Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Conselheiros de saúde de Quixaba recebem orientações da 6ª Gerência de Saúde



Aconteceu nesta quinta-feira no município de Quixaba uma reunião envolvendo os conselheiros de saúde da localidade e apoiadores técnicos da 6ª Gerência Regional de Saúde. Na pauta do encontro o papel do conselheiro, suas atribuições e de que forma esse voluntário pode contribuir para tornar cada vez melhor a saúde de sua comunidade.

A reunião, coordenada pela secretária adjunta de saúde de Quixaba, Sandra Maria, integrante do Conselho Municipal, revelou a preocupação dos conselheiros pela ausência de reuniões da entidade, bem como a necessidade de qualificação para essa função, tão relevante na fiscalização e apoio ao Executivo.

Da 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, participaram os apoiadores Paulo Sérgio, Fabiana Coeli, Keylla Lacerda e Liliane Sena, coordenadora dos apoiadores. Uma das sugestões para o bom andamento, não apenas do Conselho de Saúde, mas de todos os outros, seria a locação de um imóvel que pudesse abrigá-los num só local, facilitando o acesso da comunidade e maior parceria entre eles.

Sobre o encontro, Sandra Maria diz que “foi um momento proveitoso, de muitos esclarecimentos e com as informações nos repassadas vamos atuar melhor como conselheiros no desenvolvimento da saúde de nosso município”.  Adiantou que o Conselho, composto por 14 membros, já está planejando a eleição da sua nova diretoria. A última eleição ocorreu em fevereiro de 2010.

A partir desse encontro com os apoiadores da 6ª GRS, os conselheiros demonstraram entusiasmo e vontade de mensalmente se reunirem para debater problemas, analisar e sugerir ações ao Executivo. Outra que considerou bastante proveitoso esse momento de discussão de fortalecimento do SUS através da participação popular foi Liliane Sena, coordenadora dos apoiadores da regional Patos.

“A gente percebe que é possível fazer o controle social do SUS. Os conselheiros querem qualificação, o que os permitirá ajudar ainda mais sua secretaria a melhorar a saúde da população. Foi um momento rico onde podemos, como gerência, como apoio, chegar junto a esses conselheiros para colaborar nesse crescimento coletivo. É um crescimento dele, nosso e principalmente para o município”, enfatizou Liliane.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog