Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Médicos cubanos são recepcionados em Patos antes de se dirigirem para municípios em que vão atuar







John Sinema
Uma recepção calorosa, com direito à Banda do III BPM, foguetório e desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Este foi o cenário encontrado por onze médicos, oito mulheres e três homens oriundos de Cuba e que vão atuar pelo Programa Mais Médicos, em localidades da região de Patos e Princesa Isabel.

A acolhida aconteceu logo na entrada da cidade, quando os médicos desceram do microônibus e subiram em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, sendo apresentados à população no trajeto até a 6ª Gerência Regional de Saúde. Lá escutaram os hinos de Brasil e Cuba as boas vindas através do médico John Sinema e pelo presidente da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, Rubens Marques, que falou em nome dos secretários municipais. Os dois agradeceram a vinda dos médicos e falaram da importância que eles terão na assistência de saúde primária nos municípios em que vão atuar.

O gerente regional e Saúde, José Leudo Farias, lembrou que os médicos cubanos estão indo justamente para os locais em que ninguém que ir, onde há lacunas a ser preenchidas por falta desse profissional. “Acredito que teremos melhora no atendimento e quem mais vai sentir isso são as pessoas que mais precisam. Esses médicos não vêm tomar lugar de ninguém, vem mais para uma ajuda humanitária”, enfatizou Leudo.

O médico cubano Jonnys Marichal Garcia, que fica em Patos, juntamente com a médica Joelquis Felipe Ortega disse que todos estavam agradecidos pela recepção e que esperam com seus serviços colaborar com a melhora da saúde dos municípios. “A primeira impressão foi muito boa. Jamais tivemos em outras localidades acolhidas semelhantes”, comentou. Falando um bom portunhol, disse que a barreira linguística não será obstáculo para o papel que vão desempenhar na atenção primária.

A secretária de Saúde de Patos, Illana Mota, disse que a vinda dos médicos para Patos trata-se de um avanço, uma soma aos médicos já existentes no PSF, e que os relatos que chegam de localidades em que os médicos cubanos já servem à população, são de que a experiência vem agradando ao usuário do SUS. “São médicos que chegam dispostos a se doarem e estávamos carentes disso”, explicou Illana. A contrapartida do município é oferecer moradia e alimentação aos profissionais estrangeiros.

Relação dos médicos que chegaram a Patos nesta quinta-feira 5 e os locais de atuação:


Município
Nome do Médico(a)
Gênero
Cacimba de Areia
SOLANGE RAMOS TIRADO
F
Catingueira
REINERIO GONZALEZ MANSO
M
Condado
OLGA LIDIA SOTOLONGO  HERRERA
F
Desterro
MILEIDY CASCAJAL ROMERO
F
Junco do Seridó
LAZARO LLANES OJEDA
M
Malta
LAZARA RICARDO SARMIENTO
F
Patos
JONNYS MARICHAL GARCIA
M
Patos
JOELQUIS FELIPE ORTEGA
F
São José do Sabugi
EDENIA CASAS RODRIGUESZ
F
Teixeira
ANABEL MARIA CARDENAS DE LA TORRE
F
Teixeira
ANA YOLENNY PUJOLS NOVOA
F



Nenhum comentário:

Arquivo do blog