Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mais uma tentativa de homicídio em Patos


Foto:Mário Frade
Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 20h30m deste sábado (02) no bairro do Jatobá e a vítima foi socorrida em estado grave para o HRP (Hospital Regional de Patos).

As informações ainda são vagas a respeito do crime. O homem baleado foi identificado apenas pelo primeiro nome, Luciano, que é comerciante (carnes), porém a polícia ainda não repassou detalhes a imprensa sobre sua identificação.

Sabe-se que dois homens são suspeitos de ter atirado na vítima e fugido em alta velocidade em uma moto preta, sem anotação da placa e um deles estaria vestido com um colete de moto taxi.

A polícia realizou várias diligências, mas ninguém foi preso. O rapaz foi socorrido em estado grave para o HRP, mas até o fechamento desta edição nenhuma informação foi repassada a respeito de seu estado de saúde.

Mais informações a qualquer momento


Fonte Portalpatos

Homem que trocou tiros com a polícia na manhã de hoje morre no hospital de Patos



Os policiais militares, sob o comando do tenente CPU Cascudo, estavam a procura de Paulo Tadeu Leite de Oliveira, 24 anos completados mês passado, quando souberam da informação de que ele estaria escondido na casa de parentes no bairro São Sebastião.

Imediatamente os militares se deslocaram para a residência onde supostamente o acusado estaria escondido. Sávio Cascudo disse em entrevista que ao perceber a presença dos policiais, Tadeu pulou alguns muros na localidade e conseguiu se refugiar em outra casa. As pessoas conseguiram sair da casa e o acusado se escondeu em um dos cômodos da residência.

Quando a polícia invadiu o recinto segundo Cascudo foi recebida mais uma vez à bala pelo bandido que estava armado com um revólver calibre 38. Os policiais o alvejaram de Pistola Ponto Quarenta e ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional, porém devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu e morreu.

Na primeira casa em que Paulo Tadeu estava escondido, os policiais conseguiram apreender certa quantia de crack e maconha, dinheiro. O revólver e mais 19 (dezenove) munições, sendo que 10 (dez) delas deflagradas e 9 (nove) intactas, foram apreendidos em poder dele na hora da prisão.


Fonte Portalpatos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sexta-feira de terror em Patos







A cidade de Patos vive momentos de intenso terror na manhã desta sexta-feira, dia primeiro de fevereiro. A onda de violência tem feito vítimas e colocado o policiamento ostensivo em constante alerta nas ruas para coibir a ação dos criminosos. As polícias Militar e Civil estão em diligências para capturar um acusado de tentativa de homicídio ocorrida no bairro São Sebastião. Houve troca de tiros entre a PM e dois marginais, momento em que estes tentavam executar um inimigo, devido uma rixa de grupos.
Um cabo da PM estava à paisana quando presenciou a tentativa de homicídio e tentou conter os bandidos, um deles de menor. Houve troca de tiros, sendo que o menor e o Cabo saíram feridos no braço e foram socorridos pelo SAMU para o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Uma viatura da PM foi atingida por cinco disparos no pára-brisa. Um policial nos informou que policias atiraram de dentro do veículo para se defenderem. Uma terceira vítima de disparos, cujo nome não foi  revelado pela Polícia ainda, o qual era alvo da dupla homicida, também foi socorrido e está na área vermelha do Regional. Segundo informações preliminares, também não apresenta risco de morte.

As diligências acontecem para que o parceiro do menor seja capturado. Delegados fazem parte dessa ação. Enquanto estavam no Hospital para colher informações sobre o companheiro de trabalho, acontecia um assalto à loja da Oi, que fica no prédio da Telemar, centro da cidade.  Cerca de 25 policias, entre militares e civis estão apurando os fatos para tentar prender os assaltantes. A Delegacia de Patos não tem informações precisas sobre mais esse assalto ocorrido na cidade. 

Marcos Eugênio

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entidades discutem formalização de convênio para estágio e pesquisa na rede de saúde da Paraíba




Aconteceu nesta quinta-feira 31 na 6ª Gerência Regional de Saúde um importante encontro envolvendo entidades de ensino, gerência regionais de saúde (6ª, 7ª e 11ª), Cefor – Centro Formador de Recursos Humanos e hospitais (Regional Dep. Janduhy Carneiro, Maternidade Dr. Peregrino Filho e Hospital Infantil Noaldo Leite. O objetivo dessa reunião foi discutir os estágios e pesquisas que acontecem na rede estadual de saúde, algo que precisa de normatização dos convênios firmados pelas instituições de ensino com os serviços (hospitais).

A pactuação à rede escola estadual, articulada pelo Cefor, vem sendo trabalhada em toda a Paraíba. As instituições de ensino foram apresentadas ao formulário de pactuação e têm até 31 de março deste ano para firmar o convênio com os hospitais que receberão os estagiários e os internatos. A documentação a ser entregue prevê ofício de solicitação de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e Cefor; plano político pedagógico dos cursos e o quadro demonstrativo resumido, no qual constam várias informações, como período de estágio, curso, disciplina e local, quantidade de alunos, dentre outras.

Nas discussões foram citadas a importância de melhor acompanhamento aos estagiários, o cumprimento dos protocolos existentes nos serviços, a obrigatoriedade das apólices do seguro dos alunos, avaliação de como vem ocorrendo esse aprendizado, demanda dos cursos e da abertura que deve existir entre as instituições de ensino e a rede escola (hospitais) na formulação do pacto, cada qual apresentando suas propostas e necessidades. Nenhum aluno estará apto a realizar estágio nos hospitais caso não sejam apresentados os documentos previstos na pactuação não sejam entregues.

Esse processo de aprendizagem curricular do aluno (a prática nos hospitais) precisa estar devidamente legalizado tendo em vista que são informações analisadas pelos ministérios da Saúde, Educação e do Trabalho por ser o estágio regulado por lei, a 11.788 de 2008.

Paulo Ricardo, coordenador estratégico do Cefor, disse que a partir regulação na rede escola será possível avaliar os serviços, saber a realidade do trabalho, de que forma podem ser melhorados e que as instituições de ensino estão sendo convidadas para discutir esse planejamento curricular, levando-se em conta também a oferta de melhor estrutura pelo Estado para os alunos que partem para os estágios, internatos.

Sobre isso Paula Maia, coordenadora do internato da UFCG de Cajazeiras disse que a normatização dos estágios é essencial para que os serviços hospitalares possam funcionar sem atropelos, sem prejuízos para os pacientes e os alunos consigam o aprendizado necessário a que se propõe a grade curricular da sua instituição de origem.

A Proposta do Cefor é criar Núcleos de Educação Permanente, que vão trabalhar processos formativos, desde os estágios, promover capacitações no próprio serviço do SUS, como também analisar de que forma os estágios acontecem, se estão sendo satisfatórios para o aluno e ao serviço. Nessa linha a Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos está implantando seu NECE – Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos, nos moldes do que existe no Trauma de João Pessoa.

Para Jussineide Brito, psicopedagoga da Maternidade, existe grande empenho da direção e funcionários para que o NECE funcione dentro do que se propõe para a formação dos alunos e melhorias dos serviços oferecidos. “Antes não tínhamos uma educação assistida. Teremos condições de trabalhar obedecendo-se as normativas. Isso será positivo para a Secretaria de Saúde, para aas instituições de ensino, para o estagiário e para a comunidade”, enfatizou.

Debate acirrado no TRE-PB sobre fraude no pleito de Cajazeiras. Divisão da corte sobre anulação da eleição de Denise Oliveira vai ao TSE



O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB mostrou-se dividido em relação à denúncia de fraude na eleição de Cajazeiras, por conta da substituição da candidatura do ex-prefeito Carlos Antônio pela sua esposa, Denise Oliveira (PSB), que saiu vencedora no pleito do ano passado, derrotando o candidato Carlos Rafael (PTB).

Na tarde desta quinta-feira (31), a corte, que em decisão anterior, em caso semelhante, havia rejeitado recurso por unanimidade, manteve o mesmo entendimento no caso de Cajazeiras. Porém, desta vez, por 3 votos a 2. O placar apertado demonstra que o caso merece maior atenção, sobretudo porque a decisão final caberá ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que ainda não julgou caso semelhante no Brasil, de forma colegiada.

“Já podemos dizer que foi uma vitória o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que ficou dividido e debateu o caso de forma muito acirrada”, afirmou o advogado Luciano Pires, que defende Carlos Rafael. “Foi um debate muito acirrado até chegarmos à decisão final da corte. Agora, a matéria vai ao TSE com um entendimento dividido da corte paraibana”, completou.

Na votação, o Juiz Relator do processo, Marcio Acioly foi seguido pelos juízes Tércio Chaves e João Bosco. Por outro lado, entenderam que houve realmente fraude na substituição da candidatura em Cajazeiras os juízes Joás de Brito e Miguel de Brito Lira, este último, Corregedor do TRE. “O fato de o próprio corregedor entender pela fraude tem o seu peso junto ao TSE”, avaliou Luciano Pires, avaliou Luciano Pires, que destacou também a importância e a densidade dos argumentos do voto do Desembargador Joás de Brito. "Com argumentos fortes e contundentes, coube ao Desembargador Joás abrir a divergência do entendimento anterior da corte num momento importante da análise do processo", disse Luciano.

O julgamento do caso de Cajazeiras começou na segunda-feira, quando foram apresentados os votos de dois juízes. “Os votos contrários ao entendimento de que houve fraude na substituição ocorreram em questões técnicas. Os juízes entenderam que a matéria seria objeto de uma AIME, enquanto que os juízes que votaram entendendo a fraude sustentaram a tese de que a substituição afronta os princípios democráticos, o que não deixa de ser um ponto positivo a nosso favor”, entendeu Luciano.

Ele lembrou que conta a favor de Carlos Rafael o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, muito contundente, acatando a tese de fraude na substituição da candidatura. “Nossa Justiça está caminhando em harmonia com os anseios populares, a fim de evitar que candidatos sabidamente inelegíveis substituam suas candidaturas”, afirmou o advogado.

“Esses candidatos ocultos não se submetem ao processo, não vão as ruas expor suas idéias, não participam do programa eleitoral, fogem à valoração que o eleitor tem o direito de fazer a partir do conhecimento das idéias dos candidatos. Isso afronta a moralidade, a segurança jurídica, o direito á informação, se constitui em um inequívoco abuso de direito. Confio que o TSE haverá de banir esta conduta intolerável a fim de resguardar a lisura nas eleições”, destacou o advogado Luciano Pires.

Ele disse que os debates na corte paraibana foram “acalorados” e que “os votos convergentes, na verdade, não enfrentaram diretamente a questão da fraude, mas entenderam que a ação deveria ser discutida em AIME, enquanto que os votos divergentes entenderam que o Judiciário deve, sim, enfrentar, em todas as circunstancias, o abuso, a fraude e a violação aos princípios constitucionais”.

Luciano finalizou lembrando que não há precedente de julgamento colegiado, por parte do TSE, em caso semelhante, o que deverá ensejar um debate acirrado na corte superior também. “O tema deverá ser objeto de ampla discussão. Não há jurisprudência colegiada sobre esse assunto. Casos de substituição de candidatos na véspera da eleição surgiram a partir de um paradigma do TRE de São Paulo, que decidiu colegiadamente que houve fraude na cidade de Euclides da Cunha”.

Ascom

Fiscais mostram indignação ao Governo e protestam paralisando atividades



Auditores fiscais de todo o Estado aderiram à paralisação da categoria, nesta quinta-feira (31). O movimento começou às 8h e segue até as 18h, contra o reajuste do Governo, que foi abaixo da inflação e a bolsa desempenho, que é inconstitucional.

Em locais estratégicos de João Pessoa, a exemplo do Centro Administrativo, em Jaguaribe; SPAF, na Epitácio Pessoa; e Recebedorias de Rendas, na cidade baixa, os auditores fiscais promovem piquetes e panfletagens com material informativo sobre os motivos da paralisação e anúncio em carros de som. Num dos materiais de divulgação, o Sindifisco-PB esclarece, em oito itens, o porquê da classe fiscal não aceitar a Bolsa de Desempenho Fiscal, instituída pelo Governo.

A mobilização acontece em virtude dos constantes ataques do Governo contra a classe fiscal, impondo uma política de desrespeito ao Fisco, a exemplo do aumento de 3% que sequer cobre a inflação de 2012.

Nas cidades do interior do Estado, os auditores fiscais também estão promovendo piquetes e manifestações nos setores de fiscalização.

Assessoria

UAC realiza reunião com presidentes de Associações Comunitárias de Patos



A UAC- União das Associações Comunitárias de Patos e Região realizará reunião da Diretoria e presidentes de Associações Comunitárias, neste sábado, dia 2, às 16h, no Auditório do Círculo Operário, localizado na Rua Floriano Peixoto, 280, Centro, Patos-PB.

A pauta da reunião consta a realização do 8º Congresso Regional da entidade, que será realizado nos dias 15 e 16 de março de 2013, no Auditório da Associação Comercial de Patos, que pretende reunir todas as associações filiadas em Patos e nos demais 26 municípios que compreende a base territorial da entidade.

O 8º Congresso regional homenageará o ex-líder comunitário José de Oliveira Pio, que juntamente com José Gonçalves foram os idealizadores e fundadores da UAC, em 1º de maio de 1994 na cidade de Patos. Pio foi vítima fatal de acidente provocado pela queda de um teto no Hotel Fazenda, em Patos, deixando além da perda de sua vida, vários feridos que participavam de um treinamento naquele local.

Dentre os temas que serão discutidos no 8º Congresso Regional, destacam-se: moradia, regularização fundiária, segurança, geração de emprego e renda, orçamento participativo, transporte de qualidade, saneamento ambiental, saneamento básico, cultura, esporte e lazer, saúde e educação pública e de qualidade, emancipação das mulheres, dentre outros.

Para a presidente da UAC, Elizabete Barreto estão sendo convidados para a reunião deste sábado todos os presidentes, vice-presidentes, secretários e tesoureiros de todas as associações filiadas à entidade, da zona rural e urbana de Patos e Região, onde será apresentado o edital de convocação para o 8° Congresso Regional, a legalização das entidades junto à tesouraria da entidade, número de delegados por associação, dentre outros.

Consta também na pauta da reunião de sábado a construção de casas, conferência das cidades, realização de um seminário sobre o meio ambiente e audiência que foi solicitada a prefeita de Patos, Francisca Mota.


Agorapatos.com.br


CARTA DE REPÚDIO



A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba vem a público expressar seu repúdio ao caso de discriminação ocorrido contra o advogado Taciano Wanderley, no dia 11 de janeiro de 2013, no Centro da cidade de Patos.
Em virtude do mesmo ser cadeirante e necessitar de condições de acessibilidade, a empresa Magazine Luiza não permitiu a entrada do advogado na loja, alegando que como se tratava de uma promoção especial para a qual foi formada uma fila de espera para que os clientes adentrassem no estabelecimento agiu de forma discriminatória e desumana não permitindo o acesso do Dr. Taciano Wanderley ao local para realizar suas compras.
A atitude tomada pelo Magazine Luiza é contrária a defesa dos direitos conquistados por portadores de necessidades especiais garantidos pela legislação. Vale ressaltar que além do ato preconceituoso, trata-se da prática diversos crimes, sendo eles a falta de acessibilidade no local, o desrespeito a uma pessoa portadora de necessidades especiais, o não cumprimento do direito do consumidor, que no caso fui impedido de realizar suas compras, humilhação de ter que esperar horas para ser atendimento, o que não aconteceu; exclusão, discriminação e danos morais.

OAB

Dom Eraldo chega a Patos no próximo dia 16



O novo bispo de Patos, eleito pelo Papa Bento XVI no último dia 07 de novembro, tomará posse no próximo dia 16 de fevereiro na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia. Na programação está prevista para as 08h da manhã uma acolhida no território diocesano na Paróquia de Santo Onofre, município do Junco do Seridó. Chegando à cidade de Patos por volta das 09h30, o bispo deve desfilar em carro aberto da entrada da cidade até a Igreja Catedral onde será recebido pelo Pároco e Administrador Diocesano Pe. José Ronaldo Marques, pelo clero, leigos, religiosos e demais autoridades presentes.

Às 17h será celebrada a Santa Missa de Posse Canônica do novo bispo no Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral. Grande multidão de fiéis vindos de todas as paróquias da Diocese se fará presente bem como vários bispos e padres de outras dioceses do Nordeste. O evento contará com a presença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa nas relações com o Estado Brasileiro).

Na segunda-feira, dia 18, o novo bispo receberá a imprensa paraibana para uma entrevista coletiva no Salão da Catedral às 09h da manhã.



Texto: Diácono Rodrigo Trindade
Foto: Glauber Alves
Pascom Diocesana

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CRM-PB interdita dois hospitais e UBSF em Uiraúna



O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente, na noite desta terça-feira (29), os dois hospitais do município de Uiraúna: Hospital Menino Jesus e Casa de Saúde Padre Costa. A interdição foi motivada pela ausência de médicos durante a vistoria nas duas unidades.
 
De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a escala de plantão médico dos hospitais está descoberta e em vários dias da semana as unidades ficam sem profissionais. “Não há como um hospital funcionar sem médicos. Orientamos ao Samu da cidade, que tem médico de plantão, a levar os pacientes para as cidades vizinhas, como Cajazeiras”, disse o diretor. A interdição do hospital também foi comunicada ao Ministério Público.
 
Nesta quarta-feira (30), o departamento de Fiscalização do CRM-PB interditou também a unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) IV Quixaba de Baixo, também em Uiraúna. Eurípedes Mendonça explicou que o local foi interditado eticamente por não apresentar qualquer melhoria desde a última vistoria, realizada em julho de 2012. “A unidade apresenta uma situação bastante precária. Segundo os moradores da localidade, desde outubro está fechada por causa do descaso da gestão pública. Em virtude dos problemas que já verificamos e desta nova situação, resolvemos interditá-la”, destacou.
 
Os relatórios com os detalhes das vistorias serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade e para o Ministério Público. As unidades só serão desinterditadas quando as irregularidades forem resolvidas.

Assessoria

Bezerro nasce com sete patas no Sertão



Um fato curioso chamou a atenção dos moradores do sítio Xique-xique, na zona rural de Cajazeiras (distante 476 quilômetros de João Pessoa), no Sertão do Estado. Uma bezerra nasceu com sete patas e três vaginas. 


O agricultor José Nildo, 60 anos, percebeu que a vaca de sua propriedade estava tendo dificuldade na hora do parto. Com a ajuda dos amigos, o agricultor realizou o parto e percebeu que o filhote tinha a anomalia e nasceu morto. 

Casos como esses são comuns em todo país. Segundo o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Nelson Vital Monteiro de Arruda, a bezerra possui desenvolvimento anormal dos membros (polimelia), ou seja, aumento no número de membros.

"O bezerro possui uma anomalia, mas não é considerado 'monstro' pelo nível de alteração genética. A monstruosidade é uma manifestação de má formação congênita muito acentuada, além de alterar função é incompatível com a vida, e causa muito mais espanto", conta o professor.

Ele ressaltou que é necessário desvincular qualquer misticismo com as sete patas do animal, pois o que ocorreu foi uma alteração genética. "Não tem nada de alterações da lua, espiritismo, misticismo ou mitologias gregas, o que houve é uma alteração genética que ocorre na natureza", conta Arruda.

portalcorreio

8ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas




O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretária de Cultura – Secult, sob a coordenação da Fundação Ernani Satyro promove  nesta quinta 31, a partir das 19h, a 8ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas em parceria com o Bloco “Lá vem o Zé da Trompa” com objetivo de oportunizar aos compositores locais a apresentação de suas produções e aos intérpretes a demonstração do seu talento, em performances das marchinhas mais populares desse estilo musical, destinadas à construção da cultura carnavalesca em nossa sociedade, fazendo-se cumprir a missão estatutária de integrar a comunidade às manifestações culturais. O Bloco sairá da Rua Alto Casteliano e percorrerá as principais ruas da cidade.

A culminância do festejo acontecerá no Largo da Fundação Ernani Satyro, com homenagens a Luiz Alves de Oliveira,(Derreis) e a João Nepomuceno de Lucena(Joãozinho Cruz) que receberão comendas comemorativas. Os músicos que se apresentarem também serão laureados com troféus alusivos ao evento.

ASCOM FUNES 

Empresas paraibanas poderão ser abertas pela internet



Sistema integrado e simplificado para legalização de empresas na Paraíba deverá funcionar no segundo semestre deste ano

Abrir uma empresa na Paraíba será mais rápido e desburocratizado a partir do segundo semestre deste ano. Atualmente, dependendo do município e do tipo de empresa, a sua abertura pode demorar mais de um mês. Com o novo sistema, esse procedimento levará 48 horas e será feito pela internet. Um passo importante e decisivo para o funcionamento desse processo foi dado na manhã desta quarta-feira (30), com a posse do subcomitê estadual da RedeSim, um sistema que envolve todos os órgãos responsáveis pela legalização de uma empresa.

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – RedeSim – faz parte de um programa nacional que permite a abertura, fechamento e legalização de empresas, simplificando e reduzindo a burocracia nos registros, inscrições, licitações, autorizações e baixa dos empreendimentos, através de uma única entrada de dados, acessados pela internet.

“Essa é uma excelente notícia para nosso Estado no início deste ano. A Paraíba está saindo na frente, facilitando a vida do empresário e criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da nossa economia. Ainda neste ano, não haverá mais um dos gargalos da economia, ou seja, toda aquela burocracia para abrir e fechar uma empresa”, ressaltou o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, e um dos 17 membros do Subcomitê gestor estadual da RedeSim.

O Presidente da Junta Comercial da Paraíba e coordenador do subcomitê, Aderaldo Gonçalves, destacou que a posse dos membros foi o pontapé inicial para a implantação do sistema integrador estadual, que será a base de dados da rede. “Esperamos que em abril esse integrador já esteja funcionando, para que no segundo semestre as empresas já possam ser abertas por esse sistema”, afirmou Aderaldo. Segundo ele, poucos estados já estão com a RedeSim em funcionamento, como Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e duas cidades de Pernambuco.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e presidente do subcomitê, Renato Feliciano, a RedeSim irá revolucionar o sistema de abertura de empresas. “Esse dinamismo irá gerar um crescimento no número de empresas no Estado, o que aumentará a quantidade de novos empregos e desenvolverá nossa economia”, disse o secretário.

Subcomitê Estadual Gestor da RedeSim

A posse do subcomitê gestor foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30). Os 17 membros titulares e 17 suplentes tomaram posse pela manhã, no hotel Littoral, em João Pessoa. No dia 14 de dezembro, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, através do Decreto n° 33.611, instituiu o Subcomitê Estadual para Gestão da RedeSim.

Os 17 órgãos que fazem parte são: Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Junta Comercial da Paraíba (Jucep), Sebrae Paraíba, Secretaria de Estado da Receita, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Corpo de Bombeiros, Delegacia da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Secretaria de Finanças da Prefeitura de João Pessoa, Secretaria de Planejamento de João Pessoa, Federação da Assoicação dos Municípios da Paraíba (Famup), Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte, Federação das Associações Comerciais, Sindicato das Empresas de serviços contábeis (Sescon).




UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Secretaria Municipal de Saúde orienta população sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase



A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 30, um pit-stop educativo em alusão ao dia mundial de combate e prevenção à Hanseníase, comemorado no último domingo. A atividade aconteceu durante toda a manhã, ao lado da Agência dos Correios, no Centro de Patos.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Silvana Cavalcante, o objetivo da ação é facilitar o diagnóstico de possíveis casos de hanseníase, e para isso mobilizou uma equipe de 70 pessoas para divulgar o trabalho e orientar as pessoas para que procurem fazer o teste de sensibilidade.

Silvana disse ainda que as pessoas com alguma alteração na sensibilidade, posteriormente serão avaliadas por uma dermatologista do município, para se necessário, iniciar o tratamento.

Além do pit-stop, as atividades educativas no tocante ao diagnóstico e tratamento da hanseníase, continuarão sendo realizadas durante a primeira semana de fevereiro, nas Unidades de Saúde do município.

“A pessoa que perceber qualquer mancha com alteração de sensibilidade, pode procurar o PSF de sua área para ser avaliada”, afirma a coordenadora.

