Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Secretários discutem indicadores do Programa de Qualidade das Ações de Vigilância em Saúde





Talita Tavares



Secretários da regional Patos participaram de mais uma reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional, nesta terça-feira 10.  A principal pauta do encontro foi a Portaria Interministerial nº 1.708 de 2013, que regulamenta o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Para tratar desse assunto houve a participação da facilitadora da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares.

Segundo Talita, 13 indicadores de vigilância em saúde estão em fase de implementação de metas, a exemplo da ampliação de análises das águas; maior cobertura vacinal das crianças; vigilância à dengue, Aids, dentre outros. Os municípios que cumprirem o que está sendo acordado na pactuação receberão mais recursos.

Esses indicadores propostos na adesão ao PQA-VS vão ser monitorados, acompanhados pelas gerências estaduais, pela SES e também pelo Ministério da Saúde.

O programa também leva em consideração a qualificação profissional. E já este ano o Governo do Estado, SES e Cefor – Centro Formador de recursos Humanos estará oferecendo uma capacitação em sala de vacina para enfermeiros e técnicos. “Esta capacitação vai ajudar no fortalecimento técnico e conhecimento científico, para qualificar cada vez mais esse processo disponibilizado na prática, que é a vacinação”, explicou Talita. Ela acrescentou que com a melhoria dos indicadores de saúde todos tem a ganhar.

Na reunião desta terça outros assuntos foram para mesa de discussão, como o e-SUS, que busca reorganizar os sistemas de informação de todos os dados referentes ao Sistema Único de Saúde, e o Plano Regional de Rede Psicossocial, que está sendo construído em todas as regiões da Paraíba, onde os municípios apresentam suas necessidades e pactuam os serviços, que visam dar maior resolutividade e assistência aos portadores de transtornos mentais e a sua família.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog