Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Operação Renascer prende 19 pessoas em Patos





Járdeson Fonseca

As polícias Militar, Civil e do Sistema Prisional de Patos realizaram nas primeiras horas desta quarta-feira 28 uma operação denominada Renascer, que contou com a participação de 70 policiais. O objetivo dessa ação foi de coibir o tráfico de drogas na cidade e o comando desse crime de dentro dos presídios, tanto do Regional Romero Nóbrega, quanto do feminino, localizado na Horácio Nóbrega, bairro Belo Horizonte.

Foram expedidos pela Justiça 20 mandados, entre buscas e de prisão. Dezenove pessoas foram detidas, desse total houve duas apreensões de menores. Segundo o delegado regional Cristiano Jaques, o trabalho de investigação que culminou com essas detenções teve início há quatro meses.

Dos detidos, cinco já estavam presos e são acusados de comandarem o tráfico de drogas, dentre outros crimes de dentro dos presídios de Patos: José Valdeir, Rafael Gomes (Ferrugem), Danilo Silva, Marinalva de Araújo e Alan Isidro.

O delegado regional Cristiano Jaques considera importante esse tipo de ação para tirar de circulação os traficantes. “O tráfico de drogas gera vários outros crimes como homicídios, roubos, assaltos. É um trabalho ostensivo que deve ser constante pelas polícias”, enfatizou.

O comandante do III BPM, Ten-Cel. Cunha Rolim, disse que a partir da continuidade das investigações sob responsabilidade do delegado Jaques, novas prisões deverão acontecer em Patos, no combate ao tráfico de entorpecentes.

Jáderson Fonseca, diretor do Presídio Regional Romero Nóbrega explicou que os presos que movimentavam de dentro das carceragens os crimes estavam em regime fechado e usavam aparelhos celulares para os atos ilícitos. “Nossa gerência de inteligência fez monitoramento desses presos e todas as informações foram repassadas para o delegado, que aprofundou as investigações que levaram a essa operação, com várias pessoas detidas.

O uso do aparelho celular por bandidos de dentro dos presídios é um problema difícil de ser combatido, apesar das apreensões. Járdeson acredita que cerca de 5 mil aparelhos tenham sido apreendidos no sistema prisional da Paraíba só este ano. Desse total 150 foram em Patos. “Chegamos a deter uma idosa de 70 anos transportando para dentro do presídio um celular escondido na vagina”, comentou.

Ele diz que aguarda a chegada do sistema de monitoramento por câmeras que ajudarão bastante para evitar que os celulares entrem no presídio. Argumenta que há pessoas que são ameaçados e obrigados por detentos a levarem para eles os aparelhos para que possam gerenciar suas bocas de fumo.

Relação dos detidos na operação Renascer:

- Francisca Maria de Araújo, 42 (Morro)

- Maria Joelma da Silva Monteiro, 37 (centro – Pedro II)

- Ritailde pereira Soares, 60 anos, comerciante (Centro)

- Abdinego da Silva Araújo, 23, que responde pela alcunha de Pilim do Brega (residente no Frango)

- Ana Lúcia da Silva Gregório, 36, da Rua do Meio, presa em flagrante com drogas

- Anne Hevenyn de Araújo Gomes, 21 anos (Rua do Meio)

- Millenne de Nogueira Santana, 19 anos (já estava detida) e inclusa em novo processo

-  Murielle Santos Lima, 19 (Rua do Meio)

- Caio Pereira Mascena, 19 anos (Rua Tabelião Manoel Fernandes – São Sebastião), suspeito de tráfico de drogas e homicídios

- Eliane Mascena Pereira, 33, tia de Caio (acusada de tráfico de drogas)

- Aldo Simão de Lima, 40 anos (Aldo Gavião), preso com 1Kg de maconha, ex-candidato a vereador em Patos

- Sebastião dos Santos Gomes, 22 (Tião), Bairro Vitória

- José Valdeir Cândido, 23

- Rafael Gomes de Sousa (Ferrugem), 24 anos

- Danilo Silva Gomes, 18, acusado de ter assassinado no início deste mês Jeferson Ramon Araújo (Boião)

- Marinalva Maria de Araújo (Meia Peia) e Alan Isidro de Morais
Além de dois menores.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog