Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Hidroginástica promove mais saúde para Idosos do Centro Dia em Patos


A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações para promover mais qualidade de vida à população, sobretudo por meio da prevenção de doenças. Neste sentido, os educadores físicos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF’s), estão mantendo o trabalho já realizado com alguns grupos e ainda formando novos grupos.

Um bom exemplo disso é o trabalho realizado com um grupo de 35 idosos do Centro Dia, que toda quarta-feira participam da atividade de hidroginástica na área de lazer dos mototaxistas de Patos.

A atividade de Hidroginástica envolve o trabalho de aquecimento, alongamento, aeróbica e relaxamento. Na manhã desta quarta-feira, dia 07, quem comandou a instrução foi o estagiário do curso de Educação Física das FIP, Gutemberg Douglas Barros.

A beneficiária da Hidroginástica realizada com os frequentadores do Centro Dia, Maria da Guia Justino de Lima, relatou que além de melhorar a socialização dos participantes, a atividade ainda promove mais saúde e qualidade de vida.

“Depois que começamos a frequentar houve uma integração muito benéfica entre todos. Sou hipertensa, por isso procurei essa atividade, inclusive sob orientação médica. Percebo que minha permanência aqui melhorou em todos os aspectos, pois além de me sentir mais a vontade com a turma, percebo que minha pressão arterial anda normalizada”, relata a beneficiária.

O educador físico responsável pelo trabalho com os idosos do Centro Dia, Odevan Pereira, que compõe o grupo de profissionais do NASF I, disse que a atividade física sempre foi uma das formas mais eficazes na prevenção de algumas doenças.

“Em se tratando de saúde sempre falamos em prevenção, e eu vejo a educação física como prevenção de doenças. Quanto mais atividade física, menos doenças. O propósito do nosso trabalho tem sido promover mais saúde às pessoas da comunidade, por isso convidamos a todos para comparecem aos locais onde acontecem as atividades físicas. Temos atividades que são realizadas em piscinas e também nas praças públicas de cada bairro, sempre orientadas por algum educador físico dos NASF’s”, conta.

Para ter acesso aos grupos que praticam atividades físicas, o interessado pode procurar informação na Unidade de Saúde do seu bairro, ou se dirigir aos locais públicos onde já acontecem as atividades. Além dos educadores físicos, as equipes dos NASF’s que atendem nas unidades de saúde, contam com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e nutricionista, todos dando apoio nas atividades físicas realizadas.

Além dos idosos do Centro Dia, outros grupos também participam de atividades físicas, a exemplo das gestantes e policiais.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog