Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 11 de agosto de 2013

III Conferência Municipal de Cultura reúne artistas e produtores culturais em Patos


A Prefeitura de Patos, através da recém criada Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou neste sábado, dia 10, na Câmara de Vereadores Juvenal Lucio de Sousa, no bairro Belo Horizonte, a III Conferência Municipal de Cultural, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre produtores culturais e pessoas ligadas a esta área.  


A programação foi aberta às 14h com o credenciamento e recepção feita pela Filarmônica 26 de Julho. Em seguida houve a leitura e aprovação do regimento Interno da Conferência. Na sequência, o secretário de Cultura Romildo de Sousa, proferiu uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). 

Além de focar os debates numa Política de Estado Para a Cultura e nos Desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o evento ainda colocou em pauta 4 eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.


De acordo com o secretário de Cultura, Romildo de Sousa, a conferência foi satisfatória e conseguiu cumprir com a responsabilidade. "Foi um encontro muito proveitoso, uma vez que conseguimos selecionar os delegados que participarão da etapa estadual e também conseguimos escolher os membros do Conselho Municipal de Cultura. Quanto às demandas de sugestões elencadas pelos quatro grupos participantes, iremos colocá-las num relatório que será enviado ao Ministério da Cultura, bem como iremos inseri-las no Plano Municipal de Cultura", explica.


O secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, considerou que a criação da Secretaria de Cultura, bem como do Conselho Municipal de Cultura e também a realização da conferência, fazem parte de um avanço significativo para a cidade de Patos. "Estamos vendo um compromisso de campanha da prefeita Francisca Motta se concretizar, e isso é muito válido para o cenário cultural da cidade", afirma o secretário.


O ativista cultural Joatã Cabral, disse que o encontro foi um momento de tentar unir mais a classe artística e cultural de Patos e também propor a implantação de espaços para a produção dos grupos culturais. 


Ainda durante a conferência, o presidente da ASTRAL - Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, destacou  o início da construção da Concha Acústica da Praça Edivaldo Motta. "Essa era uma antiga reivindicação do Movimento Cultural de Patos e agora estamos tendo essa alegria de ver isso ser concretizado", conta. 


Representando a prefeita Francisca Motta, a secretária de Educação do município abriu o evento juntamente com o secretário de Cultura Romildo de Sousa, o secretário de Articulção Social Taunaí Dantas, o secretário de Habitação Everaldo Lima, a presidente da Câmara Nadigerlane Rodrigues, a vereadora Lucinha Peixoto, o presidente da ASTRAL - Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, entre outros. 


Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Patos
Hélio Barbosa / DRT-PE: 4472

Nenhum comentário:

Arquivo do blog