Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 4 de agosto de 2013

Jovens doam sangue em Patos

Turma de Hemmoterpia



Francisco Marinho, diretor do Hemonúcleo Patos

Ontem (sábado 3) foi um dia especial para diversos jovens, que se reuniram em prol de uma causa louvável e que ganha reconhecimento da sociedade cada vez mais: a doação de sangue. Logo cedo foram chegando de mansinho ao Hemonúcleo Patos, meio ansiosos por ser a primeira vez que iriam doar e, após a triagem, perceberam quão gratificante gesto tiveram em ceder um pouco de seu sangue para salvar vidas.

Jovens da APJ – Ação Paramaçônica Juvenil, Interact, Rotaract, em trabalho interno de conscientização se tornaram novos doadores, um gesto que vem crescendo nesse público. Hoje o Hemonúcleo de Patos possui cerca de 16 mil doares cadastrados, mas a grande maioria não doa regularmente. Em média são realizadas mensalmente 500 coletas. Só pacientes do Hospital Regional local consome 300 bolsas. Os estoques precisam estar sempre regulares para atender a demanda.

Parte do sangue também abastece a Hemodiálise. Quando há excedente de sangue, parte é encaminhada para Campina e João Pessoa, cuja demanda é sempre grande.

Esta semana a Polícia Rodoviária realizou em parceria com o Hemocentro, e pelos núcleos paraibanos, a exemplo de Patos, a campanha “Salvar vida está em nosso sangue”, e no próximo dia 13 outra campanha vai movimentar o Hemonúcleo, inserida no programa Saúde do Homem, numa parceria com a STTrans.

Após a doação amostra do sangue são remetidas para laboratório onde são feitos exames sorológicos de hepatite B e C, sífilis, HIV, Chagas e HTLV (retrovírus da família do HIV). Com 20 dias o doador recebe sua carteirinha com os resultados dos exames.

Técnicos em Hemoterapia

Ontem também a turma do curso técnico de Hemoterapia, oferecido pelo Governo do Estado, teve aula prática no Hemonúcleo, acompanhado todo o processo para doação de sangue, desde a entrada do doador, triagem, coleta e manipulação e destino do sangue. A turma participa de aulas nas sextas e sábados. O curso, que contempla toda a hemorrede da Paraíba, teve início em outubro de 2012, com carga horária de 1.700 h/aula, tendo objetivo de qualificar, ampliar e fortalecer a Hemorrede do Estado, uma vez que será oferecido aos trabalhadores do Hemocentro de Campina Grande e das Agências Transfusionais dos principais hospitais da região polarizada por estas cidades.

O pbnoticias, que sempre levantou e apoio essa bandeira da doação de sangue, mais uma vez esteve presente no ato de solidariedade.





Nenhum comentário:

Arquivo do blog