Para dona Antônia Henrique Batista, que foi submetida ao teste de sensibilidade, a oportunidade de fazer o teste em plena via pública, foi oportuna, pois facilitou um maior contato com o serviço.

“Peço as pessoas que aproveitem o que o município oferece, pois desde o diagnóstico até o tratamento, o processo é totalmente gratuito”, conta a popular.

Hélio Barbosa

Zé da Trompa sai nesta quinta-feira em Patos



A Funes – Fundação Ernani Satyro promove a 10ª edição da saída do bloco Lá vem Zé da Trompa, uma atividade cultural que conclama a população a seguir a orquestra de frevo relembrando velhos carnavais, anunciando a chegada da festa de momo.

O bloco sairá da Rua Alto Casteliano, da Capotaria São João por trás da Igreja Santo Antônio às 19h desta quinta-feira 31. Este ano dois nomes da música patoense serão homenageados: Luiz Antônio de Oliveira (Derréis) e João Nepomuceno de Lucena (Joãozinho Cruz).

A Funes também promoverá sua 8ª Mostra Patoense de Música Carnavalesca, reunindo vários artistas da terra que apresentarão marchinhas e frevos carnavalescos, numa promoção do Governo do Estado. 

Mesmo não acontecendo festa de carnaval, cancelada pelo município devido a seca que castiga a região, a Funes busca manter a tradição desta festa popular. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Hemonúcleo realiza ação em Patos para sensibilizar futuros doares




O Hemonúcleo de Patos realiza com todos seus funcionários neste sábado, dia 02 de fevereiro, uma ação no centro da cidade visando sensibilizar a população para que faça doação de sangue e assim melhore os estoques da hemorrede. A campanha de doação de sangue “Neste Carnaval, vista sua fantasia de salva-vidas – Doe sangue”, usará um apelo direcionado, especialmente aos foliões para que estes, antes de caírem na folia, procurem o Hemonúcleo e doem sangue, já que os hospitais sempre precisam muito no período de momo da solidariedade da população.


“Normalmente no período de carnaval acontecem muitos acidentes e há uma grande preocupação da hemorrede, que precisa garantir sangue para quem vier a precisar. Vamos às ruas fazer panfletagem, usar carro de som e conscientizar a população para esse ato simples, mas de enorme importância, que salva vidas”, disse Francisco Marinho, diretor do Hemonúcleo Patos.

Pessoas com fator RH negativo têm sido solicitadas com frequência para doar. Isso por se tratar de um sangue raro e numa urgência é necessário tê-lo em estoque suficiente para atender a demanda. As pessoas que se dispuserem a doar no sábado haverá carro para transportá-las ao Hemonúcleo.

Para doar sangue é necessário:

- Estar com boa saúde;
- Ter idade entre 16 a 67 anos;
- Peso acima de 50 Kg;
- Não ter comportamento de risco para DSTs;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não apresentar ferimentos;
- Não estar gestante, nem amamentando;
Dar o intervalo de uma ano após a realização de tatuagem ou piercing.
A menstruação não impede a doação, desde que o fluxo menstrual esteja normal. 



Marcos Eugênio

O DESAFIO DE VIVER AS EMOÇÕES HUMANAS!



IARA DA SILVA MACHADO

Dei-vos tais coisas para que minha alegria possa estar convosco, e para que vossa alegria possa ser plena.
João (15:11)



A alegria pertence ao reino das sensações corporais positivas. Não é uma atitude mental. Não se pode decidir ser alegre. As sensações corporais positivas começam partindo de uma linha de origem que pode ser descrita como “boa”. O seu oposto é sentir-se “mal”, o que significa que, em vez de uma excitação positiva, há uma excitação negativa de medo, desespero ou culpa. Se o medo ou desespero for muito grande, a pessoa reprimirá todo sentimento, caso em que o corpo se torna insensível ou sem vida. Quando os sentimentos são reprimidos, a pessoa perde a capacidade de sentir, que é a depressão, um estado que infelizmente pode tornar-se um modo de vida. Por outro lado, quando a excitação prazerosa aumenta, a partir da linha de origem de uma sensação boa, a pessoa conhece a alegria. Se a alegria transborda torna-se êxtase.

Quando a vida do corpo é vibrante, o sentimento assim como o tempo, é variável. Podemos estar sentindo raiva num momento, depois afeto, e chorar a seguir. Assim como o sol pode aparecer depois da chuva, a tristeza pode transformar-se em prazer. Essa mudança de humor, assim como uma mudança no tempo, não compromete o equilíbrio básico da pessoa. As mudanças acontecem na superfície e não perturbam as pulsações profundas que proporcionam uma sensação de bem-estar a pessoa. A repressão do sentimento é um processo de insensibilização que diminui a pulsação interna do corpo, sua vitalidade, seu estado de excitação. Por esse motivo, reprimir um sentimento é reprimir todos os outros. Se reprimimos nosso medo, reprimimos nossa raiva. A repressão da raiva resulta na repressão do amor.

Nós, seres humanos, somos ensinados cedo na vida que certos sentimentos são “ruins”, enquanto outros são “bons”...como os sentimentos são a vida do corpo, julga-los bons ou maus é julgar o individuo, e não os seus atos.

Condenar qualquer sentimento é condenar a vida. Os pais costumam fazer isso, dizendo ao filho que ele é mau por ter certos sentimentos. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de sensações sexuais, mas também se aplica a outras sensações. Os pais geralmente humilham um filho por ele ser medroso, o que obriga a criança a negar seu medo e agir com bravura. Mas não sentir medo não significa que a pessoa sinta coragem. Apenas que a pessoa não sente.

Sentir é perceber um movimento interno. Se não há movimento, não há sentimento. Sendo assim, se a pessoa deixa o braço pender imóvel por vários minutos, ela acaba não sentindo esse membro. Dizemos que “dormiu” (dormente). Esse princípio serve para todos os sentimentos.

Nos tratamentos especializados de saúde mental, psicológica e integral, na liberação dos sentimentos reprimidos, das recordações de um período primitivo da infância, em beneficio da “sobrevivência”, no aprofundamento do self, também vamos adquirindo coragem para lidar com os medos e traumas de um modo maduro, sem negação ou repressão, porque em algum lugar, bem no fundo de cada um de nós, está a criança que era inocente e livre e que sabia que a dádiva da vida era a dádiva da alegria.

Fonte: LOWEN, Alexander. Alegria: A entrega ao corpo e a vida. Summus Editorial.




Patos se despede de Rivaldo Medeiros


Luto Oficial



Uma multidão de patoenses acompanhou o sepultamento do corpo do ex-prefeito de Patos e ex-deputado Federal Rivaldo Medeiros, na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro.

Após ter sido velado em sua residência localizada na Rua Vidal de Negreiros, bairro Brasília. O corpo do ex-prefeito e ex-deputado federal foi levado em cortejo, para o Cemitério São Miguel.

A população de Patos aglomerou-se nas calçadas para dar o último adeus a Dr. Rivaldo, cujo corpo foi levado até o Cemitério São Miguel em um carro do Corpo de Bombeiros.

Um dos momentos mais emocionantes para familiares, amigos, admiradores e correligionários aconteceu defronte ao Palácio Clovis Satyro, sede da Prefeitura Municipal de Patos.

Na ocasião, a Filarmônica 26 de Julho entoou o hino de Patos e relembrou o principal jingle de campanha de Dr. Rivaldo, emocionando os presentes.

A Prefeita de Patos Francisca Motta, que encontra-se em Brasília, onde participa desde a última segunda-feira, do Encontro Nacional para novos Prefeitos e Prefeitas, decretou luto oficial de três dias na cidade, e lamentou o falecimento do político patoense.

“Somos testemunha da trajetória política da família Medeiros em Patos, tanto Geralda quanto Rivaldo, em muito contribuíram para o desenvolvimento desta terra. Suas histórias já estão eternizadas no coração dos patoenses. A toda família e a cidade de Patos, o nosso sentimento de pesar,” consternou a Prefeita Francisca Motta.

O ex-prefeito sofria há dois anos de Alzheimer e estava internado no Hospital São Francisco desde a última quinta feira (24).
 
De acordo com informações repassadas por familiares de Dr. Rivaldo, ele começou a apresentar sintomas de pneumonia, o que os levou a interná-lo.
 
Ainda segundo os familiares, Rivaldo Medeiros sofreu uma parada cardíaca, não resistiu e faleceu na manhã desta segunda-feira. 

Rivaldo Medeiros administrou a cidade no período de 1983 à 1989.

Ascom

Eclampsia é destaque em curso oferecido pela Maternidade de Patos








Preparar os profissionais de saúde para que entendam com maior profundidade as patologias com relação às síndromes hipertensivas, que podem se agravar durante a gestação, e melhorem a assistência às mulheres no ciclo gravídico-puerperal (período que compreende a gravidez e o pós-parto). Este é objetivo da capacitação oferecida pelo Governo do Estado, Instituto Social Fibra e CEAG – Instituto Educacional de Ensino a cerca de 100 funcionários da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, abrangendo enfermeiras, técnicas de enfermagem e médicos.

A grande abordagem nessa nova qualificação é em relação à eclampsia e pré-eclampsia (hipertensão arterial que surge na gestação), tema que serviu de estudos científicos na Maternidade de Patos, com resultados apresentados no congresso nacional de ginecologia e obstetrícia, ano passado em Fortaleza. Segundo uma das facilitadoras da capacitação que acontece desde ontem, segunda-feira, sendo concluída hoje, na 6ª Gerência Regional de Saúde, a mestra de Enfermagem em Obstetrícia e Neonatal, Gislene Marcon Bastos, a mortalidade materna é alta no Brasil e a eclampsia é apontada como das principais causas.

Ela explica que se houver maior cuidado com a mulher, profissionais da enfermagem mais qualificados, seguindo as prescrições médicas, consegue-se reduzir a mortalidade materna, algo já que vem ocorrendo com os casos decrescentes de mortes por eclampsia no Brasil. Essa é uma das diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde que prioritariamente passa pelo PSF. O pré-natal bem feito, com a mulher tendo uma gravidez acompanhada, realizando todos os exames necessários, monitoração da pressão arterial e recebendo as orientações necessárias diminui significantemente o risco de morte. A pré-eclampsia é considerada uma gestação de alto risco. Quando ela é detectada a mulher passa a receber maior atenção e qualquer e qualquer alteração que ocorra ela será encaminhada para internação.

“O Programa Saúde da Família é a base de toda a saúde. Se essa base for boa tudo caminha bem. Se você tem uma equipe que oferece um pré-natal de respeito, ou seja acompanha a mulher durante toda sua gestação, a chance de mortalidade por eclampsia, patologia com causas ainda desconhecidas, será bem menor”, comenta Gislene.

Ela revela que a equipe do PSF, médicos, enfermeiros precisam de maior qualificação sobre pré-eclampsia. Por ser generalistas, têm que lidar com todo tipo de doenças da comunidade e não possuem uma visão mais ampla sobre a saúde da mulher no tocante a essa patologia hipertensiva. É nessa preocupação que o Governo do Estado e o Instituto Fibra pretendem ampliar a capacitação beneficiando todos PSF’s da região de Patos. O projeto está sendo elaborado e as áreas de Santa Luzia e Teixeira podem vir a ser as primeiros a receber essa mesma capacitação que tem encerramento em Patos nesta terça-feira 29, direcionada aos médicos e enfermeiros.

Uma capacitação também foi solicitada pelo diretor técnico da Maternidade Peregrino Filho, Dr. Paulo Athayde. Trata-se de dois equipamentos que ainda não possuem pessoal qualificado para manuseá-los, o partograma e cardiotocografia, instrumentos que ajudam a analisar melhor o parto, com exames mais detalhados que dão informações precisas sobre a evolução do quadro da parturiente aos médicos, possibilitando a esses tomarem iniciativas mais precisas que garantam a saúde da mãe e de seu filho. Essa capacitação está muito ligada ao processo de humanização dos serviços do SUS. “Fazendo uso desses instrumentos os médicos passam a ter parâmetros maias seguros que dirão se há possibilidade da mulher ter parto normal ou não”, explicou Gislene.

Segundo dados da OMS de 2000, mais de meio milhão de mulheres morrem ao ano de causas relacionadas à gravidez. Do total, 99% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, sendo que 10% a 15% estão associadas à pré-eclampsia e eclampsia.

Sobre esse assunto o diretor clínico da Peregrino Filho, Paulo Athayde,que coordenou uma pesquisa científica ano passado usando como público a clientela da Maternidade de Patos, também discorreu sobre eclampsia para os participantes.  Ele falou sobre a evolução clínica da patologia, principais riscos, prevenção, tratamento, exames, controle de pressão arterial, dentre outros temas que fazem parte do universo da síndrome hipertensiva e da rotina da equipe médica. Ele também defendeu um trabalho de capacitação no PSF para garantir um acompanhamento de qualidade às gestantes e assim evitar o agravo da eclampsia, patologia que tanto preocupa os órgãos de saúde devido o alto índice de mortes por ela provocadas.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Briga entre presos deixa 17 feridos no Roger




Uma rebelião na penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como presídio do Roger, deixou 17 detentos feridos no final da manhã desta segunda-feira (28). Segundo testemunhas, tiros foram ouvidos e colchões foram queimados. 
 

Antes do tumulto, um preso que estava no isolado conseguiu fugir no início da manhã pela porta da frente. O gerente executivo do Sistema Penintenciário da Paraíba, coronel Arnaldo Sobrinho, informou que são situações diferentes. "A fuga não tem conexão com a rebelião. Quanto a fuga do detento pela porta da frente, uma sindicância será aberta para investigar as causas", disse.
 

Toda a confusão começou após um desentendimento de presos de facções criminosas rivais durante o banho de sol.
Há vários feridos no local e 10 deles já foram socorridos pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Cerca de 150 homens do Pelotão de Choque invadiram a unidade prisional para controlar a situação caótica.
Arnaldo Sobrinho informou também que a rebelião já foi controlada e, neste momento, está sendo realizada uma operação de segurança. "Está sendo feito um pente fino nos pavilhões 5 e 6. Os apenados são conhecidos pela rivalidade entre eles. Mas apesar de tudo, já conseguimos controlar a rebelião", afirmou.
O Presídio do Roger tem capacidade para abrigar 500 presos. Atualmente, a unidade prisional abriga cerca de 1.050 apenados.
Na última sexta-feira (25) uma rebelião já havia sido anunciada quando um preso ligou para o programa Correio da Manhã, apresentado por Samuka Duarte e Emerson Machado, exigindo a troca de comando do atual diretor, David Efraim Nigri, pelo antigo, Josenildo Porto, exonerado na semana passada.“Se não mudar o comando, a casa vai virar no Roger”, disse um detento.

portalcorreio 

Arquivo do blog