Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Patoenses que fizerem uso de energia renovável poderão ter expressivos descontos no IPTU


















Marcos Eugênio

Patoenses que fizerem uso de energia renovável poderão ter expressivos descontos no IPTU
Isso foi o que garantiu a presidente do Legislativo patoense, Nadi Gerlane Rodrigues, na noite desta terça-feira 08 no Coliseum Hall, na apresentação pela empresa Lightsol sobre o sistema de energia solar a qual está oferecendo, de forma pioneira na Paraíba. Caso isso aconteça haverá mais estímulo à construção civil, hoje uma das grandes geradoras de empregos na cidade, que mantém o segmento aquecido fortemente desde meados da década passada.

Durante a exposição pelo diretor da referida empresa, Flávio Jardim, e do consultor Junior Nóbrega, o médico Antônio Fausto falou de uma lei em vigor na Bahia que prevê descontos de 50% no tributo do IPTU para quem utiliza energia limpa, e convidou a Câmara Municipal para seguir o exemplo, recebendo o sim dos vereadores presentes, que estão dando muito crédito à idéia pioneira da Paraíba consumir energia solar, iniciando por Patos, selo verde importante para o meio ambiente. Sem contar que a matéria prima, o sol, é de graça e presente o ano inteiro.

Empresários, engenheiros, arquitetos, empresários de diversos segmentos, de bancos, de órgãos públicos, a exemplo da Emater, Prefeitura, supermercados, panificadoras, que utilizam também bastante energia elétrica, marcaram presença ao lançamento da Lightsol, empresa genuinamente patoense, primeira do Estado a oferecer a possibilidade de um investimento que trará significativa economia para o usuário.

O Brasil ainda engatinha no aproveitamento da energia solar, mesmo sendo um país tropical. A Alemanha, primeiro mundo, é um exemplo de nação que vislumbrou e conseguiu implantar, consumir e exportar seu modelo de aproveitamento de um recurso natural renovável e que gera receitas.

A secretária de Infraestrutura de Patos, Maria Assunção Trindade, fala que é uma satisfação Patos se tornar pioneira na Paraíba em oferecer uma alternativa de energia sustentável. “Numa linguagem popular, acredito que essa iniciativa da Lightsol vai bombar. Precisamos de novas formas de recursos energéticos e essa vem com sustentabilidade e creio que isso vá ocorrer com o devido tempo, dentro do poder aquisitivo dos usuários. Patos só tem a agradecer por ser escolhida para esse empreendimento pioneiro no Estado”, opinou.

A cidade também ganhará o primeiro equipamento público da Paraíba a utilizar a luz solar. Trata-se da concha acústica, que está sendo construída na Praça Edivaldo Mota. O projeto para saber o consumo de energia, quantas placas serão necessárias para funcionamento da concha será concluído até a próxima semana.

Até o final do próximo mês, segundo o diretor presidente da Lightsol, a primeira casa auto-sustentável da Paraíba em energia (solar) estará funcionando em Patos.

O setor econômico de panificação, muitas panificadoras ainda usam a lenha para assar as massas, pode tirar grande proveito da energia solar, ganhar o selo verde por uso de energia limpa, o que é bastante positivo para o marketing do empreendimento, sem contar da economia que terá ao usar essa nova fonte energética. Segundo Paulo de Assis Medeiros, proprietário da Panificadora Vitória, que existe desde 1963, disse que a chegada da energia solar a Patos vem inovar e incentivar a economia local.

Junio Nóbrega, consultor da Lightsol, explicou que o público presente nesta noite de terça-feira ao Coliseum demonstrou grande interesse de conhecer como fazer uso de uma energia sustentável, captada por placas voltaicas, tirar dúvidas. Destacou também a normatização 482, que reduz barreiras para instalação de geradores, inclusive em residências, que podem também repassar o excedente do que produz para as concessionárias de energia elétrica, recebendo bônus por isso.

Vários empresários, engenheiros de Patos já solicitaram projetos a Lightsol para utilização das placas voltaicas, ligadas à rede da Energisa, que funcionam como pequenas usinas. A ideia é montar o sistema em casas, edifícios para que os inquilinos já possam fazer uso dessa energia limpa e economizar com as tarifas sempre crescentes da energia elétrica.

“É um sistema bastante viável e que já faz parte de vários estados brasileiros. Só para se ter uma idéia desde a década de 70 a NASA usa as placas voltaicas em seus satélites, aproveitando a luz solar para mantê-los funcionando na órbita da terra. É uma tecnologia de implantação simples que qualquer pessoa pode colocar em seu imóvel, sem a necessidade de quebrar nada”, explica Flávio Jardim, diretor da Lightsol, que funciona na sala 609, 6º andar do Ed. Milindra Center.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog