Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de novembro de 2013

934 agentes comunitários de saúde são esperados para evento em Patos nesta semana





Quinta e sexta-feira desta semana, respectivamente 28 e 29, acontece em Patos o Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que deverá receber 934 agentes dos 49 municípios que compõem a 3ª Macro (regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel). O evento celebra os 22 anos de criação do PACS _ Programa Agentes Comunitários de Saúde, programa este implantado no início dos anos 90, sendo regulamentado em 1997, sendo uma importante estratégia de consolidação do SUS.

O encontro acontecerá no ginásio de esportes O Gelão, no Bairro Jatobá, por trás do Centro Social Urbano. Além dos agentes comunitários, participarão os gerentes regionais de saúde, gestores municipais, Pastoral da Criança, representantes de sindicatos do ACS, UFPB, governador Ricardo Coutinho, secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, secretária estadual da comunicação, Estela Bezerra, dentre outros convidados.

A abertura acontece às 20h de quinta-feira com a composição da mesa, seguida da palestra “Ser agente comunitário de saúde”, tendo como facilitador um representante da UFPB. O encerramento da primeiro dia será com um coquetel e apresentação cultural (forró) de Santa Luzia.

Na sexta-feira 29 haverá mesas redondas. Maria Vilany Batista fará explanação sobre “O resgate histórico do papel do ACS”. Sobre o tema, Patos foi um dos pioneiros em se tratando de PACS, no seu nascedouro, quando levou suas experiências a encontros nacionais no DF.

Ainda na manhã de sexta Rosimery Cruz Lopes fala sobre O ACS e as políticas públicas. Haverá uma breve pausa para sorteios de brindes e nova mesa redonda será composta para debater temas como: A política estadual de saúde: realidade e perspectivas, tendo como facilitadora Cláudia Veras, secretária executiva da SES (Secretaria de Estado da Saúde) e “O ACS e a participação popular em Saúde, com Estela Bezerra.

Na volta do almoço haverá apresentações culturais organizadas pelos municípios de São Mamede, Princesa Isabel e Diamante. Na sequência os municípios farão exposição da história dos ACS em suas localidades através de banners e por fim acolhimento ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário Waldson dias de Souza.


O apoiador da 6ª Gerência Regional de Saúde, Paulo Sérgio, falou da expectativa da vinda dos ACS de toda a 3ª Macrorregião e que o objetivo é trazer políticas de saúde para os agentes. “É um encontro de formação e de celebração dos 22 anos de implantação do PACS aqui na Paraíba”, enfatizou Sérgio. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog