Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Médico urologista destaca Mãe d’Água como exemplo de gestão em saúde




O médico urologista Eliseu de Melo Neto, durante entrevista concedida a uma emissora de rádio da cidade de patos, destacou o município de Mãe d’Água-PB, no Sertão do Estado, como sendo modelo de gestão em saúde pública. O médico chegou a essa conclusão depois de passar por 17 municípios sertanejos durante o mês de novembro, atendendo a população masculina dentro da campanha “Novembro Azul”, que tem por objetivo principal prevenir o câncer de próstata. “Como palestrante, eu falei para mais de 3.000 homens em todas essas cidades, onde tive também a oportunidade de fazer as consultas.

Infelizmente, em algumas delas os serviços de saúde são bastante deficitários, principalmente com relação a políticas de saúde destinadas aos homens” Lamentou Eliseu. “Na nossa Região, nos municípios por onde passei, eu destacaria a cidade de Mãe d’Água como uma excelente gestora dos serviços de saúde. A administração caminha a passos largos nesse sentido e tem um nível de organização melhor no atendimento destinado ao público masculino.

Inclusive a secretária de saúde Fátima Carvalho implantou um grupo de discussão do qual os homens participam uma vez por mês e a cidade deve alcançar excelentes resultados, a exemplo do que aconteceu com a campanha Outubro Rosa, que resultou na conquista de um certificado de Honra ao Mérito por reconhecimento ao esforço da administração em incentivar as mulheres a fazerem o exame de mamografia”. Destacou Melo.

Outros municípios citados pelo urologista, foram: Catingueira, que tem como secretário de saúde Davi Rosas. “Davi é um homem centrado e por onde passa ele consegue melhorar os indicadores de saúde. Por tanto, deve ser melhor aproveitado pelas gestões públicas”. Sugeriu. A cidade de São José de Espinharas também foi lembrada pelo médico. “Lá o prefeito Renê Caroca, que também é médico, está empenhado por demais em melhorar o atendimento. Eu já estive 3 vezes naquele município somente para atender a demanda do Novembro Azul e sua preocupação é tanta, que da última vez em que estive lá, foi em uma longínqua comunidade Rural, pois Renê fez questão que nossos serviços chegassem a todos”. Concluiu Melo.

Outras cidades que segundo o urologista também avançaram nos serviços de saúde destinados aos homens, foram Malta e Patos. Para ele, se os gestores desses municípios planejarem melhor, poderão também alcançar níveis satisfatórios.

Célio Martinez


Nenhum comentário:

Arquivo do blog