Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Câmara de Vereadores de Patos realizou na noite desta segunda-feira (09), uma Audiência Pública com as escolas particulares do município.


O objetivo do encontro foi discutir sobre o Projeto de Lei nº 076/2013 do vereador Maurício Alves (PMDB) que disciplina a relação do material escolar das escolas privadas, discriminando 42 itens que não devem mais ser cobrados dos pais, assim como a venda exclusiva do material didático e da agenda por parte das escolas.

O vereador disse que retirou o projeto das comissões para que fossem feitas modificações em parceria com as escolas e o Procon Municipal com o objetivo de atender não só as instituições educacionais, mas principalmente pais e alunos que dependem deste serviço.

Gestores e administradores de várias escolas privadas do município estiveram participando da Audiência. Eles escolheram como representantes o diretor administrativo da Escola Geo Patos, Redy Soares e a diretora do Instituto Educacional Branca de Neves/ Millennium, Valnice Paulino.

A educadora falou sobre a prática pedagógica realizada pelas escolas da cidade, onde pais e alunos estão cada vez mais exigentes. “A escola de hoje precisa oferecer ao aluno uma grande carga de atividades pedagógicas e didáticas para que ele sinta-se interessado pelo processo do ensino e da aprendizagem e os pais cobram este resultado da instituição”, afirmou Valnice.

Redy Soares ratificou descrevendo os gastos para fazer educação com qualidade e solicitou que o Projeto de Lei não seja mais apresentado. “Já conversamos entre nós educadores, com o Procon e com os pais, desta forma não vemos a necessidade de continuar com este projeto”, comentou Redy.

A vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) e Inácio de Gelo (DEM) afirmaram que cada escola de Patos tem um perfil de trabalho, um custo diferenciado e que as de pequeno porte sofreriam ainda mais com a aplicação do Projeto, inviabilizando oferecer o serviço educacional.

Como o acordo já havia sido feito entre as escolas, pais e Procon, o vereador Maurício Alves concordou em não apresentar mais a Matéria e se comprometeu em continuar sua legislatura defendendo projetos que trabalhem a temática da obesidade infantil, drogas, proibição do celular em sala e o educador solidário, entre outros que venham a colaborar com a educação na cidade.

Ainda durante a Audiência Pública foi entregue pelo vereador um Voto de Aplausos ao aluno Carlos Vinícius Alves Minervino, por sua trajetória na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Carlos Vinícius conquistou a medalha de bronze nos anos de 2010 e 2011 e de ouro em 2012 e 2013, além de obter o 1º lugar na Olimpíada Campinense de Matemática.

A propositura foi estendida à Escola Municipal Aristides Hamad Timene e à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manoel Vieira, instituições educacionais responsáveis pela formação de Carlos Vinícius.
 ASCOM Câmara de Vereadores de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog