Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Serviço possibilita que Maternidade de Patos faça cirurgia de retirada de mama



As mulheres que moram em Patos e cidades circunvizinhas que precisam fazer mastectomia (retirada da mama) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não vão mais ter que viajar para Campina Grande ou João Pessoa para ter acesso à cirurgia. O serviço acaba de ser implantado na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. O primeiro procedimento foi realizado nesta terça-feira (26). A novidade foi fruto de uma ação pioneira da equipe da administração da Maternidade que, junto à 6ª Gerência Regional de Saúde, contratou o mastologista Dr. Thiago Alencar para realizar as cirurgias.

Segundo o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo Farias, o encaminhamento das pacientes para a cirurgia será feito através dos médicos da rede pública de saúde que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSF).  Para ele, essa é mais uma conquista da rede de saúde do sertão paraibano a ser comemorada pela população, visto que agora o atendimento será feito em Patos, evitando, desta forma, o deslocamento para João Pessoa ou Campina Grande. “É um pioneirismo que vai beneficiar todas as famílias que não tem condições de desembolsar os recursos necessários para fazer uma cirurgia na rede particular ou se deslocar para outra cidade. Além disso, a ação também desconcentra a realização de cirurgias e isso fará com que as filas de espera diminuam. Todos sairão ganhando com essa conquista”, disse Leudo Farias.

 O superintendente executivo do Instituto Gerir, que administra a maternidade, Edsamuel Araújo, frisa que o projeto não para por aí. “Também queremos, no futuro, incorporar o serviço de implantação de próteses para essas mulheres que fizeram a retirada da mama, além de outros serviços”, diz ele, reforçando uma das diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde que está melhorando gradativamente os serviços na rede pública do Estado no governo Ricardo Coutinho.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho é um local que dispõe de toda a infraestrutura necessária para atender não apenas a partos, mas a outros procedimentos ligados à saúde da mulher. Além da Maternidade dispor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos modernos e uma excelente infraestrutura, tem uma equipe multidisciplinar de profissionais e é referência para muitos municípios paraibanos. em função dos serviços que oferece. A Maternidade de Patos fica na Rua Elias Asfora, S/N, no Jardim Guanabara.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog