Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Encontro discute política da pessoa com deficiência na cidade de Patos









Teve encerramento nesta quinta-feira em Patos o curso de qualificação intersetorial de fortalecimento da política da pessoa com deficiência no Estado da Paraíba. O evento foi promovido pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Funad – FundaçãoCentro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência.

Iniciado na última terça-feira 29, no auditório do Centro de Treinamento Diocesano, anexo da Igreja Santo Antônio, contou com a presença de representantes de 42 municípios da Macro Patos, além de José Leudo Farias, gerente regional de Saúde, um dos palestrantes, apoiadores dessa gerência e entidades afins.

O objetivo do curso foi ampliar o discurso e tornar amplo o acesso das pessoas com deficiência à rede de atenção (saúde, educação e assistência social), incentivar a implantação dos conselhos de proteção aos deficientes e idosos e tornar mais eficaz o serviço dos já existentes. A SEDH tem justamente a preocupação de que a lei que resguarda os direitos à política de atenção à pessoa deficiente e ao idoso seja cumprida.

“Nesse encontro buscamos trocar experiências, conhecer a logística, ou seja, como cada município vem trabalhando, aplicando a lei, na oferta dos serviços. Hoje temos uma grande oferta de ferramentas para atender os usuários do CRAS, CREAS, que são programas muito importantes nessa garantia de acesso aos serviços”, enfatizou Eligiane Medeiros de Araújo, da SEDH.

Para a apoiadora da 6ª GRS, Liliane Sena, as discussões ao longo do curso foram importantes, especialmente porque a Gerência vem discutindo com os municípios o Plano Regional da Rede de Atenção e Saúde da Pessoas com Deficiência. “É uma discussão que oferece subsídios para a concretização do Plano que visa garantir os direitos, serviços ofertados pelo SUS aos deficientes, desafios e as perspectivas que temos que encarar em torno desse tema”, explicou Liliane.

Acessibilidade, educação especial inclusiva, benefícios e direitos sociais, direito à saúde, como também trabalhos em grupos fizeram parte da programação que contou com um bom e interessado público em torno do fortalecimento intersetorial da política da pessoa com deficiência física. O Governo do Estado, segundo Eligiane Medeiros, vem oferecendo seu apoio aos municípios na implantação de seus conselhos, para que possam cumprir a finalidade prevista nessa política, que visa equiparar direitos, acabar com a discriminação que ainda existe na atenção à pessoa com deficiência.

Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog