Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NOVEMBRO AZUL:Secretaria de Saúde de Mãe d’Água promove mais um dia de saúde do homem




Célio Martinez


A prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB, através da Secretaria Municipal de Saúde –SMS, promoveu no último domingo, 10, mais um dia de atividades destinadas a saúde do homem, que já vêm sendo desenvolvidas desde o mês de agosto nas Unidades Básicas de Saúde. As atividades desenvolvidas neste domingo fizeram parte ainda da campanha Novembro Azul, que incentiva a prevenção do câncer de próstata a partir de exames preventivos, a exemplo do PSA e o Toque Retal.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Carvalho, preparou um reforçado café da manhã para recepcionar o público masculino e designou toda a equipe de saúde do município, formada por médicos do PSF, dentistas, psicólogos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde – ACS, para acompanhá-los durante as atividades. “Nós convidamos ainda o renomado médico urologista Eliseu de Melo Neto para proferir uma palestra sobre o tema, e fiquei surpresa com o número de participantes que superou as nossas expectativas.” Comemorou Fátima.

A secretaria lembrou que essas atividades serão intensificadas durante todo o mês de novembro, a exemplo do aconteceu em outubro, quando o município foi destaque na Paraíba com o recebimento do certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento pelo esforço de sua administração em incentivar as mulheres a fazerem o exame de mamografia, na campanha Outubro Rosa. “A recomendação da prefeita Margarida Tota é a mesma: a de que a gente encaminhe o maior número possível de homens para os exames de Toque Retal e PSA, que detectam alterações na próstata, e a partir do resultado, agente possa fazer com antecedência o tratamento e assegurar os 100% de cura”, concluiu Fátima Carvalho

Durante sua palestra, o médico Eliseu de Melo Neto destacou os principais problemas que acometem a saúde do homem, e a cultura de resistência em procurar uma unidade de saúde para exames de rotina, que muitas vezes resultam em óbito por conta do tratamento tardio de certas doenças, a exemplo do câncer de próstata. Outro tipo de câncer que tem sido tornado cada vez mais comum é o de pênis, “e por incrível que pareça, a maioria dos casos ocorre simplesmente por falta de higiene no órgão sexual”, destacou o urologista.

Outra curiosidade destacada pelo médico Eliseu foi a violência urbana que tem sido responsável pelo maior número de mortes de homens no país. “Se somarmos todas as mortes ocorridas no Brasil provocadas por câncer de próstata, câncer de pênis e outras doenças, ainda assim não se equipara com o número de óbitos provocados por homicídios e acidentes de trânsito, geralmente provocados por motoristas embriagados. Não podemos falar de saúde do homem deixando de mencionar essas estatísticas alarmantes.” Completou Eliseu.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog