Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Em Matureia homens recebem atendimento especial no dia D da Campanha Novembro Azul



A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia através das equipes de saúde Drª Esdras Guedes e Maria Batista Marques, realizou nesta terça-feira (26/11) o Dia D da Campanha Novembro Azul, uma ação desenvolvida em prol do combate ao Diabetes e ao Câncer de Próstata. Durante todo o dia, homens matureenses com idade a partir dos 40 anos receberam atendimento prioritário na Unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do município.

Ao todo 152 homens compareceram a Unidade de Saúde, onde foram realizados: testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial (PA), medição da altura e peso, teste de IMC, testes de PSA Livre e PSA Total. Em seguida os pacientes eram encaminhados para os atendimentos nas salas de enfermagem, odontologia e por fim à consulta ao médico. Além dos testes simples, foram realizados encaminhamentos, quando necessário, a um médico urologista, e também marcações para exames de Ultra Som.

Aos 64 anos, Expedito Barbosa nunca realizou o exame de prevenção contra o Câncer de Próstata, mas ao saber da campanha realizada no município, se motivou a buscar mais informações sobre sua saúde. “Fiquei sabendo da campanha através do anúncio no carro de som e resolvi vir, pois temos que correr atrás da nossa saúde”, relatou.

De acordo com o secretário de Saúde de Matureia, João Paulo Resende, o dia D foi realizado como forma de alerta para que a população masculina busque cuidar mais de sua saúde. “Os serviços que oferecemos servem de triagem para que os pacientes possam ser encaminhados a serviços mais especializados, como o urologista e o ultrassom de próstata. Na medida das queixas dos pacientes, os médicos realizam encaminhamentos para outros exames que com certeza auxiliarão no diagnóstico. A campanha alerta a população masculina para a prevenção contra o câncer de próstata, e doenças como o Diabetes e problemas cardiovasculares, que causam muitas mortes. É preciso que os homens, assim como as mulheres, possam tratar de sua saúde no dia-a-dia e de forma constante”, comentou.

Jéssica Freitas/Ascom Matureia 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog