Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pequenos negócios da Paraíba geram mais de 2,3 mil empregos no primeiro semestre de 2013


Enquanto MPE abrem vagas, médias e grandes empresas acumulam perda de 9,8 mil empregos

As micro e pequenas empresas (MPE) da Paraíba foram responsáveis por 2.389 novos empregos criados no primeiro semestre de 2013, conforme estudo do Sebrae, elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego). Entre janeiro e junho deste ano, apenas os meses de janeiro (-221) e março (-441) registraram redução de vagas nos pequenos negócios.  Os meses com índices mais altos de criação de vagas foram maio (1.057) e junho (836).

Ao longo do semestre, as médias e grandes empresas do Estado acumularam uma perda de 9.831 vagas. Neste período, apenas no mês de maio (102) houve um saldo positivo de empregos para as médias e grandes empresas.

De acordo com dados do Caged, em junho, os pequenos negócios geram 836 vagas na Paraíba. O setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 675 novas vagas.  Já o setor de serviços ficou em segundo lugar no ranking, gerando 234 novos empregos. Apresentaram reduções de vagas a Construção Civil (-172 vagas) e a extrativa Mineral (-2).

Nacionalmente, em junho, os pequenos negócios geraram mais de 111 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em junho, representando 90% das novas vagas. Se comparado com maio, houve um aumento de 38,3% na abertura de novos postos de trabalhos pelas empresas de pequeno porte. As médias e grandes empresas criaram 11.555 vagas, e a Administração Pública, 1.248

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog