Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Maturéia realiza campeonato de xadrez



A Biblioteca Municipal Celso Furtado em Matureia através da Secretaria de Educação promoveu ontem, terça-feira (27), das 17h às 21h o 1º Campeonato de Xadrez do município. A disputa reuniu jovens das escolas municipais José Ramalho Xavier e Maria Tâmara, além da Escola Estadual Antonio Moacir Dantas Cavalcante. Eles foram orientados e arbitrados pelo professor de Xadrez e diretor do Departamento de Programação Cultural da Fundação Ernani Sátiro, da cidade de Patos, Severino Amâncio de Morais Neto, o Bil do Xadrez.
“As crianças tem esse lado mais interativo, mas o xadrez tem caráter educativo, de trabalhar a atenção e a concentração de forma lúdica e interativa. Também a partir do confronto que existe entre os oponentes cria-se esse ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades, como o espírito de luta e a perseverança, fatores importantes na construção humana, sobretudo dos adolescentes”, frisou o professor.
O estudante Ricardo Tomaz Pedrosa, aluno do 1º ano do Ensino Médio foi o primeiro colocado no Campeonato. Apresentado ao Xadrez em 2008, quando cursava a 5º série, ele vê no esporte uma possibilidade de exercitar as habilidades dos participantes. “Estimular as habilidades e a capacidade da mente, acredito que esse é o principal propósito do Xadrez. Achei muito boa a iniciativa da realização desse Campeonato”, comentou o estudante.

Jéssica Freitas/Ascom Matureia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog