Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Governo distribui blocos multinutricionais para alimentação animal

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), vai disponibilizar aos produtores rurais a tecnologia dos blocos multinutricionais. A solenidade acontece nesta terça-feira (17), a partir das 10h, na Estação Experimental de Pendência, em Soledade.
Na ocasião, os técnicos da Emepa irão apresentar mais uma tecnologia alternativa para suplementar a alimentação dos rebanhos principalmente durante os períodos de seca. A Emepa elaborou um kit, composto por uma máquina de compactação hidráulica e material para a fabricação dos blocos. Os representantes das cooperativas, associações e produtores da agricultura familiar irão receber dois mil blocos multinutricionais.
A Emepa desenvolve pesquisas variadas na composição de blocos multinutricionais desde 2008, o que permite opções de composição e textura visando adaptar e validar a utilização dessa tecnologia de forma abrangente e contínua nos rebanhos.
Composição - Os blocos multinutricionais são compostos por melaço, ureia pecuária, sal comum, minerais, fontes proteica, energética e cal hidratada. Os elementos são misturados e moldados em formas de blocos, que, depois de secos, são destinados para a alimentação animal. A utilização dessa tecnologia melhora o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, minimiza o risco de intoxicação com ureia, fornece nutrientes essenciais como proteínas, energia e minerais, aumenta a ingestão e digestão de alimentos de baixa qualidade (pasto seco, bagaço de cana, outros) e tem manejo e transporte fácil.
As pesquisas desenvolvidas pela Emepa com ovinos e caprinos, na Estação Experimental de Pendência, mostraram que os animais que consumiram os blocos em época de estiagem, mesmo com a limitação nutricional dos pastos, apresentaram desempenhos produtivos e reprodutivos muito superiores aos que não consumiram.
Os pesquisadores Wandrick Hauss de Souza e Maria das Graças Cunha alertam que os blocos multinutricionais não devem ser utilizados em animais debilitados ou com até 70 dias de vida. Eles recomendam ainda fornecer os mesmos somente após o 3º ou 4º dias de fabricação. Antes desse prazo, os blocos não terão a consistência ideal, o que pode acarretar um alto consumo provocando intoxicação nos animais.
De acordo com o presidente da Emepa, Manoel Duré, a parceria FINEP-CNPq e Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) foi importante para concretizar a pesquisa com os blocos, que além de suplementar os alimentos para o rebanho, também fornecem energia e proteínas necessárias para mantê-los de pé. “Com essa estiagem é fundamental que façamos essa suplementação alimentar. A Emepa também orientou e supervisionou o desenvolvimento das máquinas para confecção desses blocos. Além disso, oferecerá os treinamentos necessários para ensinar ao homem do campo como produzi-los e oferecer todo o material para a produção dessa alimentação alternativa”, destacou o presidente.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog