Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pioneirismo: Patos terá primeira casa da Paraíba com energia solar


O sol existe em abundância na nossa região, presente o ano inteiro, é uma preciosa fonte de energia, limpa, renovável, que não agride o meio ambiente. Essas são algumas características que apontam para uma das mais importantes alternativas de energia para grande parte da população do planeta, que precisa de outras fontes que não sejam as produzidas pelas hidrelétricas, gás natural, nuclear, eólica, pelo petróleo, biogás, dentre outras, a maioria agressiva ao ecossistema.

A energia solar, presente em 70% das casas em Israel, tendo a Alemanha, Estados Unidos, Japão e Indonésia, como os que mais a utilizam, vem crescendo significadamente no mundo. Na Paraíba a cidade de Patos está sendo pioneira no uso dessa tecnologia que permite uma economia de quase 80% no consumo de uma residência, empresa, no campo. Nos próximos dias uma casa que fará uso exclusivo de energia solar será apresentada à sociedade.  

Essa energia fornecida gratuitamente pelos céus vem recebendo atenção de vários empresários patoenses, que veem nesse investimento a garantia de grande retorno financeiro num breve espaço de tempo.  Vários já estão elaborando projetos para implantar em seus imóveis, na cidade ou no campo.

Concha Acústica

Além da primeira casa que usará 100% de energia solar, que fará funcionar a iluminação, o ar-condicionado, refrigerador, ferro elétrico, TV, enfim, todos os equipamentos que necessitam de energia, a concha acústica, que está sendo construída na Praça Edivaldo Mota, também utilizará as placas voltaicas na produção de energia. Todo o equipamento foi doado ao município pela Lightsol, empresa que faz parte do grupo ITEC-PB – Instituto Tecnológico da Paraíba, que deve trazer em breve para Patos cursos que abordem energias renováveis.

A crise energética no Brasil vem se agravando a cada ano. Um dos motivos são as fortes estiagens, a queda brusca nos níveis das barragens que alimentam as hidrelétricas. Os apagões podem se tornar mais frequentes. Empresas que veem longe e já preocupadas com a manutenção e ampliação de mercado estão atentas ao crescente uso da energia solar. Vários estados brasileiros já investem nessa fonte. A Paraíba não oferece incentivos para esse setor energético.

Escolas, hospitais, indústrias, uma variedade enorme de segmentos, com destaque para o residencial podem tirar proveito da energia solar. Construtores de Patos estão tomando conhecimento do projeto para instalar em suas edificações, seguindo assim a tendência globalizada, em que a ordem é economizar, principalmente ecologicamente sustentável. “Alguns já nos procuraram para orientações em seus projetos, que já deverão constar esse novo sistema”, diz Flávio Medeiros Jardim, diretor da Lightsol.

Qualquer pessoa pode instalar em sua casa o sistema de energia solar voltaica, ou seja, uma micro-usina de geração de energia, que usa a rede da Energisa, podendo inclusive vender o excedente para esta. Ou seja, de comprador de energia, os habitantes passar a vender para a Energisa.

O sistema de produção de energia solar é muito simples. Os painéis fotovoltaicos, ao receberem os raios solares os transformam em energia, que fica armazena em baterias. Um sistema desses tem vida média de 25 anos. Hoje os bancos do Brasil, Unicred, Brasdesco de Patos tem parceria com a Lightsol e financiam os projetos em até 60 meses. A equipe técnica
O equipamento ao ser instalado não mexe na estrutura física do imóvel. Por ser um material leve, pode ser montado em diversos tipos de telhado, inclusive nos mais comuns da nossa região. O usuário não consome energia oferecida pela Energisa e sim a por ele produzida.

Nesta terça-feira 8 o projeto de energia solar será apresentado a diversos profissionais, como engenheiros, construtores, corretores, donos de escolas, clínicas, governo, dentre outros. O evento será às 7h30 no Coliseum Hall.  A empresa que já funciona em Patos, no Ed. Milindra Center, recebe consultoria de Junior Nóbrega e Raphael Azevedo.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog