Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O que é uma cidade saudável?


Cajazeiras – cidade saudável...

Inácio A. Torres


Desde 1986, existe no mundo inteiro um movimento denominado “Cidades Saudáveis”, que foi incentivado pela Organização Mundial da Saúde/OMS. O objetivo é estimular a prática de políticas públicas urbanas voltadas para a melhoria da qualidade de vida, com ênfase na intersetorialidade e na participação social.


Em resumo, a intenção é alertar a consciência popular e de gestores, no sentido de uma aproximação respeitosa e respeitável e onde os interesses da cidade sejam colocados acima de tudo e de todos. A construção de uma afinidade, destituída de paixões políticas, de ambições pelo poder e de inveja pelo sucesso do próximo. Um vínculo forte e de confiança entre o povo e os governantes em que prevaleça o desejo de colaborar com o progresso da cidade. Um compromisso genuíno que, independentemente da condição econômica, escolaridade, credo religioso ou partido político, tenha habilidade e competência para compartilhar sucessos e não sucessos da vida da cidade.


Para alguns, esse projeto pode parecer utópico, mas como já foi dito, a utopia é necessária para a sobrevivência. E uma cidade é um organismo vivo que, para continuar existindo, necessita preservar relacionamentos mútuos e salutares entre seus habitantes e o meio ambiente, a flora, a fauna, o paisagismo, a mobilidade, enfim a natureza. Sem cuidados, esses relacionamentos enfraquecem podendo surgir fatores que provocam desequilíbrio climático, atmosférico e biológico. Portanto, em prol do bem comum de nossa cidade, faz-se imprescindível que lutemos fortemente pela organização, limpeza, transporte, saúde, segurança, educação, lazer, mobilidade urbana, dentre outros.


 E, se agirmos com intensidade, dedicação e entusiasmo, isso é possível, pois nos quase trinta anos da existência desse projeto, apoiado pela OMS, várias cidades conseguiram atender as condições necessárias para obtenção do título de “cidade saudável”. Essa comenda também desejamos para as cidades da Paraíba, notadamente nossa querida Cajazeiras – a terra santa. Porém, se não cuidarmos bem de nossa terra, estaremos validando a frase de Eça de Queiroz: “Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade”, escrita há cento e cinquenta anos.


Leia abaixo as exigências legais necessárias à consecução desse título para o qual, além dos gestores, dependerá a demonstração de força, de
união e participação consciente de cada um de nós. Não há força que supere a força de um povo unido em torno de uma causa.
Requisitos definidos pela OMS, para que uma cidade seja saudável:

1.Um ambiente físico limpo e seguro

2. Um ecossistema estável e sustentável


3. Alto suporte social, sem exploração

4.Alto grau de participação social

5.Satisfação das necessidades básicas

6 .Acesso a experiências, recursos, contatos, interações e comunicações

7 .Economia local diversificada e inovativa

8.Orgulho e respeito pela herança biológica e cultural

9.Serviço de saúde acessível a todos


10.Alto nível de saúde

Nenhum comentário:

Arquivo do blog