Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Motéis querem hospedar turistas na Copa e ganhar sistema de estrelas

Saem a cama redonda, as paredes vermelhas e os canais eróticos. Entram as cores sóbrias, os móveis modernos, as camas com traços retos e a comida de chef. Os motéis brasileiros estão se preparando para receber turistas que vêm para a Copa do Mundo e para outros grandes eventos, e não só com as mudanças na decoração de seus quartos.

 Eles querem entrar para o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, e serem reconhecidos pelo governo como meios de hospedagem alternativos que possam receber todo tipo de público, e não apenas casais.

Para isso, criariam uma entidade – a Associação Brasileira dos Motéis, ou ABMoteis – com o objetivo de “aprimorar” a imagem dos motéis junto à população e aos órgãos públicos. Eles também desenvolveram um projeto para um sistema classificatório com estrelas, semelhante ao que já existe para hotéis, mas com algumas adaptações.
“Reunimos diretores de motéis, arquitetos e outros profissionais e elaboramos o projeto em cima de regras já existentes para hotéis”, afirma Antonio Carlos Morilha, diretor da ABMoteis. Ele diz que, caso o sistema seja aprovado, a adesão será facultativa para o estabelecimento.
O projeto está em avaliação no Inmetro, responsável por definir esse tipo de regra.

O Ministério do Turismo afirma que teria que haver mudança na lei 11.771/2008 (Lei Geral do Turismo) para incluir os motéis entre os meios de hospedagem, e que antes de qualquer modificação “o tema deve ser amplamente debatido em espaços como a Câmara Temática de Legislação, do Conselho Nacional de Turismo, audiências e consultas públicas”.
Sem surpresas
Na prática, os motéis já recebem hóspedes quando as vagas se esgotam nos meios de hospedagem tradicionais. Em grandes eventos, como o prêmio de Fórmula 1 em São Paulo, muitos turistas recorrem a essa opção de hospedagem.

Mas a recepção acaba acontecendo no improviso, e às vezes ocorrem problemas. Durante a Copa das Confederações, por exemplo, estrangeiros ficaram surpresos ao fazerem reservas em motéis no Recife e constatarem o que é esse tipo de estabelecimento no Brasil – em outros países, como nos EUA, o nome é usado para locais que não são focados em encontros amorosos.
Segundo Morilha, a ideia é criar uma cartilha para ensinar os motéis a receber os estrangeiros.
Na proposta da ABMoteis, sugere-se que os estabelecimentos tenham opções de hospedagem por 3, 12 ou 24 horas. No caso de diárias de 24 horas, eles teriam que registrar os clientes, como num check-in comum de hotel, desativar os canais de TV pornográficos e servir café da manhã.
A ideia é buscar esse público principalmente durante a semana, quando os motéis têm menos demanda. Segundo a ABMoteis, em dias úteis as diárias desses estabelecimentos custam quase a metade do preço dos hotéis de categoria semelhante.
Os proprietários também querem ter acesso a benefícios aos quais a hotelaria nacional já tem direito, como financiamentos públicos para qualificação profissional e para reformas.
Crianças
O ponto mais delicado da questão é em relação à entrada de crianças e adolescentes. A ABMoteis pretende que seus associados possam receber inclusive casais com filhos.  Atualmente, a lei proíbe que menores de idade se hospedem nesse tipo de estabelecimento. Segundo Antonio Morilha, a intenção é conseguir que eles sejam aceitos caso estejam comprovadamente acompanhados de pai e mãe. “Vai ter que haver uma mudança de conceito e opinião da população”, diz.

Lazer dentro do quarto
De olho não só nos turistas estrangeiros, mas também nos casais jovens que não gostam da decoração erótica explícita, muitos motéis das capitais do país vêm redecorando seus quartos. “A decoração de motel hoje não é tão apelativa quanto era no passado. A tendência é que ela seja mais ‘clean’, mais chique”, afirma o arquiteto Ricardo Freire, que trabalha projetando motéis há 17 anos.

Ele acrescenta que os melhores estabelecimentos do ramo têm investido em quartos com automação de última geração e comida preparada por chefs de cozinha, e servida com talheres de prata. 

Freire levou esse novo conceito "clean" até a Equipotel, maior feira de hotel e gastronomia da América Latina, que começa nesta segunda-feira (16) em São Paulo. Ele construiu um espaço que reproduz a entrada, a recepção e dois quartos de motel, usando módulos pré-prontos. Com tecnologia coreana, esses módulos são vendidos como uma alternativa para investidores que já querem receber hóspedes na Copa do Mundo de 2014.

O arquiteto defende que as pessoas que escolherem os motéis para se hospedar podem ter à sua disposição piscina e outros diferenciais presentes nos hotéis comuns, só que dentro do quarto, e não fora.

O único item do qual o setor não abre mão é dos espelhos no teto – ou ao menos nas laterais da cama. “Isso sempre vai continuar. É o diferencial, a assinatura do motel”, diz Freire.
g1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog