Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sebrae abre edital para apoiar o ensino do empreendedorismo em universidades

Instituições de ensino superior podem apresentar proposta até o dia 12 de agosto. Apoio financeiro pode chegar a R$ 150 mil

As Instituições de Ensino Superior (IES) da Paraíba que tiverem interessadas em incluir o ensino do empreendedorismo na grade curricular têm até 12 agosto para enviar suas propostas para participar de chamada pública lançada pelo Sebrae. O edital tem o objetivo de selecionar e apoiar, técnica e financeiramente, propostas que promovam a educação empreendedora para os estudantes do ensino superior. As propostas devem ser enviadas para o email edital.ies@sebrae.com.br.

De acordo com o edital, o Sebrae vai disponibilizar, entre outras soluções, todo o suporte para o ensino da disciplina de empreendedorismo, desde a metodologia e capacitação dos professores à distribuição de material didático. “A educação empreendedora é fundamental para formação de jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Com esta parceria, esperamos contribuir para desenvolver o empreendedorismo entre os universitários”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba e gestora estadual do Sistema de Gestão de Credenciados (SGC), Nelijane Ricarte.

O edital apresenta seis linhas de soluções e atividades apropriadas para o público universitário, mas as instituições podem colocar no projeto aquelas que considerarem necessárias. Caso a universidade já tenha algum produto de ensino de empreendedorismo ou queira desenvolver em conjunto com o Sebrae, também poderá colocar em sua proposta.

O Sebrae destinará até R$ 150 mil para cada projeto aprovado e o prazo de execução de cada convênio poderá ser de até 24 meses, contados a partir da assinatura entre o Sebrae e a IES. No entanto, a instituição de ensino deve oferecer uma contrapartida de 30% do investimento total do projeto. Somente poderão ser analisadas as propostas apresentadas por IES -  faculdades, centros universitários ou universidades, públicas ou privadas - credenciadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC/SESu. O resultado da chamada pública será divulgado no dia 30 de agosto.

A íntegra do edital está disponível no site do Sebrae, na área de “Chamadas Públicas”, em seguida “Chamadas de Projetos” . Link direto:http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/sebrae/institucional/chamadas-de-projetos/resumo-das-chamadas/novo-background/ee-edital-com-ies.pdf

Principais soluções oferecidas no edital:

Desafio Universitário Empreendedor: conjunto de jogos de empresas que culmina numa competição nacional, de caráter educacional. Seu objetivo é disseminar a cultura empreendedora, desenvolver a capacidade gerencial e criar mais uma alternativa de inserção do universitário no mercado de trabalho pela via do empreendedorismo.

Disciplinas de Empreendedorismo: Capacitação de professores e oferta de materiais instrucionais para o ensino da disciplina especialmente formatada pelo Sebrae para aplicação no Ensino Superior. 

Bota pra Fazer: plataforma educacional, em parceria com o Instituto Endeavor, com objetivo de desenvolver cursos de empreendedorismo e criar novos negócios nas universidades. O módulo básico para aplicação são 100  exemplares do material instrucional, mais acesso online ao portal da solução e capacitação de até 20 professores na metodologia.

Publicações de pesquisas e teses: estimulará o credenciamento das editoras universitárias e subsidiará publicações de temas relacionados ao empreendedorismo.

Licenciamento de produtos Sebrae: poderão ser licenciados diversos produtos já validados do Sebrae, tanto na área de empreendedorismo como na de gestão empresarial para quem está começando, entre eles: Aprender a Empreender, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, programa Próprio e Empretec.

Outras linhas de ação: atividades ligadas diretamente à oferta de educação empreendedora e que não se enquadrem nas alternativas acima descritas serão consideradas, desde que forneçam oportunidades aos estudantes da instituição proponente.




UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog