Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de março de 2013

Seca no Nordeste afeta 10 milhões de pessoas





Seis estados do Nordeste brasileiro ainda sofrem com a seca, que afeta 10 milhões de pessoas. Na Bahia, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte chove apenas em pontos isolados, o que não resolve a situação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A baixa temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico é a causa da falta de chuva na região.

A reportagem é da Agência Brasil, 04-03-2013.

No Recife, mesmo com a chuva na noite de domingo (3) o racionamento nas áreas planas começou na sexta-feira (1°) e 82 bairros da região metropolitana são afetados. De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, a medida foi adotada porque uma das barragens opera com apenas 19% da capacidade.

sistema prevê que as áreas planas do Recife terão 20 horas com água e 28 horas sem. Nas áreas de morro, o racionamento já era a medida utilizada como prevenção. O rodízio foi adotado levando em consideração a situação dos principais reservatórios de água que abastecem a região, já que no mês de fevereiro choveu apenas 30% do esperado.

O índice de chuva abaixo da média nesses estados é 75%. O restante corresponde à quantidade igual ou acima da média. De acordo com o Inmet, não há previsão de chuva para os próximos cinco dias em Alagoas, Sergipe e na Bahia, que estão com o maior número de municípios ainda em situação de emergência.

No sul dos estados do Maranhão e do Piauí a chuva tem sido constante desde outubro. No Maranhão choveu 190 milímetros (mm) dos 230 mm esperados para todo o mês de fevereiro. Em Teresina, choveu mais que o esperado, 200 mm. Para o Inmet, esses dados indicam que “a situação nesses estados está se normalizando”. No litoral entre Natal e o Recife também chove, mas ainda é muito pouco para abastecer a população.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hemocentro da Paraíba lança campanha de doação de sangue alusiva à mulher


Muitos jovens estão doando sangue. Foto:Marcos Eugênio


O Hemocentro da Paraíba lançou, nesta sexta-feira (8), uma campanha de doação de sangue alusiva à mulher. Com o tema: “Você, Mulher, Seja Também Doadora de Sangue”, a campanha vai se estender durante todo o mês de março.

De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, do universo de doadores de sangue da Hemorrede da Paraíba (mais de 200 mil), somente 23% são mulheres. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%.

“Nesse mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando essa campanha de doação feminina estimulando as mulheres  a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse Sandra Sobreira.

A Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, disse que a falta de informação compromete a doação feminina. “A mulher, assim como o homem, podem doar e apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem a doação em mulheres. O intervalo para cada doação é de dois meses para o homem e três meses para a mulher”, explicou Divane Cabral, adiantando que as ações serão intensificadas para este público, sensibilizando e incentivando as mulheres  para serem doadoras

Coletas externas – Outra ação que estará sendo realizada durante todo esse mês são as coletas externas. Nesta sexta-feira (8), o serviço está acontecendo no município do Conde; neste sábado (9), no conjunto Funcionários III;  dia  13, Central da Construção; dia 15,  Grupamento  de Engenharia; dia 20, Empresa Compel; dia 23, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Bayeux; dia 27, Lagoa do Parque Sólon de Lucena.  Este mês essas coletas já foram realizadas no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena no município de Cruz do Espírito Santo.

Condições para ser doador de sangue
Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
- Pesar acima de 50 quilos.
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida  como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone  (083)3218-7698.


Paulo Cosme

CTB/PB participa de atividade do dia 8 de março no Estado




A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, participou das atividades comemorativas ao dia Internacional da Mulher em Patos em conjunto com as demais entidades dos movimentos sociais, a exemplo de sindicatos, União de Associações Comunitárias, UBM, dentre outras.

Para o presidente da central no Estado, José Gonçalves, além de Patos, aconteceram atividades em outros municípios, onde os sindicatos filiados a central realizaram palestras, atos públicos, panfletagens, em comemoração ao dia e ao mesmo tempo levantando as bandeiras de lutas das mulheres.

A secretária da mulher, trabalhadora da CTB/PB, Lourdinha Bezerra, participou das atividades em Campina Grande desde ontem, iniciando com sessão na Câmara Municipal, através da propositura do vereador Napoleão Maracajá e palestras nas Associações dos Amigos de Bairros, Clubes de Mães, tendo a presença da central sindical.

Foi realizado às 16h na Praça Clementino Procópio no centro de Campina Grande, um ato público, onde a CTB e demais entidades denunciaram o índice de violência no Estado, o preconceito que ainda reina contra a mulher, a luta pela redução da jornada de trabalho, salários iguais ao dos homens nas mesmas funções, contra o assédio moral, sexual, a violência psicológica que se abate contra as mulheres, a questão de gênero, geração de emprego e renda, mais creches, funcionamento das delegacias das mulheres nos finais de semana e feriados.

