Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Secretários constroem a Rede Psicossocial da região de Patos






José Leudo

Shirlene Queiroz

Aconteceu nesta terça-feira 12 no auditório da 6ª Gerência de Saúde, com sede em Patos, a 9ª reunião ordinária da CIRS – Comissão Intergestores Regional do Sertão, que teve como assunto em destaque na pauta, o Plano Regional da Rede Psicossocial. Gestores dos municípios da jurisdição Patos discutiram e colaboraram para a definição do plano, que ampliará o acesso de mais de 200 mil pessoas aos serviços oferecidos pela rede psicossocial.
A reunião contou com a presença da facilitadora da SES, Shirlene Queiroz, que orientou e tirou dúvidas sobre a rede psicossocial, como será a participação dos municípios e de que maneira ela contribuirá para uma melhor saúde da população.

Combate ao crack e outras drogas, CAPS AD 24h, rede de acolhimento, centros de convivência, novos CAPS I, CAPS Infantojuvenil, dentre outras conquistas entraram no consenso dos secretários. Shirlene Queiroz considerou um importante avanço a consonância dos municípios em torno da construção do plano da rede psicossocial e disse que no início de 2014 eles deverão pleitear os recursos federais para implantar os serviços que estarão bem maias próximos da população.

A secretária municipal de saúde de Patos, Ilana Mota, comemorou novas conquistas para Patos, como a aprovação de dois CAPS AD 24h, um CAPS Infantojuvenil, um CAPS III Regional, uma unidade de Acolhimento, um Centro de Convivência, um Consultório na Rua, dentre outras. Falou da importância da parceria com o Estado para que a saúde dê saltos de qualidade. “A saúde pública já é difícil e caso não  andarmos de mãos dadas fica muito complicada”, enfatizou.

Serão implantados CAPS I em Santa Terezinha, para assistir os moradores de lá, Emas e Catingueira; em Cacimba de Areia, que oferecerá serviços também a Passagem, Quixaba, Salgadinho e Areia de Baraúnas; Malta, que abrangerá, além desta, Condado e Vista Serrana; um CAPS II em Santa Luzia para atender usuários de todo o Vale do Sabugi; Centro de Convivência em Vista Serrana, outro em Matureia; um CAPS I em Desterro; como também criação de seis leitos de saúde mental no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, 4 no Hospital Maternidade Sinhá Carneiro de Santa Luzia e 4 leitos no Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos.


O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, também falou sobre a reunião da CIRS e de como ela foi proveitosa. Explicou que os mais de 16 serviços da Rede Psicossocial serão mais acessíveis a quem precisa desse atendimento específico. “Essa reunião foi de extrema importância. A partir da aprovação desses projetos, ampliaremos em mais de 100% o número de centros de atenção psicossocial em nossa região”, comemorou e parabenizou o esforço dos municípios para fechar o plano de saúde mental. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog