Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 1 de dezembro de 2013

Agentes comunitários de saúde vão pleitear curso superior


Ricardo Coutinho parabeniza os ACS pelo exemplo de categoria

Paulo Sérgio



João Bosco Valadares

O I Encontro de ACS da III Macro Regional, ocorrido em Patos na última quinta e sexta-feira, abriu uma importante discussão em torno da qualificação profissional do agente comunitário de saúde. A ideia de uma agente repercutiu positivamente e teve o aval do coordenador do encontro promovido pela SES - Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Sérgio, apoiador da 6ª Gerência Regional.

Em determinado momento de sua fala, Sérgio enfatizou que todos os agentes de saúde devem sim reivindicar o curso superior de ACS. “Por que não? Temos aqui duas instituições de ensino superior de alto nível, a UFCG e a UEPB. Vamos procurar essas instituições e abrir um canal para pontuar esse pleito”, comentou.

João Bosco Valares, presidente do Sindicato dos ACS e de Endemias, também ressaltou que as conquistas só são possíveis quando há luta, reivindicação, citando os avanços já alcançados pela categoria, sejam em relação à efetivação, salários, insalubridade, qualificação. Mas lembrou de outras bandeiras atuais dos ACS, como o piso nacional e o uso de protetor solar no exercício da profissão, devido à exposição dos trabalhadores ao sol causticante.

O I Encontro de ACS reuniu agentes das áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel. Recebeu a visita dos secretários estaduais Waldson de Souza (Saúde), Estela Isabel (Comunicação) e Cláudia Vera, gerente executiva da Saúde e o governador Ricardo Coutinho, que elogiou o evento dizendo que seria importante sua expansão para todo o Estado, por ser um momento de troca de experiências, de atualização da categoria.

“Aprendi muito nos anos 90, enquanto vereador, com a luta dos agentes de saúde. O ACS é um profissional que conhece como ninguém a comunidade, que sai de casa em casa, sabe das necessidades dos filhos, dos avós, e que serviu de modelo para a criação da polícia pacificadora, unidade de polícia solidária, o modelo é o mesmo, a concepção é a mesma, de conhecimento, de trabalho direto com a comunidade”, explicou Coutinho, que interrompeu sua agenda para prestigiar o evento, acrescentando que a realização desse encontro, promovido pelo Estado, buscou propiciar momentos de aprimoramento, troca de experiências entre os ACS, valorização da categoria.

Várias palestras aconteceram nos dois dias de encontro. Vilany Batista, uma das fundadoras do programa no Sertão paraibano, fez um retrospecto histórico dos 22 anos de existência de ACS. Emanuel Falcão, assessor da PRAC-UFPB destacou a importância do profissional ACS para a saúde pública brasileira, dentre outras falas como a de Cláudia Veras e Estela Isabel.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog