Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

EVO-Gente Inocente: 35 anos educando com ética e cidadania



O Colégio EVO-Gente Inocente completou este ano 35 anos de história e dedicação à formação educacional de alunos de Patos e região. Da tímida escola criada por José Bonifácio em 1978, no bairro Belo Horizonte, em Patos, que funcionava numa casa simples com apenas 13 alunos, ela cresceu, se expandiu e os avanços fizeram desta instituição de ensino uma das mais importantes do Sertão paraibano, recebendo alunos de vários municípios, a exemplo de Catingueira, Emas, Santa Luzia, São Mamede, São José de Espinharas, Malta, dentre outros.

Hoje o EVO-Gente Inocente não apenas se modernizou, acompanhando o ritmo da era da informação, mas implantou o primeiro laboratório de tablet do Sertão. As aulas se tornaram mais atrativas com data-show, púlpitos com vários equipamentos eletrônicos que permitem ao professor dar suas aulas bem melhor, com uma resposta mais positiva do alunado. “Hoje nossos alunos dispõem de todo um aparato tecnológico que facilitam bastante o aprendizado. O material didático está nos tablets e os alunos interagem mais com os professores, têm maior desempenho. São aulas diferentes que atraem muito mais a atenção deles”, diz a diretora Francinete Vieira. Outro laboratório implantado este ano foi o de Química e Física, que é usado por alunos de todas as séries

Drogas

A problemática das drogas, o grande mal deste século, vem sendo trabalhado constantemente pela escola. Para isso existe um projeto de prevenção, com discussões palestras, confecção de cartazes pelos estudantes, especialmente em momento que antecedem festas de rua, como o São João. “A gente mostra aos nossos alunos que eles não precisam de drogas para se divertir. “A droga destrói, não apenas seu usuário, mas toda a família. “Essa é uma das grandes preocupações que temos e nos dedicamos na conscientização das crianças, jovens e com a família como um todo”, explicou Francinete.

Projeto extraclasse

No início do ano os professores realizam planejamento e apontam que projetos pretendem desenvolver. Projeto de prevenção às drogas; de leitura; cultura; meio ambiente, dentre vários outros são levados à prática por alunos e mestres como forma de provocar interação na classe estudantil. Passeios ecológicos, históricos, a exemplo da visita ao Parque dos Dinossauros, fazem parte do roteiro do EVO-Gente Inocente para ampliar conhecimentos.

ENEM

Outro ponto comemorado pelo EVO-Gente Inocente foi o desempenho dos alunos que cursaram a 3ª série do Ensino Médio. Dos 82 alunos, 50% atingiram média de 600 a 900 pontos na redação, inclusive teve aluno aprovado para Medicina e outro no Vestibular da USP. “Isso demonstra que nossos alunos estão saindo preparados para enfrentar qualquer vestibular, comenta a diretora. Várias novidades estão sendo planejadas pelos professores para 2014.

A família


Bimestralmente acontecem os encontros com os pais de alunos, um momento importante para que as famílias possam conhecer o andamento das atividades, debater problemas ligados ao cotidiano, tirar dúvidas e manter conversas com os professores. No dia a o EVO-Gente Inocente mantém diálogo pessoal com os pais, sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog