Durante
todo o mês de outubro, os profissionais da Secretaria de Saúde de Matureia
desenvolveram campanha de conscientização contra o Câncer de mama em mulheres e
também em homens. O “outubro rosa” foi marcado pela mobilização de pacientes
para a prevenção da doença. No dia D da campanha, foram prestados serviços como
distribuição de informativos, testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial
e encaminhamento para o exame preventivo.
Agora
é a vez de intensificar as ações em prol da saúde dos homens. O “Novembro Azul”
é o mês em que as equipes de saúde voltam sua atenção à campanha de
conscientização contra o Câncer de Próstata. Homens a partir dos 40 anos já
devem passar a realizar regularmente o exame preventivo.
Segunda causa de morte em homens no Brasil, o câncer de
próstata, teve 60 mil novos casos registrados somente este ano. Seu tratamento evoluiu
muito nos últimos anos, no entanto, não se tem resultados satisfatórios,
principalmente por ser realizado em estágios avançados, impossibilitando uma
cura completa. Geralmente o diagnóstico tardio da doença é motivado pelo medo e
a vergonha na realização do exame de toque retal.
O Câncer de Próstata
A
próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa
do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo
abaixo da bexiga e à frente do reto.
No
Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás
apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo
mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10%
do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos
países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento (Instituto Nacional do Câncer-INCA).
Jéssica Freitas/Ascom Matureia
Nenhum comentário:
Postar um comentário