Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Outubro Rosa: Colégio Evolução trabalha a prevenção do câncer de mama





O Colégio Evolução realizou ontem (quinta-feira 03) uma importante mobilização envolvendo alunas e funcionárias, dentro da programação do Outubro Rosa, movimento mundial que luta contra o câncer de mama. O tom dos discursos foi a necessidade da mulher fazer a prevenção da doença que mata mais de 12 mil ao ano somente no Brasil, com mais de 50 mil novos casos anualmente, segundo estatísticas do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

“Temos diversos projetos que buscam a preservação da saúde de toda a família Evolução, como também do Colégio Gente Inocente. É uma responsabilidade que todos devem assumir para que tenhamos uma sociedade mais saudável. O Outubro Rosa é um movimento que nos faz refletir sobre um problema que atinge o mundo e que precisa também que os governos se comprometam em oferecer atenção à mulher, com exames periódicos, a exemplo da mamografia, que consegue detectar o câncer em seu princípio, facilitando sua cura”, disse Francinete Vieira, diretora.


O ranking do câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aponta que o de mama é responsável por 22% dos casos da doença entre mulheres e homens. A sua prevenção e detecção precoce é a justificativa para a tonalidade emprestada ao mês de Outubro. Outubro Rosa é o nome dado ao movimento de amplitude mundial, criado nos Estados Unidos, que objetiva informar e conscientizar acerca da doença e da importância de se diagnosticar o tumor precocemente, aumentando, assim, as chances de cura (estima-se que quando o tumor é detectado com menos de 2cm de diâmetro, a probabilidade chega a 95%). A cidade de Patos vive intensa programação alusiva ao Outubro Rosa. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog