Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Atendimento Educacional Especializado teve projeto aprovado para receber recursos do Criança Esperança

Município de Matureia é referência na Paraíba em projeto de Educação Inclusiva


O Criança Esperança aprovou na última quarta-feira (13/11), o projeto “Inclusão de pessoas com deficiência inseridas no contexto educacional e social”, desenvolvido pela equipe responsável pela sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Matureia. Ícone na promoção de medidas de Educação Inclusiva no município, a sala do AEE está situada na escola municipal José Ramalho Xavier. O projeto foi desenvolvido em parceria com o a Associação Serrana de Desenvolvimento, do município de Teixeira, que também realiza um trabalho de socialização.

Com os recursos do programa, a equipe de profissionais responsável pela sala visa melhorar ainda mais os atendimentos aos alunos. Serão implantadas oficinas nas áreas de: informática, jardinagem, música, dança e teatro, além da oficina Saúde Certa, que tem como objetivo gerar informações e avaliar as condições físicas e psíquicas de cada criança. Também serão adquiridos novos materiais pedagógicos e móveis adaptados para o local.

De acordo com a coordenadora da sala, Cecília Rodrigues, a inserção das crianças no meio social e no mercado de trabalho é uma das maiores metas da equipe. “O nosso objetivo é expandir nosso trabalho de inclusão da pessoa com deficiência num contexto educacional, mas o objetivo maior é inseri-los no meio social e no mercado de trabalho. A sociedade vai poder ver as habilidades e capacidades das crianças e a aprendizagem”.

Somos muito felizes com o trabalho de inclusão aqui na escola, mas ainda sentimos a necessidade de expandir esse trabalho, a exemplo de oficinas com os pais de alunos e capacitação de professores. E quando surgiu a ideia da inscrição no Criança Esperança, vimos que era nossa chance de abraçar essa causa e fazer acontecer. Queremos fazer com que a sociedade saia da plateia, ou seja, não fique somente assistindo as pessoas com deficiência, e sim, convivendo com elas”, completou a professora Kerly Almeida.

A sala da acessibilidade foi instalada em 2011 em Matureia, para a realização de Atendimento Educacional Especializado (AEE), destinado a alunos com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva total ou parcial). Sob a coordenação de Cecília Rodrigues, conceituada professora de Libras e Intérprete, a sala da acessibilidade e disponibiliza atendimento a alunos de todo o município.

Junto com Cecília, as professoras Marta Kerly Almeida, especialista em Educação Infantil e Socorro Ramalho, especialista em AEE, estão à frente das atividades pedagógicas que estimulam áreas como a coordenação motora e a socialização. Os atendimentos ocorrem em horário de contra turno, ou seja, em turnos diferentes das aulas do ensino regular.


Jéssica Freitas/Ascom Matureia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog