Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Na Celebração de Todos os Santos, Pe Márcio pede que adotemos o “modelo de santidade” de Jesus



O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande, afirmou na noite deste domingo (03), durante celebração de Todos os Santos, da Igreja Católica, que todos nós devemos procurar ser santos, adotando o “modelo de santidade” de Jesus. Em sua homilia na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, ele disse que ser santo “é ser totalmente como Jesus”.

Ele iniciou sua homilia utilizando o refrão do Salmo deste domingo: “É assim a geração dos que procuram o Senhor”; e destacou: “Todos querem ser santos”. Porém, segundo o pároco, somente Deus é santo ‘ao pé da letra’. “A palavra santo significa ser separado, consagrado. Deus é aquele que é absolutamente diferente de tudo o que existe no céu e na terra. Ele é infinitamente feliz, santo por excelência, porque ele é Deus”.

Padre Márcio explicou que nós não somos santos por nós mesmos, mas porque o próprio Deus nos aproximou da santidade. “Somos santos por participação. Deus nos deu o espírito de santidade. Deus, o único santo, partilhou a sua santidade conosco”. Segundo o pároco, para nós, ser santo é “participar da própria vida de Deus e ser uma pessoa separada, diferente, consagrada por ele”.

Ainda na homilia, Pe Márcio mostrou que Jesus é o modelo de santidade. “Só Ele (Jesus) é totalmente justo e misericordioso. Ser santo é ser totalmente como Jesus”. Porém, ele lembrou que ser santo é um processo lento, de muitas batalhas.

Por outro lado, Pe Márcio disse que todos nós podemos ser santos e devemos procurar ser. “Deus, através de sua igreja, chama a todos pata se santificar. Ser santo não é para um grupinho de eleitos, não. Todos dão chamados a alvejar as suas vestes”. Mas ele afirmou que não se torna santo da noite para o dia. “A santidade vem do Cristo, é a partir Dele. Ninguém é santo da sua própria santidade. Só em Cristo é que somos santificados”.

Ele lembrou que ser santo só depende de cada um de nós. “Ninguém compra a santidade, você tem que se abrir ao Espírito Santo e, aos poucos, a sua imagem vai sendo transfigurada”. Pe Márcio finalizou a homilia fazendo um alerta para os que acham que a santidade é fácil de ser conquistada. “Não é fácil ser santo nesse mundo. São muitos os contratestemunhos e nós estamos no meio de tantas situações. Ninguém vai ser santo passando por fora da realidade, mas passando no meio da realidade”.

Pascom – Catedral

Nenhum comentário:

Arquivo do blog