Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Notícias do Sertão


Osvaldo Medeiros

De olhos abertos 

         A campanha para deputado será no próximo ano, mas, pelo menos em nível local,  já tem muita gente de olho numa cadeira para a casa de Epitácio Pessoa. De tantos, quatro não estão perdendo tempo e nos bastidores, a cada dia, reforçando suas bases. A exemplo do ex-prefeito Nabor Wanderley (PMDB), Dinaldo Filho (Dinaldinho – PSDB), Antônio Mineral (DEM) e Monaci Marques Dantas (PSD). Aparece também a pessoa do vereador Ivânes Lacerda, que tem se mostrado disposto também em disputar uma vaga. Embora, de todos, Dinaldinho e Naborzinho, ambos Wanderley, o que não é nenhuma novidade, sempre aparecem nos primeiros lugares nas secretas pesquisas dos bastidores.

            Para a esfera federal, pelo menos em nível local, o deputado federal Hugo Motta(PMDB), pelo visto, não vai ter ninguém para lhe incomodar. A Justiça Eleitoral não tem dado trégua a Dinaldo pai e esse impossibilitado de disputar, fica Hugo, até o presente, como candidato único local. Embora aliados do grupo do ex-prefeito Dinaldo Wanderley,  antecipadamente, adotaram a campanha de Pedro Cunha Lima e estão com ela nos quatro cantos da cidade como candidato oficial dos grupos de oposições a administração da prefeita Francisca Motta e do ex-prefeito Nabor Wanderley. Prometem dar uma expressiva votação a Pedro Cunha Lima e infernizar no que for possível a candidatura de Hugo Motta, que por sinal é candidato a reeleição numa coligação de vários nomes de peso onde, tem lhe obrigado a trabalhar duplamente para não só conseguir a votação passada como aumentar num mínimo 30 mil votos a mais. A briga está só começando. Sem falar que o atual vice-prefeito Lenildo Morais, também anda dizendo por aí que pretende disputar uma cadeira pelo PT.

“Bolsas”

            Uma fonte me falou e concordo plenamente. Acredito também se for feito um recadastramento pente fino nos beneficiados das Bolsas Famílias e tantas outras, poucos ficariam com tal benefício.  Não só vem recebendo muita gente que não precisa como também a obrigatoriedade dos filhos nas salas de aulas, pouco vem sendo cumprido. Se houver uma fiscalização nas escolas vão, segundo a fonte, concordar que existem mais evasão de que presença. Enquanto isso, milhões que estão na linha miserável de pobreza, não tem acesso. Será? Não custa nada fiscalizar, não acham?

O Cumulo da maldade

            Talvez Patos seja hoje a cidade com maior número de animais soltos perambulando pelas ruas. Muitos doentes e contaminando outros e quase nada tem sido feito para minimizar essa triste situação. Existem alguns voluntários, todo cheios de boa vontade, mas, financeiramente, nenhum tem estrutura para bancar um programa de retirada das ruas tantos gatos e cachorros. Embora muitos cobram, mas poucos se dispõem ajudar. E alguns alem de não ajudar ainda covardemente matam, mutilam e cometem todo tipo de crueldade sem nenhuma punição. A Lei de Proteção aos animais existe, mas se vem aqui sendo colocada em prática, não é do meu conhecimento.

            O vereador Sales Júnior, indignado com as atrocidades contra os animais de rua em nossa cidade, em recente sessão na Câmara Municipal  apresentou um Projeto de Lei solicitando ao governador Ricardo Coutinho para que o mesmo instale em Patos a Delegacia de Defesa dos Animais, como assim está fazendo em Campina, porque somente assim, com certeza, esses pobres brutos vão ter uma voz por eles. Vamos torcer para que a mesma venha com a máxima urgência e possamos ver na cadeia pagando pelos seus crimes, quem maldade fizer contra os indefesos animais. Se não gosta não crie e nem maltrate, e se já cria, porque jogar nas ruas depois de grande e apegado à família? Deus não fecha os olhos para esse tipo de coisa. Pode ter certeza.

Distante

          
  O ex-prefeito Ivânio Ramalho anda distante da política, mas muito perto da medicina. E por último soube que também está investindo pesado na área da construção civil. Pretende conciliar as duas coisas e ajudar nossa cidade crescer como assim vem fazendo tantos outros empreendedores patoenses. Inclusive, fiquei sabendo que o mesmo já comprou uma casa no centro da cidade onde residiu por muitos anos o companheiro de saudosa memória Edileuson Franco e vai construir um prédio a altura de Patos. Patos agradece.

Esquecida

            Não sei qual pastoral da Igreja de Fátima está atualmente administrando o Parque da Cruz da Menina e pouco me interessa saber.  Mas, a verdade tem que ser dita. O referido Parque anda no estado de abandono jamais visto durante todo esse tempo. As plantas morrendo por falta de água, esgoto a céu aberto e muitas outras irregularidades. O que deveria ser sempre um cartão postal para os romeiros, está se transformando num local sem vida e com total aspecto de abandono. Preservar a memória da menina Francisca assim fica complicado. Cadê a administração?

Perda de tempo

            Será se muitos companheiros (imprensa) ainda não notaram que dar espaço nobre para notícias de punição judiciária ao ex-prefeito de Catingueira Edivan Felix é verdadeira perda de tempo? Com certeza esse não está nem aí e pelo visto serve até de marketing para aumentar sua popularidade perante a opinião pública. Quantas canetadas já levou com acusações de improbidade administrativa e no que deu até hoje?  Lembrei. Nunca perdeu uma eleição, fez seu sucessor e seus candidatos para deputados sempre são os mais votados. Tenha paciência. Cada povo tem o governo que merece.

Coisa da política

            Sempre foi assim e assim será.  A política une pelos interesses e ao mesmo tempo separa quando ambos não mais rezam na mesma cartilha. É assim que estou vendo atualmente, o ex – presidente da Câmara vereadora Marcos Eduardo (PMDB) e o também vereador (PMDB) Jeferson Melquiades, juntamente com seu pai o empresário Leudo Melquíades. Antes amigos, agora cada um em caminhos diferentes. Vamos torcer para que termine simplesmente em divergência política. Assim é melhor.

Sancionou

            Em boa hora a prefeita Francisca Motta (PMDB) sancionou  a Lei que proibi expressamente a partir desta data (06/11/13) cobranças de todas as taxas de transporte e montagem que antes vinha sendo abusivamente cobradas pelas empresas de moveis/eletrodomésticos da cidade de Patos. Na prática, você comprava qualquer item numa loja tinha ainda que pagar o frete e montagem. Agora, a obrigatoriedade como era antes, é das empresas. O Procon está de olho e nós também.

Vandalismo

            Na hora de criticar a secretaria responsável pela manutenção do Canal do Frango quando não está cumprindo rigorosamente com seu papel critico. Mas, também a população de suas margens, não custa nada fiscalizar e proibir que se jogue lixo, pneus e outros objetos dentro. A população deve fiscalizar e denunciar o bandido ou os bandidos que estão destruindo as lixeiras colocadas as margens do mesmo. Não podemos admitir vandalismo contra o patrimônio público, por parte de lixo humano. São os piores.

Próximo ano

         O próximo ano será bastante agitado. Vem aí as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Porém, antecipadamente, muitos candidatos já estão se articulando e arregimentando seus fieis escudeiros para colocarem em prática como sempre a velha mentira na busca do voto. Vão bater como sempre na sua porta e prometer aquele emprego que na busca do voto será para sempre, mas na prática, nunca foi. É só passar as eleições que mais uma vez você levará como tantas vezes já levou, um ponta-pé no traseiro. Vai se deixar enganar novamente?

Recordando

         Estava com alguns amigos um dia desses analisando e chegamos a conclusão que a administração do ex-prefeito Nabor Wanderley, não foi muitos favorável para jornalista não. Foi sem sombra de dúvidas bastante lucrativa para as mortuárias. O que morreu de companheiro não foi brincadeira e o pior muitos eram ligados e fieis por demais a sua administração. Quem teve a sorte de antes pular fora escapou, mas as sequelas não. Tem gente que regrediu para a década dos anos 60/70 quando aconteceu a explosão hip hop, outro perdeu toda estrutura de uma emissora para se contentar com uma assessoria e sem falar num companheiro que passou a exagerar na dose de bajulação escancarada e muitos outros perderam o rumo e a noção do tempo. Ave Maria. Nabor e Collor de Melo juntos da mídia não ficava ninguém. Não precisa os atuais assessores da prefeita Francisca Motta entrar em pânico. Novos tempos. Torcemos, não é? Relaxar faz bem.

Conquista

            A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos, teve uma vitória história nesta terça-feira (05). Acontece que a pedido da entidade, o Conselho Federal da OAB definiu que a cidade de Patos será sede de provas do exame de ordem. O atuante presidente Alexandre Nunes não dorme no ponto.

Osvaldo Medeiros
www.osvaldomedeiros.com


Nenhum comentário:

Arquivo do blog