CTB/PB.

Maternidade celebra o Dia Internacional da Mulher






A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, com visita da diretoria e coordenadores a vários setores do Hospital. Mães, futuras mamães, funcionárias foram agraciadas com uma lembrança pela data, um reconhecimento à importância que elas têm na história da humanidade.

 Muitas mães, surpreendidas pela singela homenagem, demonstraram emoção e agradeceram pelo gesto de carinho, um alimento para sua autoestima, especialmente para aquelas que estão com seu bebê em tratamento e por estarem distantes de suas famílias, de seu lar. Outro objetivo é facilitar a interação e provocar a participação de todos nas atividades, melhorando a autoestima de sua clientela e funcionários.

Escola Cícero Sulpino presta homenagem às mulheres do Município








“A mulher é um efeito deslumbrante da natureza”, assim definiu o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, a representação feminina do ser humano. Hoje, 08 de março, é comemorado no mundo inteiro o dia da mulher, ata que tem origem graças as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

No município de Quixaba, mais precisamente na escola Cícero Sulpino, a data foi celebrada através de um trabalho conjunto entre Secretária de Educação e professores, com o apoio da Prefeitura Municipal, que convidou mães de alunos para celebrarem a emblemática data.

Em uma sala reservada, mulheres de várias idades assistiram a apresentações de slides que exaltavam o poder de luta feminino, seguido de depoimentos de funcionárias da educação de Quixaba que externavam seu contentamento e orgulho do sexo feminino. “Parabenizo a todas as mulheres de Quixaba nesse dia. Mulheres de garra e fibra que possuem testemunhos de vida que comprovam a força da mulher brasileira”, disse a professora Marileuza Gomes.

Maria Rosineide, Secretária de Educação, que recentemente enfrentou e venceu um câncer de mama, emocionada, discursou e destacou a fibra das mulheres.

A Prefeitura Municipal parabeniza a todas as mulheres do país, do mundo e, especialmente, de Quixaba por esta data mais que merecida.


Eduardo Nóbrega

Dia Internacional da Mulher: comemorações têm início com caminhada em Patos




As comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher na cidade de Patos tiveram início às 8h, com uma caminhada que saiu da Praça Edivaldo Motta em direção à Praça Getúlio Vargas, reunindo as secretarias municipais, diversas entidades e grupos de serviços.

De acordo com a prefeita de Patos, Francisca Motta, que participou da caminhada, a mulher patoense atualmente se encontra mais prestigiada e que seu governo apesar de ser para todos, terá uma atenção especial do município.

Ela também conclamou a população para participar da sessão solene em homenagem às mulheres, que acontecerá hoje a partir das 20h, na Câmara de Vereadores. A prefeita garantiu que na ocasião assinará ordens de serviços direcionados à população feminina.

“Me sinto comprometida com a cidade de Patos, e como todos já me conhecem pelo trabalho realizado dentro da política, sabem que irei fazer tudo que estiver ao meu alcance para que as mulheres de Patos sinta-se prestigiadas”, disse a prefeita.

A secretária de Políticas Para as Mulheres, Joana Darc Barbosa, avaliou a caminhada como positiva e disse que este dia representa a luta das mulheres em prol dos seus direitos. A secretária também destacou que a cidade de Patos tem avançado muito no tocante aos direitos da mulher, mas defende que novas políticas podem surgir para melhorar ainda mais essa realidade.

Para a secretária de Saúde do município, Ilana Motta, as mulheres patoenses, têm alcançado patamares cada vez mais elevados, principalmente no que se refere ao poder público municipal. “Acredito que quem mais sai ganhando com isso é a população”, afirma.

Ao término da caminhada, na Praça Getúlio Vargas, aconteceu uma atividade coletiva de Educação Física oferecida pela Academia Jump. Além disso, serviços de saúde e exposições foram oferecidos à população durante toda a manhã. Alunos do Instituto Dr. Dionísio da Costa também participaram realizando uma apresentação cultural.


Hélio Barbosa

Encontro discute pactuação em vigilância sanitárias




Aconteceu ontem, quinta-feira 07, na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos, um encontro envolvendo coordenadores de vigilâncias sanitárias das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, respectivamente 6ª, 7ª e 11ª regiões. Na pauta o processo de pactuação das vigilâncias da Macro com a Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária, para assinatura do termo de compromisso por todos para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida da população.

Todos os municípios recebem R$ 7.200 para investimentos na infraestrutura de sua Vigilância Sanitária, porém muitos não usam os recursos federais para tal finalidade. Outros sequer possuem a lei de implantação da Visa, na Paraíba dez estão nessa situação, segundo Laerge Siqueira, diretor de Articulação de Interiorização da Secretaria de Estado da Saúde, que falou aos coordenadores de vigilância sobre o processo de pactuação e responsabilidades.

Um vídeo foi apresentado tratando da regulamentação da lei orgânica da saúde (Lei 8080), pelo decreto 7508; do contrato organizativo de ações; consolidação do SUS; melhores serviços possibilitados pela pactuação; necessidade de maior participação da sociedade nesse processo; planejamento integrado entre União, Estados e Municípios, dentre outros assuntos.

Laerge explica que o principal problema dos municípios da Macro Patos diz respeito à falta de estrutura para funcionar a Vigilância Sanitária, o que dificulta as ações que precisem ser realizadas. Por se tratar de recursos públicos, gestores municipais podem incorrer em crime de responsabilidade fiscal por não aplicar o dinheiro naquilo que é proposto. “A Agevisa vem orientando os coordenadores, os secretários de saúde nesses encontros, nos da CIR (Comissão Intergestores Municipais) sobre a importância de fazer funcionar sua Vigilância Sanitária. Para alguns a Visa não tem valor, mas ela é de suma importância para o controle e prevenção de doenças”, acrescentou Laerges. 

Leitos desocupados: Juliano Moreira desenvolve projeto para que pacientes voltem à sociedade



Ressocialização e cidadania


O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, desenvolve o ‘Projeto de Desinstitucionalização’, que tem como principal objetivo fazer com que os pacientes da unidade de saúde sejam colocados de volta à sociedade e ao convívio familiar, de acordo com o que determina a lei 10.216\01 da Reforma Psiquiátrica. “Trabalhamos para encontrar os familiares desses pacientes e reatar os vínculos afetivos, esse é o nosso grande objetivo”, explicou a diretora geral do Juliano Moreira, Ana Tereza Medeiros.

Segundo a diretora, desde que o projeto foi implantado, em março do ano passado, 32 leitos já foram desocupados e hoje 16 pacientes estão em fase de adaptação, preparação e ressocialização. Desse total, sete serão encaminhados para a Residência Terapêutica do Bairro de Mangabeira, que tem prazo previsto para começar a funcionar em maio deste ano.

“Esses pacientes, que moravam no Hospital há mais de 20 anos, hoje passaram a viver nas residências terapêuticas, que é um serviço substitutivo e no seio familiar”, disse Ana Tereza.  Ela explicou que esse processo de desinstitucionalização demora cerca de três meses e é conduzido por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, diretores e outros que formam a Comissão Interna de Desinstitucionalização do Juliano Moreira. “Durante esse período, o paciente passa por todo um preparo psicológico e social de readaptação ao convício social e familiar”.

Mesmo estando nas residências terapêuticas ou em casa com os familiares, o paciente é acompanhado pela Comissão Interna de Desinstitucionalização do Juliano Moreira, que avalia a adaptação, o comportamento e a evolução do paciente. Ana Tereza disse ainda que há casos em que a medicação do paciente é fornecida pelo Governo do Estado. “Em todo esse processo a gente conta com o apoio da Igreja, do juiz da cidade onde o paciente se encontra e outras entidades da sociedade civil organizada. É um trabalho feito de forma conjunta”, destacou.

Para a coordenadora do Serviço Social do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Ana Isabel Correia Lima, a desinstitucionalização representa melhor qualidade de vida para o paciente e  contribui para que a sociedade acabe com o preconceito de que essas pessoas são loucas e incapazes de interagir e viver em sociedade.

Ana Tereza Medeiros destacou que as ações de saúde mental que vêm sendo implantadas na unidade de saúde estão dentro da Política Nacional do Governo Federal e da Reforma Psiquiátrica, que quer acabar com as internações. “Temos trabalhado para que o usuário passe o menor tempo possível dentro do hospital, como também na conscientização dos familiares, como forma de promover a reinserção dessas pessoas na sociedade e a inclusão no mercado de trabalho”, destacou a diretora.

Paulo Cosme

Sebrae e parceiros discutem Programa de Bovinocultura Leiteira e convívio com a seca


Projetos atendem a 228 produtores de leite de 58 municípios da Paraíba, com assistência em gestão, qualidade do leite e da reprodução animal

            O longo e agravante período de estiagem no ano passado, que deixou 171 cidades paraibanas em estado de emergência, diminuiu em torno de 50% o rebanho bovino da Paraíba. Com isso, a capacidade de produção leiteira também foi reduzida. Para que os produtores do Estado possam conviver com essa situação, técnicos do Sebrae, da Emepa, do IBS (Instituto Biosistêmico) e consultores, discutiram as estratégias de projetos e ações para um programa sustentável e rentável de convívio com a seca. As ações envolvem o mercado de lácteos, capacitação dos produtores em gestão das propriedades e da atividade leiteira, bem como as tecnologias de produção de palma forrageira, de nutrição animal, de silagem, de gestão estratégica dos recursos hídricos e de melhoramento genético e inseminação artificial dos rebanhos.

            Atualmente, o Sebrae Paraíba atua com cinco projetos, ao longo do Estado, atingindo 58 municípios das regiões de Pombal, Patos, Sousa, Guarabira e Campina Grande. Esses projetos atendem juntos a 228 produtores dessas regiões, que produziram cerca de 10 milhões de litros de leite no ano de 2012, cuja destinação divide-se entre agroindústrias de beneficiamento de leite e produção de derivados, como queijos, iogurtes, bebidas lácteas e também as pequenas queijeiras produtoras de queijos de coalho, manteiga e manteiga da terra.
             “Apesar da estiagem, o mercado de lácteos continua aquecido e as agroindústrias paraibanas, se não conseguirem leite in natura no estado, continuarão adquirindo leite em pó, de outras regiões e do exterior” destacou o gerente de Agronegócios do Sebrae Paraíba, Antônio Felinto Neto.

          Em uma das maiores áreas de gado leiteiro do Estado, o Cariri Oriental, ainda não houve grande diminuição da produção, no entanto, as reservas já estão se exaurindo, conforme relatou o gestor do projeto Leite e Derivados do Sebrae em Campina Grande, Rodrigo Azevedo. “Apesar das dificuldades, temos casos de sucesso na região de Barra de Santana, com alguns produtores incorporando tecnologia, diminuindo custos e evitando os prejuízos”, disse o gestor.

 Nesse sentido foi destacada a construção de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) para a doação de raquetes de palma, para a constituição de um campo de palma resistente à colchonilha do carmim em cada uma das áreas dos projetos.

 Além dessas questões, os técnicos discutiram outras relativas à organização desses produtores para a aquisição de insumos como rações concentradas e sal mineral, a organização de mecanismos de negociação do mercado de bezerros, a recomposição de rebanhos por meio de métodos artificiais de inseminação e o acesso a crédito para investimento e custeio da produção.

            “Na bovinocultura leiteira, precisamos trabalhar com um grande programa e não apenas com ações pontuais”, ressaltou o consultor do IBS, Fernando Gomes que atua na região da cidade de Pombal.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Cuidemos mais do coração das mulheres!



Inácio Andrade Torres



Esse assunto envolve um quadrilátero que muito contribui para a promoção da saúde humana, composto dos fatores: a fisiologia, a emocionalidade, a espiritualidade, e a intelectualidade. Bem equilibrados esses fatores concorrem verdadeiramente para a formação de uma mente e de um corpo saudáveis.

Como estamos vivenciando o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, julgamos pertinente, construir um texto que certamente servirá para uma reflexão sobre a dor feminina, uma questão de gênero pouco debatida na família, na escola e na sociedade. Aqui nos reportaremos à dor como uma experiência sensitiva e emocional desagradável relacionada real ou potencial dos tecidos. A dor como sinal de alerta que avisa a existência de algo errado no funcionamento do corpo, logo aconselhando cuidados.

De início, expliquemos. A dor humana tem as seguintes dimensões: física, psíquica, social e espiritual. A psíquica é a dimensão do sofrimento que pode ter causas associadas à saúde física, mental, social, financeira, espiritual e emocional. A dor psíquica, embora tenha causa invisível, dói muito, machuca, fere, maltrata. Essa dor tem como agentes desencadeadores, por exemplo: o enfrentamento de uma doença crônica, torturas psicológicas, perdas, injustiças, culpa e até medo da morte.

No caso das mulheres, a dor psicológica pode originar-se de violências sofridas na infância e adolescência que podem estender-se até a maturidade e à velhice. A dor da violência sexual, por exemplo, fere o corpo, porém atinge mais a alma, destrói sonhos e acaba com a dignidade da mulher. Para reforçar esses argumentos, utilizaremos a seguir um texto de Onilza Braga que, embora escrito em 1994, realisticamente, comprova a violência contra a mulher na legislação. Situação que, graças a Lei Maria da Penha, tem se transformando, na medida em que diminui injustiças, ampara mulheres agredidas e oferece segurança aquelas que denunciam corajosamente maus tratos. Diz Onilza:

“Em uma cidade do interior de Minas, ficou viúva a mulher de um funcionário da prefeitura. Ela vivia com ele há mais de dez anos e tinham oito filhos, além de três filhos dele com outra, que ela também criava. Mas não eram casados oficialmente. No mesmo dia do enterro, três amigos dele, preocupados com a mulher e as crianças, que eram muito pobres, resolveram tomar providências para que ela recebesse a pensão do INPS como companheira dele. Mas isso não poderia ser assim, de graça, sem mais nem menos. Foram fazer uma vistoria na casa, para ver se ela merecia a pensão!

Voltando, trouxeram o parecer: ‘Ela merece a pensão, sim. E vamos trabalhar para ajudar. Vimos tudo. Não tinha nenhuma roupa de molho no tanque, a casa estava arrumada, as camisas e calças dele penduradas em cabide num cordão que passava de uma parede a outra na quina do quarto, as cuecas estavam lavadas, remendadas e arrumadas numa caixinha. As crianças estavam limpas e as panelas brilhando no estaleiro.’

Ou seja, nem no dia da morte do marido ela poderia ter se atrasado em nenhuma obrigação, ou teria perdido o INPS para terminar de criar os filhos! Mas ninguém se preocupou em saber se estava doente, cheia de varizes, se seus dentes ou a alma, estavam corroídos de desgosto.”

Sem dúvida, nas últimas décadas, as mulheres avançaram muito, tiveram significativos  ganhos sociais e políticos, porém, por outro lado, conforme as estatísticas, na relação saúde e violência, elas continuam necessitando de melhor acolhimento, cuidados e atenção por parte da família (maridos, filhos, netos...) e dos governantes.

Aliás, conforme a Associação Americana de Medicina, na mulher, o estresse produzido por viver em situação de violência constante pode causar transtornos de apetite, sono, fadiga, déficit de atenção, disfunção sexual, dores abdominais e gastrointestinais, problema ginecológicos e outros sintomas.

Médicos e enfermeiros indicam que enfermidades crônicas como asma, epilepsia, diabetes, artrites, hipertensão, e doenças coronarianas são exacerbadas ou precariamente controladas em mulheres que sofrem violência. Mais ainda: um parceiro violento pode usar do poder e controle dentro da relação para limitar o acesso a cuidados de saúde de rotina ou de emergência, proibir a obtenção ou o uso de medicamentos e o prosseguimento do tratamento de doenças crônica (cânceres e outras). Acrescente-se ainda que pesquisas têm demonstrado que mulheres submetidas à violência estão mais  suscetíveis a contraírem o vírus   HIV.

A verdade é que, nestes últimos quarenta anos, se por um lado verificou-se incontestável e surpreendente evolução social, econômica e política das mulheres ocidentais, por outro constatou-se aumento na exposição delas a fatores de risco de doenças cardiovasculares, pulmonares, cânceres e outras. Hoje, em muitos países, proporcionalmente as mulheres estão consumindo mais cigarros que os homens. Com o alcoolismo, não tem sido diferente. O aumento de mulheres alcoolistas aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Mediante a realidade atual, pode-se dizer que o argumento de artigo da Veja, lá de 1994, continua com validade: “A mulher brasileira precisa manter a forma, criar os filhos, evitar que novos apareçam, fazer do corpo uma pilha que não acaba para suas várias jornadas de trabalho. Tudo ao mesmo tempo: cólicas menstruais, hormônio sintético, crises de ansiedade e calmantes.”

Com tantos afazeres a mulher negligencia suas dores do coração. E assim essas dores vão evoluindo e sendo desvalorizadas por elas e pelos profissionais de saúde. São poucos os que percebem a sintomatologia iniciante, as causas dessas dores.  De repente o infarto, uma... duas fisgadas no peito... a ligação para o SAMU... a correria para o hospital. E na antessala, familiares, amigos e curiosos reconhecem, por unanimidade, valores da paciente: essa mulher cuidou mais dos outros do que dela própria, ela foi uma esposa e mãe de família exemplar, viveu sempre a serviço da família, do trabalho e acabou esquecendo-se de dar mais atenção a sua saúde! Fala-se no passado como se a paciente fora a óbito.

O cardiologista João Nussbacher assegura que, “além da maior prevalência de fatores de risco para doença miocárdica e de haver particularidades biológicas próprias do sexo feminino, o coração da mulher é diferente.”

Encerramos esse ensaio com essa reflexão da médica cearense, Maria Angélica Malveira,  (autora do livro: "Porque dói o coração da mulheres.") quando diz: [...] “E o coração vai doendo devagarinho, vai mostrando sinais, provocando palpitações, faltando ar; o coração de todo modo, vai projetando a sua plena existência: padece, se contrai, se alegre, dói e adoece”.

Isso posto, torcemos para que - todos nós homens e mulheres - tomemos mais consciência e adquiramos mais conhecimentos, competência e habilidade para tratarmos, respeitarmos, valorizarmos e cuidarmos cada vez mais e melhor das dores visíveis e invisíveis do coração das mulheres.


quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher no Presídio Feminino de Patos



Palestra sobre autoestima com dinâmicas de grupo. Foto:Marcos Eugênio
As apenadas do Presídio Regional de Patos (Feminino) tiveram uma quinta-feira, 7, bastante movimentada, com diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado amanhã, dia 8 de março.

Logo cedo participaram de um café da manhã especial. Uma série de atividades quebrou a rotina delas. Coleta de sangue para exames clínicos, atendimento médico, exames citológicos, de prevenção ao câncer de colo do útero, prevenção ao câncer de mama, serviços de odontologia e medição do corpo, para um projeto de educação física que está sendo implantado, visando melhorar a saúde das apenadas.

Várias delas participaram de uma palestra proferida pela psicóloga Elizabeth Alves, que tratou da autoestima, com dinâmicas e abordando também as origens do Dia Internacional da Mulher.  A programação foi elaborada pelo sistema prisional, com apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e uma empresa local, que ofertou o café da manhã. 

Marcos Eugênio

Hugo Motta comemora derrubada dos vetos dos royalties




A Secretaria-Geral da Mesa do Senado, que coordena as votações do Congresso Nacional, confirmou há pouco que a maioria dos parlamentares votou pela derrubada dos vetos presidenciais à Lei dos Royalties, em sessão do Congresso ontem à noite. A Secretaria de Informática do Senado (Prodasen) encerrou às 4h30 desta quinta-feira (7) a apuração da votação dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei dos Royalties.

O Deputado Federal Hugo Motta comemorou a derrubada dos vetos. "É a conquista de um objetivo coletivo. Nos mobilizamos e utilizamos por diversas vezes a mídia para definirmos nossa postura diante do veto. Conseguimos mostrar à população a importância da derrubado do veto e as possibilidades de investimento  que srugem para os municípios", relatou.

"Acredito que todos que votaram para a derrubada do veto acordou com a sensação do dever cumprido. Estou com mais vontade de poder trabalhar na Câmara, ainda mais, por melhorias para  vida da  população", concluiu o deputado.

Anúncio

O presidente do Senado, Renan Calheiros, deve anunciar esses números no Plenário do Senado na sessão das 14 horas, devendo fazer um discurso sobre a votação. Em seguida, Renan enviará a parte remanescente do projeto vetado à presidente da República para promulgação. Promulgado o texto, Dilma Rousseff o enviará à publicação no Diário Oficial da União. A nova lei passará a vigorar a partir da data de sua publicação.

A votação

Ao total foram analisados 142 vetos.
Na Câmara, o veto com menor rejeição teve 349 votos e o com a maior rejeição foi de 354 votos. Ao total, 405 cédulas da Câmara foram apuradas. Os votos pela manutenção ficaram entre 41 a 45, em branco entre 2 a 9, e nulo entre 5 e 8 votos.

No Senado, o resultado foi um só com 54 senadores contra os vetos de um total de 63 votantes, 7 votos foram pela manutenção dos vetos, 1 voto núcleo e 1 em branco.

A votação aconteceu sob fortes protestos das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A divulgação oficial do resultado deve ser feita pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, a partir das 14 horas, durante sessão no Plenário do Senado.


Reportagem - Tiago Miranda

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA




ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade e demais disposições legais aplicáveis, convoca todos os jornalistas do Estado para participar de ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, acerca dos encaminhamentos da CAMPANHA SALARIAL, referente à data-base de 01 de abril de 2013, a se realizar na sede do Sindicato, situada na Rua da Areia, nº 735, Centro, nesta Capital, no dia 09 de março de 2013, às 09h00, em primeira convocação, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados ou, em segunda convocação, às 09h30, com qualquer número de associados, para discutir e deliberar, com a maioria simples dos presentes, sobre a seguinte pauta:

1. Proposta de Pauta de Reivindicações;
2. Autorização para que o Sindicato promova negociação direta e com a intervenção do Mediador, previsto na forma da lei, com as empresas jornalísticas de meio impresso, televisão, radiodifusão, internet, assessorias de comunicação e/ou com o Sindicato de sua representação econômica, podendo assinar ACORDOS COLETIVOS ou CONVENÇÃO COLETIVA;
3. Autorização para que o Sindicato instaure DISSÍDIO COLETIVO, na hipótese de malograrem as negociações;
4. Fixação do valor da Contribuição Assistencial.

João Pessoa- PB, 06 de março de 2013


RAFAEL FREIRE SANTANA
Presidente

SINFEMP coordena manifestação dos servidores da saúde de Patos





O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região realizou mais uma manifestação, desta vez com os servidores da Secretaria de Saúde de Patos, na luta por aumento salarial de 25%, incorporação das gratificações na cabeça do contracheque, aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.

Além disso, na pauta de reivindicações estão, condições dignas de trabalho nos postos de saúde, equipamentos de proteção individual, garantia de isonomia salarial para os enfermeiros que trabalham 36 horas com os que trabalham 40 horas, garantia das gratificações para as auxiliares de serviços que entraram recentemente no município, pois as que trabalhavam anteriormente recebem, infringindo o principio da isonomia salarial, liberação dos servidores que estão fazendo mestrado para não serem prejudicados, dentre outras demandas da categoria.

O SINFEMP e uma comissão de servidores, representando diversas funções no município, foram recebidos pela Secretária de Saúde, Ilana Motta, que se comprometeu em analisar todas as reivindicações e o que fosse possível resolver, iria fazer, mas no tocante a falta de material, alegou que tudo tem que passar por licitação, mas que também seria resolvida.

Sobre o aumento salarial afirmou que apenas no final de abril poderia analisar a situação para ver a possibilidade de atender essa reclamação dos servidores .

Para Carminha Soares, presidente do SINFEMP, a participação dos servidores foi importante, pois conseguiu reunir um grande número de associados à entidade, mas que precisa da participação de todos, para se garantir de fato e de direito as reivindicações da categoria.

Avaliando o atendimento a pauta apresentada pela entidade, Carminha afirmou que até o momento, praticamente não foi feita nenhuma contraproposta concreta, de atender as 35 reivindicações apresentadas pelo sindicato a prefeita Francisca Motta e lamentou que os maiores prejudicados são  os servidores que ganham acima do salário mínimo,  a exemplo dos professores que ficaram com os seus salários congelados.

“Todo servidor, inclusive da saúde, que tem como base o salário mínimo teve aumento, mas qualquer outro servidor que supere o salário mínimo na cabeça do contracheque está sendo prejudicado e nós não concordamos com isso”, frisou a mesma.

A sindicalista convidou todos os servidores da saúde para que compareçam a sessão da Câmara Municipal de Patos, nesta quinta-feira, dia 7 de março de 2013.

sinfemp.com.br

Quatro prefeitos têm contas anuais reprovadas pelo TCE



O Tribunal de Contas do Estado emitiu, nesta quarta-feira (6), parecer contrário à aprovação das contas apresentadas por quatro prefeitos paraibanos. No primeiro caso, o de Itatuba, Renato Lacerda Martins, respondeu por despesas não licitadas em montante superior a R$ 1 milhão durante o exercício de 2010.
 
Pelo mesmo motivo, o TCE manteve, em grau de recurso, a reprovação às contas de 2007 do ex-prefeito de Araruna, Availdo Luís de Alcântara Azevedo. Com duas contas na pauta da sessão plenária, o prefeito de Santa Helena, Elair Diniz Brasileiro, teve aprovadas as do ano de 2010 mas desaprovadas as do exercício seguinte em razão de gastos não comprovados com a contratação de serviços. A ele foi imposto o débito de R$ 7.500,00.
 
Aplicações insuficientes em educação e saúde contribuíram para a reprovação das contas de 2011 da prefeita de Barra de São Miguel, Luzinectt Teixeira Lopes. Cabem recursos contra essas decisões.
 
Receberam a aprovação do Tribunal as contas dos prefeitos de Maturéia (Daniel Dantas Wanderley) e Mãe d´Água (Péricles Viana de Oliveira Junior, com louvor do relator Marcos Antonio da Costa). Também, as do Fundo Especial de Proteção do Meio Ambiente e das Câmaras Municipais de Quixaba, Rio Tinto, Santa Cruz  e Mato Grosso, todas do exercício de 2011.
 
Conduzida pelo presidente do TCE Fábio Nogueira, a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Umberto Porto, Arnóbio Viana, Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima e André Carlo Torres Pontes. E, ainda, as dos auditores Antonio Gomes Filho, Antonio Carlos Silva Santos, Marcos Antonio da Costa, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público foi representado pela procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.


Ascom

Paraíba garante R$ 223 milhões para saneamento e abastecimento



A Paraíba será contemplada com mais R$ 223 milhões em projetos de saneamento básico e abastecimento dentro do novo PAC 2. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff em reunião com prefeitos e governadores, entre eles Ricardo Coutinho. Os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Mirian Belchior (Planejamento), Ideli Salvati (Relações Institucionais) e Helena Chagas (Comunicação Social) participaram do encontro.
 
Durante a reunião, o governador paraibano estava acompanhado do secretário do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, e do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Azevedo; e do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que comemorou a seleção do anel viário, obra orçada em mais de R$ 130 milhões.  
 
Após a reunião, o governador Ricardo Coutinho comentou que mais uma vez o Governo do Estado foi selecionado com projetos estruturantes dentro do PAC, justamente em duas áreas prioritárias para os municípios – o saneamento básico e acesso à água. “Estamos junto ao Governo federal trabalhando a quatro mãos uma pauta de desenvolvimento com inclusão social”, destacou.
 
Dentre os projetos contratados do Governo do Estado selecionados para receber recursos do novo PAC 2 estão a implantação do sistema adutor São José com a 3ª adutora de água e a ampliação da estação de tratamento de Gravatá, em Campina Grande (R$ 62,8 milhões), a ampliação do sistema de abastecimento do reservatório de João Pessoa (R$ 10,2 milhões) e sistema de abastecimento para os conjuntos Cidade Verde, Cidade Jardim e adjacências (R$ 9,1 milhões), em João Pessoa, e o sistema adutor Abiaí-Popocas - 3ª etapa, em João Pessoa, sendo R$ 35,7 milhões contratados e mais R$ 88 milhões que serão analisados e contratados pelo Ministério das Cidades.   
 
Na área de saneamento, foram selecionados os projetos apresentados pelo Estado para implantação da rede coletora de esgotamento dos bairros do Cristo e do Bessa. As duas obras representam um investimento de mais de R$ 25 milhões.  
 
O novo PAC está investindo 33 bilhões em saneamento e mobilidade. A presidenta Dilma Rousseff disse que o nível de saneamento das cidades é muito baixo, o que requer um grande esforço dos Estados e municípios. "A União tem a obrigação de apoia-los por uma questão republicana",  destacou Dilma Rousseff
 
Outra prioridade do governo são investimentos em mobilidade urbana das grandes e médias cidades. "Por isso esse novo PAC cidades investe em corredores de ônibus, trens urbanos, VLT´s, viadutos. Esse é um passo muito importante porque tem a ver com a vida das pessoas que trabalham diariamente das grandes cidades", afirmou a presidenta.
 
O secretário do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, informou que o Estado tem até 5 de abril para a apresentação dos projetos de água e esgoto. “Estaremos realizando um esforço concentrado para inscrevermos projetos bem elaborados e continuarmos pontuando bem entre os Estados, assim como ocorreu em outras etapas do PAC”, afirmou.


Secom

Prefeita de Patos entrega Unidade de Saúde totalmente reestruturada em Santa Gertrudes


 

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira, 6, às 18h, a nova Unidade de Saúde Antônio Urquiza, localizada no Distrito de Santa Gertrudes. Participaram do evento, a Filarmônica 26 de Julho, secretários municipais, representantes do poder legislativo, imprensa, entre outras autoridades.
 
Com a reforma e ampliação a Unidade de Saúde agora conta uma enfermaria, consultórios médico e odontológico, cozinha, recepção, banheiros, almoxarifado, além de duas salas, sendo uma para vacinas e uma para controle de peso e para coleta de exames (esses últimos serviços funcionarão em dias alternados).
 
A estrutura possui ainda um jardim bem ornamentado, que além de criar um ambiente visualmente agradável, oferece conforto tanto para os profissionais de saúde, quanto para as pessoas que serão atendidas diariamente em suas instalações.
 
A partir de agora a unidade passa a atender uma população de cerca de 2 mil pessoas. Além de ser uma reivindicação antiga da população do distrito, a unidade representa um avanço na busca da saúde pública de qualidade, além de promover maior igualdade de atendimento.
 
Segundo a prefeita de Patos, Francisca Motta, que há poucos dias esteve no distrito para fazer a entrega de um novo ônibus escolar, as melhorias realizadas na unidade de saúde são parte de uma obrigação de sua gestão para com o povo. A prefeita ainda destacou que o diferencial da Unidade Básica de Saúde será a realização de exames laboratoriais, e posteriormente chegará o eletrocardiograma e ultrassonografia. A prefeita também revelou que outras melhorias, além da reforma da Ambulância, serão destinadas à Santa Gertrudes, a exemplo do ginásio de esportes e calçamentos.
 
Já a secretária de Saúde, Ilana Motta, relatou que tratou-se de um momento de comemoração por um sonho concretizado, e que retrata o esforço e compromisso do município em continuar trabalhando pelo melhor do distrito de Santa Gertrudes. A secretária ainda firmou que outras melhorias serão implantadas na unidade de saúde Antônio Urquiza.
 
Para o vereador, Digo Medeiros, que participou da cerimônia de inauguração, foi muito positivo estar participando da inauguração, sobretudo por ele ter solicitado da prefeita Francisca Motta que fosse realizada tal reforma. “Fico feliz em ver que a prefeita também foi solidária a minha intenção, dando prioridade a essa reforma da unidade de saúde de Santa Gertrudes”, disse.
 
Maurivan Alves, morador de Santa Gertrudes, comentou que a estrutura depois passada pela reforma está com uma nova cara e bem mais ampla em termos de ambiente e serviços. Ele também lembrou que facilitará a vida dos que precisam se deslocar para Patos em busca de fazer exames.
 
Atualmente, a cidade de Patos possui 34 (trinta e quatro) postos de atendimento básico de saúde, distribuídos em todos os bairros da cidade. Todos eles possuem equipes do PSF que visitam as famílias e fazem o acompanhamento do pré-natal e de clínica médica geral, sempre com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização sobre procedimentos básicos para evitar doenças.

Hélio Barbosa
 

Arquivo do blog