Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Municípios são capacitados para construírem seus planos de saúde




Aconteceu nesta terça-feira 19 no auditório de Direito das FIP – Faculdades Integradas de Patos um seminário promovido pela SES – Secretaria de Estado da Saúde, através de sua Gerência de Planejamento. O encontro foi destinado a gestores e técnicos de saúde da macro Patos, que compreende a 6ª, 7ª e 11ª gerências regionais de saúde.

A finalidade do seminário foi capacitar os representantes dos municípios para que tivessem embasamento teórico para a construção do plano de saúde. “Nossa intenção é tornar os gestores mais apoiados para que construam seu plano de saúde, trabalhando os instrumentos a partir dos indicadores de saúde, observando todas as bases legais”, explicou Tommy Lacerda, gerente de Planejamento

Algumas dificuldades existem nos municípios que impedem maior eficácia na oferta dos serviços públicos de saúde, como a falta de instrumentalização, seja de gestão, planejamento de ações, a rotatividade de novos gestores, o que leva o Estado a manter sempre essa atualização em todo o Estado.

Em relação à pactuação envolvendo Estado e municípios há questões que precisam ser aprofundadas. Um delas são os protocolos de cooperação entre os entes públicos. As gestões estão sendo convidados para discutir uma nova pactuação. “Temos sentido algumas dificuldades na discussão para uma renegociação com a gestão municipal, naqueles municípios, evidentemente que têm hospitais estaduais, ou seja, recebem recursos estaduais, mas possuem gestão municipal”, disse Tommy. Acrescenta que não como consolidar o SUS sem fortalecer dos entes federativos.

Tommy explicou que a idéia desses seminários é contribuir para a construção do plano municipal de saúde é que venha a ser trabalhado para o planejamento regional.  Municípios da 1ª, 2ª e 3ª macro jaó passaram por tal capacitação. Nesta quarta-feira 20, em Cajazeiras, será a vez daqueles localizados na 4ª macro. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog