Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

População consciente leva Quixaba a ter apenas duas notificações de dengue em 2013






Um importante trabalho de conscientização em torno da dengue foi realizado pelas secretarias de Saúde e Educação do município de Quixaba (pouco mais de 1.800 habitantes), distante 292 Km da capital paraibano. As constantes mobilizações envolvendo a classe estudantil, as famílias da localidade pelas equipes do PSF, educadores da rede municipal, surtiram efeito bastante positivo, onde durante todo este ano de 2013 houve apenas o registro do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, de duas notificações da doença, um caso confirmado em laboratório e outro clínico epidemiológico.

Durante a longa estiagem que assola o Sertão é bastante comum o acúmulo de água em diversos tipos de vasilhames, como baldes, tambores, lugares apreciados pelo mosquito transmissor da dengue para reproduzir, o Aedes aegypti. Este foi um dos principais focos do trabalho preventivo desenvolvido em Quixaba. Utilizando diversos meios, como carro de som, a rádio comunitária local, cartazes, panfletos, faixas, questionando os moradores sobre a forma como cuidavam das águas para uso doméstico e de consumo, foi feito um mapeamento para constante monitoramento dos agentes de saúde e de endemias.

 De posse de tantas informações os moradores fizeram sua parte e o município atingiu níveis baixíssimos de infestação predial (IIP) nos quatro ciclos: janeiro, março, julho e outubro. Nos três primeiros ciclos o índice foi de 0,6 e o quarto de 0,5, considerados satisfatórios conforme preconizado pelo Ministério da Saúde que considera inferior a 1% como de baixo risco de dengue; de 1 a 3,9% médio risco e acima de 3,9 como de alto risco de infestação.

O trabalho contra a dengue não foi abandonado após esses excelentes resultados. O secretário de saúde de Quixaba, José Francisco Segundo explicou que para 2014 já existe um plano de contingência, que visa justamente o fortalecimento de um planejamento das equipes, adotando estratégias de desenvolvimento e ações para o enfrentamento de possíveis casos que venham a ocorrer. “São ações preventivas e de controle da dengue que devem continuar com a chegada de 2014”, comentou.

Esse trabalho intensivo contra a dengue levou os agentes de saúde, de endemias e a coordenação de Vigilância Epidemiológica a visitar 100% dos imóveis, uma visita in loco acompanhada de muita orientação, especialmente sobre os cuidados com os depósitos de água armazenada em casa. Foi um momento destinado também à realização do LIA – Levantamento de Índice Amostral, como orienta o Ministério da Saúde.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog