Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 DE NOVEMBRO

Foto:labcenter


Inácio A. Torres

Um problema é considerado como de saúde pública quando constitui uma causa comum de morbi- mortalidade;  quando existem métodos eficazes para a sua prevenção e controle; e quando estes métodos não estão sendo utilizados de modo adequado a serviço da coletividade.

 Essa definição - referindo às doenças - leva em conta o número de pessoas afetadas, a severidade do dano causado, a possibilidade de atuação eficaz, os custos e o grau de interesse da população. Portanto, fundamentando-se nesses critérios, pode dizer que a Diabetes é um problema de saúde pública.
E que problema!? Pois hoje, conforme a Federação Internacional de Diabetes, existem no mundo 382 milhões de pessoas que vivem com Diabetes e 280 milhões estão em alto risco de desenvolver a doença. Como se não bastasse, ano após ano, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes vem aumentado.
Pior: a previsão dos especialistas é bastante pessimista. Como vimos anteriormente, hoje, em todo o mundo, temos 382 milhões de portadores da doença; para 2030,  a estimativa é que este número salte para 592 milhões.
No Brasil, a situação não é diferente. O número de portadores de Diabetes deverá subir dos 13,4 milhões atuais para 19,6 milhões em 2030. O crescimento, de acordo com a Organização Mundial de Saúde/OMS, deve ser de 58% em apenas 20 anos. No mundo, o Brasil ocupa a quarta colocação em número de portadores de diabetes, só perdendo para China, Índia e Estados Unidos.
Importante: nunca pense que você não poderá fazer parte desse grupo. Além da hereditariedade, o estilo de vida e a má alimentação são os dois grandes vilões para se desenvolver o diabetes, confirma a ciência.  De fato, a obesidade - Doença crônica da contemporaneidade - é um dos principais fatores para o desencadeamento do diabetes tipo 2.

A obesidade, (explica Balduíno Tschiedel, Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes/SBD) , está aumentando por causa do estilo de vida. “As pessoas cada vez menos precisam fazer esforço físico para exercer as atividades do dia a dia, isso por conta dos avanços tecnológicos. Elas exercem menos atividade física e as porções de alimentos estão aumentando. Há mais gordura, mais açúcares para o alimento ficar cada vez mais chamativo”.

Daí a importância do Novembro Azul, período do ano internacionalmente  dedicado as ações relacionadas a saúde do homem. Nesse mês, celebram-se o Dia Mundial do Diabetes 14;  o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata 17;  e o Dia Nacional de Combate ao Câncer 27.

Neste ano, à semelhança do que aconteceu em 2012, o 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes,  terá como tema "Diabetes: Proteger o nosso futuro”, um mote que intenciona chamar a atenção da população, dos gestores e políticos para a grande necessidade do reforço da educação sobre a diabetes e o aumento de programas de prevenção permanentes.

Concluímos com essa reflexão do presidente da SBD, Balduíno Tschiedel, que consideramos pertinente e racional: “Acho que é muito difícil combater, não há fórmula, mas é necessário ter rede de imprensa, com igrejas, entidades médicas agindo em conjunto claro, com ajuda do governo, para mudar. É necessário fazer campanhas inteligentes e começar, por exemplo, com a mudança na merenda escolar que pode ser feita com menos gorduras e açúcares”.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog