Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atendimento ao adolescente na rede de saúde é tema de oficina em Patos




Aconteceu ontem (quinta-feira 31) no Hotel Fazenda de Patos a Oficina de Multiplicadores para Utilização dos Módulos Básico e Avançado de Saúde do Adolescente, realização da SES – Secretaria de Estado da Saúde, cujo objetivo foi ampliar os conhecimentos dos participantes (3ª e 4ª macrorregionais) no trato com o público jovem nos serviços da rede de saúde.



Diversos assuntos foram abordados, a exemplo de DST/AIDS, gravidez na adolescência, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência, comportamento sexual de risco, sempre enfatizando a necessidade de uma boa acolhida, com resolutividade, ao adolescente. A 6ª Gerência Regional de Saúde foi representada pelas apoiadoras Cedna Pereira e Yanna Carla.

Os trabalhos foram conduzidos ela psicóloga Ana Maria Targino, com apoio de Germana Oliveira e Ana Paula Nogueira, que fizeram uma explanação sobre atendimento nas unidades de saúde. Ana Maria abordou diversos assuntos ao longo da oficina. Sobre o atendimento dos profissionais de saúde a menores vítimas de violência, lembrou da importância do fato ser comunicado ao Conselho da Criança e do Adolescente e caso esse seja inoperante, levar ao conhecimento do Ministério Público, a fim de resguardar a segurança, acompanhamento do menor.


Ela disse que os profissionais de saúde devem estar preparados para saber ouvir o adolescente, não apenas oralmente, mas ser atento a todos os sinais oriundos de seu corpo, de seu comportamento. Destacou princípios que ajudam a facilitar a relação entre as equipes de saúde e o adolescente. “Temos que despertar a confiança do adolescente para que possamos fazer um atendimento que realmente o ajude nas suas necessidades”, acrescentou. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog