a transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV e da sífilis congênita. Mailza Gomes, técnica da Gerência DST/Aids, afirma que até final deste ano todos os municípios paraibanos já deverão ter implantado o teste rápido.

O processo de capacitação do teste rápido é constante, segundo Mailza, e que todas as unidades de saúde receberão monitoramento, acompanhamento de como estão sendo feitos os testes, sendo oferecido o apoio necessário pela equipe da SES. As próximas capacitações serão em Cabedelo, Sousa, Cajazeiras e Piancó.

Na Paraíba as estatísticas apontam que há 5.672 casos de Aids, pacientes que recebem tratamento nos serviços de referência. Os casos de HIV não são notificados. Muita gente, acredita-se que mais de dez mil pessoas, tenham o vírus HIV em nosso Estado, mas não desenvolveram a doença. Quando os sintomas aparecem ai sim elas passam a figurar nas estatísticas de Aids e a receber a devida atenção específica.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog