Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cirurgias de catarata são realizadas nesta segunda em Patos




A cirurgia demora em média de 10 minutos



Tiveram início nesta segunda-feira no Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, as cirurgias de catarata, cerca de 400, da regional, que fazem parte do primeiro componente das cirurgias eletivas, sendo atendidos hoje pacientes dos municípios de Salgadinho; São José de Espinharas; Junco e Quixaba, estando agendados para esta terça-feira 6, Mãe D’Água, Areia de Baraúnas, Catingueira e São José do Bonfim.

Nesses dois primeiros dias vão ser realizados aproximadamente 50 procedimentos cirúrgicos. O processo que culminou com a realização dessas cirurgias começou ano passado com a busca ativa, cadastramento e mais recentemente a triagem das pessoas que sofrem de catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, dificultando a visão. As cirurgias estão sendo feitas nesses dois dias pelos médicos oftalmologistas Vallério Câmara e Ítalo Costa.

O método utilizado nesse tratamento cirúrgico em Patos é o facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino). Com a anestesia local o cristalino danificado é substituído por uma lente artificial, que tem função de recuperar a visão. O Governo do Estado garantiu todos os exames dos pacientes, inclusive os de risco cirúrgico. Para a Paraíba foram repassados mais de R$ 12 milhões para as eletivas. As de catarata devem ser concluídas até o final deste mês. Depois acontece novo processo de cadastramento das eletivas dos componentes II e III, que incluem as de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftálmicos, dentre outras.

Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog