Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Palestra com Falcão abre encontro dos ACS da Macro Patos


















Falcão debateu com os ACS










Foi aberto na noite desta quinta-feira no ginásio de esporte O Gelão, no bairro Jatobá, em Patos, o I Encontro de ACS - Agentes Comunitários de Saúde da III Macro, que compreende as regiões de Patos, Princesa Isabel e Piancó.

Cerca de 400 ACS participaram da abertura, além de secretários municipais de saúde de parte dos 49 municípios envolvidos; os gerentes da 6ª Região de Saúde, José Leudo Farias e da 11ª, Joelma Muniz, além dos apoiadores da 6ª GRS. Uma palestra inaugural foi proferida por Emmanuel Fernandes Falcão, assessor da PRAC – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, pós-graduação em Educação Popular e Movimentos Sociais, escrito premiado internacionalmente, que falou de forma simples e discutiu o papel do ACS no cotidiano da sociedade.

Falcão, cuja palestra “Ser Agente Comunitário de Saúde” prendeu a atenção dos participantes, disse que o encontro, o primeiro da III Macro, sob coordenação da 6ª Gerência, trata-se de um momento ímpar para fortalecer a organização dos trabalhadores em saúde a partir dos próprios agentes, que são discriminados. “É importante que se olhe para o ACS, o qualifique para que ele também possa se sentir cuidado. Todo mundo diz que o agente comunitário de saúde é importante, mas ninguém o olha como trabalhador de qualidade. Esse evento torna-se importante acontecer no resto do Estado”, comentou.

Teceu críticas ao estágio em que se encontra a atenção à saúde do brasileiro, mesmo reconhecendo os avanços na saúde pública. Disse ser preciso realizar muito mais, especialmente na atenção primária e na prevenção.

Antes da fala de Falcão, o apoiador Paulo Sérgio, que tem uma história muito íntima com a profissão do ACS, tendo em vista o mesmo já ter desempenhado essa função, fez uma explanação calorosa, entusiasmo de defesa do agente comunitário de saúde, que são a base dos avanços do SUS pelo seu contato diário com a comunidade, por conhecer os problemas da população e suas pesquisas contribuírem diretamente na construção de políticas públicas mais eficazes, apesar de receberem o devido reconhecimento.

Os trabalhos desta noite de quinta-feira 28 foram concluídos com um coquetel, acompanhado de atração cultural de Santa Luzia. Nesta sexta o I Encontro de ACS da III Macro deve receber a visita dos secretários estaduais de saúde, Waldson de Souza e da Comunicação, Estela Bezerra. Provavelmente o governador Ricardo também compareça ao evento. Durante a programação, que terá palestras, sorteio de brindes, apresentações culturais, os municípios irão expor suas experiências com a atuação dos ACS.

Para o gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, o encontro é um reconhecimento, uma valorização do ACS, um profissional crucial para as diretrizes que buscam a oferta de melhores serviços à sociedade.

Às 7h30 desta sexta será oferecido o café da manhã aos participantes. Em seguida começam as palestras com os debates.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog