Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de abril de 2013

Goleiro Bruno perde direito de trabalhar em presídio por indisciplina


O goleiro Bruno Fernandes perdeu o direito de trabalhar na lavanderia da Penitenciária Nelson Hungria por tempo indeterminado depois de cometer um ato de indisciplina, informou neste sábado (6) a Secretaria e Estado de Defesa Social (Seds). O atleta, detido em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, teria tido um desentendimento com outro preso. A Seds não informou o que motivou a advertência, que passou a vigorar na segunda-feira (1º). Ainda de acordo com a secretaria, Bruno também foi encaminhado a outro pavilhão, em uma ação rotineira de movimentação de presos. Em março de 2013, o jogador foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio.

A cada três dias trabalhados na lavanderia, Bruno tinha um dia reduzido à pena. Segundo a secretaria, futuramente, o atleta poderá retomar o direito, mas, para isso, o comportamento dele será avaliado. Sobre a troca de pavilhões, a Seds também informou ser uma medida de segurança para que os presos não firmem contatos por longos períodos, mudando constantemente de celas.

G1

Mulheres devem administrar a Igreja?


             José Nunes - Diácono e jornalista

   Em meado do século passado, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o bispo auxiliar Dom Eugênio Sales, antecipando-se ao Concílio Vaticano II que trouxe nova luz para a Igreja, colocou mulheres como gestoras de paróquias, num gesto até certo ponto ousado na época. Igualmente abriu espaços onde pudessem expressar sua capacidade de praticar atitudes e ornamentar a vida comunitária durante o embrião do que seria a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    Hoje, quando o Papa Francisco sinaliza de que as portas da Igreja serão escancaradas, visto que João XXIII abriu as janelas, porque não transferir para as mulheres a gestão administrativa e financeira de Paróquias, para que os presbíteros e diáconos reservem mais tempo ao pastoreio e dedicação à escuta dos pobres e dos necessitados de orientação espiritual.

   Se as mulheres conquistaram os mais elevados postos da administração pública e privada, na Paraíba estão ocupando órgãos de elevado prestigio na sociedade, como a UFPB e o Tribunal de Justiça, sem contar a presença em outros setores, porque não também chegar às paróquias o jeito feminino de conduzir as coisas.

    Se em casa a mulher gerencia com sabedoria o orçamento doméstico muitas vezes reduzido, porque não puxar essa experiência para dentro da Igreja. Ganhariam todos. 

    Nos Atos dos Apóstolos consta que aos diáconos era reservado cuidar, entre outras diaconias, da administração dos bens da Igreja, sem causar perda aos gestos caritativos e de acolhida das pessoas idosas, excluídos da sociedade. Para esse serviço foram escolhidos e levados a serem “os ouvidos e a alma do bispo” (Didascalia Apostolorum), de modo que os epíscopos tivessem mais tempo para destinado ao anúncio das coisas boas que Jesus tinha realizado. 

    Por volta do terceiro século, com a instituição dos presbíteros, os serviços do diácono foram gradativamente sendo assumidos por estes novos ministros ordenados. O grau ministerial do diácono ficou apenas “transitório” para quem fosse ordenado padre.

    O Concílio Vaticano II restaurou o ministério destinado aos diáconos, que exercem em harmonia como o corpo presbiteral, mas cinco décadas depois estes ainda não ocupam na plenitude os espaços a eles destinados por decisão dos Apóstolos e reafirmados pelos epíscopos durante os primeiros séculos. Como nas paróquias a carência de acompanhar pastorais, movimentos e grupos de jovens, e estar ao lado dos necessitados, numa população cada vez mais carente de mão amiga, nada mais salutar a condução da administração de paróquias pelas mulheres, deixando presbíteros e diáconos livres para outras atividades, cada um com os carismas específicos de seu ministério.

   Os primeiros cristãos a contemplar Jesus ressuscitado foram mulheres. As mulheres aparecem no primeiro plano do projeto anunciado por Jesus. Recorde-se o fervor com que Jesus incitou as mulheres a anunciar a Boa Nova, quando encontraram o túmulo vazio. Assim, hoje, com as portas que da Igreja estão se abrindo, são para estas que as mãos devem ser estendidas. 

     Mulheres devem administrar a Igreja? Acho que sim.

    Artigo publicado no Jornal A União em 05/04/2013.

Patos celebra Festa da Divina Misericórdia


Será realizada neste domingo (07), a tradicional “Festa da Divina Misericórdia”, em Patos, Sertão paraibano. Na ocasião, os católicos participam de um momento forte de evangelização e de experiência espiritual. 

O evento religioso terá início às 07h30 com caminhada saindo da Igreja Catedral até a Quadra de Esportes do Colégio Cristo Rei, e tem como pregador o padre Flávio Mamede, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A data está no calendário da Igreja Católica desde o ano 2000, quando foi decretada pelo Papa João Paulo II e acontece sempre no segundo domingo depois da Páscoa.

Este ano o tema da festa é “Toda alma que você crê e confia na Minha Misericórdia irá alcançá-la”, (Diário, 420). Para a data estão previstos momentos de muita música, oração, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa da Misericórdia é considerada o ponto alto da comemoração, que será presidida às 16h00 pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo. 

De acordo com Coordenadora do Grupo da Divina Misericórdia da Paróquia de Santo Antônio, Edinalva Nunes Camboim,  a data faz com que os católicos se voltem para Cristo ressuscitado, e façam uma grande experiência da misericórdia de Deus, sobretudo nesse tempo de festa para a Igreja, o tempo da Páscoa.  

A festa
O Papa João Paulo II, em Maio de 2000, instituiu a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja Católica, decretando que a partir de então o segundo Domingo da Páscoa passasse a se chamar Domingo da Divina Misericórdia.

Segundo a Igreja, por meio de  Santa Faustina Kowalska, Jesus prometeu que neste dia, estariam abertas as “entranhas da sua Misericórdia” e que derramaria todo um mar de graças sobre as almas que se aproximarem dela. Ainda de acordo com a devoção da Igreja, os fieis que se confessarem e comungarem neste dia alcançarão indulgencias.
 Por Airton Alves

Três acusados de furtos são presos após provocar acidente grave no Posto da PRF




João Pessoa – 06/04/2013 – Na manhã desta sexta-feira (5), três elementos que ocupavam um Fiat Siena, após colidir com uma motocicleta e provocar ferimentos graves em uma pessoa, fugiram para se livrar da responsabilidade, mas foram pegos com ajuda da Polícia Militar em Gurinhém.

O condutor do automóvel ocasionou o acidente de trânsito em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Café do Vento na BR-230, onde colidiu com uma Honda Biz e evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima. Um homem que conduzia a motoneta ficou caído na pista e sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa pela PRF.

Policiais rodoviários federais saíram em perseguição ao veículo que foi interceptado logo em seguida nas imediações do acesso da cidade de Gurinhém/PB, por uma guarnição do 8º Batalhão da Polícia Militar.

Os três ocupantes do Siena não portavam documentos pessoais, e ainda, no porta-malas do automóvel, havia diversos aparelhos de som automotivos e um notebook, que pelas características, certamente são produtos de furtos.

Os acusados, um homem de 22 anos que segundo ele, responde a dois processos criminais em Campina Grande, outro de 30 anos que afirmou ter já cumprido pena por roubo e, o último que declarou ser menor de 16 anos, juntamente com o veículo e material aprendido, foram encaminhados para Delegacia de Policia de Sapé/PB.




Inspetor Genésio Vieira
NUCOM/PRF-PB

Pastoral Carcerária promove Iniciação Cristã de detentos em Patos


O Presídio Masculino de Patos (Penitenciária de Segurança Máxima Procurador Romero Nóbrega) recebeu nesta sexta-feira, 05 de abril, a visita do Senhor Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva. A visita teve como objetivo uma Solene Celebração Eucarística na qual foram batizados, crismados e eucaristizados seis internos que há alguns meses vinham sendo preparados e acompanhados pela Pastoral Carcerária.
 
Já minimamente introduzidos nos mistérios da fé, tendo manifestado o sincero desejo de caminhar conforme o Evangelho, os seis catecúmenos receberam o Sinal da Cruz, a Sagrada Escritura e a Unção Catecumenal em celebrações precedentes ao longo da Quaresma. Conforme o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), era mais conveniente que o próprio Bispo Diocesano conferisse os sacramentos pascais, sobretudo nestes últimos dias da Oitava da Páscoa.
 
Algumas famílias dos internos foram visitadas pela Pastoral e alguns parentes se fizeram presentes à celebração com prévia permissão da Direção do Presídio que em tudo se fez muito cordial e compreensiva no processo de Catequese dos seis internos. O próprio Bispo, em nome da Pastoral Carcerária, agradeceu enormemente aos esforços de Jardson e Leandro, Diretor e Vice-Diretor daquela unidade prisional.
 
A Celebração procedeu muito tranquilamente no pátio do Presídio que, naquela tarde se tornou verdadeiro altar no qual o Cristo esteve presente, de maneira particular na pessoa do sucessor dos apóstolos, junto aos seus irmãos encarcerados.
 
A Pastoral Carcerária pede a oração de todos por estes seis neófitos tão especiais e agradece a todos os clérigos e leigos que com generosidade ajudaram na realização deste evento tão incomum, comovente e profético. 
 
Daniel Araújo
Pastoral Carcerária

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Programa “Bem Saudável” será lançado em Patos nesta segunda-feira


Prevenção
Praça de Perequeté será a primeira a receber a Academia da Saúde. Foto:Marcos Eugênio

Adicionar legenda

Investindo na prevenção de doenças e no estímulo aos cidadãos para a realização de atividades físicas, a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde lançará na próxima segunda-feira, 08 de abril, o programa de prevenção em saúde "Bem Saudável".


O programa oferecerá aos patoenses que utilizam o perímetro do Canal do Frango e do Terreiro do Forró para a prática da caminhada, acompanhamento de educadores físicos e técnicos de enfermagem. 

De acordo com a secretária de Saúde Ilanna Motta, o Município irá incentivar e auxiliar a prática da caminhada, investindo na prevenção de doenças.  

“As pessoas já buscam esses espaços regularmente, para a prática da caminhada, mas queremos incentivar ainda mais, disponibilizando educadores físicos para melhor orientá-los e técnicos de enfermagem, que farão aferição de pressão arterial e exames de glicose, oferecendo mais segurança aos praticantes dessa atividade física. O nosso intuito é atrair ainda mais caminhantes,” informou a Secretária.

Para a execução do programa, a Prefeitura Municipal uniu esforços da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Executiva de Esportes e da Superintendência de Trânsito, que já havia iniciado um trabalho de conscientização de condutores, diante do fluxo de caminhantes.

De acordo com a secretária Ilanna Motta, toda a população está convidada a participar, nesta segunda-feira, 08 de abril, do lançamento do programa de prevenção "Bem Saudável," a partir das 6h da manhã e às 17h, no Canal do Frango. Na terça-feira, dia 09, o lançamento acontecerá no Terreiro do Forró, às 6h da manhã e às 17h. Já na quarta-feira, 10 de abriu, o programa “Bem Saudável,” será lançado na Praça Perequeté, através da inauguração da Academia de Saúde, às 16h.

O município também foi contemplado com três “Academias da Saúde”. A primeira começa a ser implantada na Praça Cícero Golçalves (Praça Perequeté), outra na Praça Alcides Carneiro (Nossa Senhora de Fátima) e a terceira em uma praça do Jatobá.


Coordecom


Cuidados no trânsito


Foto:Marcos Eugênio

A Serra de Teixeira historicamente tem sido um dos trechos rodoviários do Estado da Paraíba que inspiram maiores cuidados dos condutores de veículos. Atenção deve ser redobrada, não apenas com a sinalização, velocidade, estado físico dos condutores, já que boa parte desses acidentes tem como causa cochilos. A parte mecânica, a exemplo dos freios, devem ser testados antes da serra ser encarada.  

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Patos sedia I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha



Acontece no próximo dia 10, quarta-feira, em Patos, o I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha. O evento é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, com realização da 6ª Gerência Regional de Saúde.

O objetivo é discutir o processo de implantação da Rede Cegonha na regional Patos. Para isso foram convidados todos os municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª GRS. Dentre os participantes, a coordenadora estadual da Saúde da Mulher, Fátima Morais (SES).

Os conceitos e objetivos do Fórum serão apresentados por Anna Renata Lemos, apoiadora do Ministério da Saúde e na sequência Fátima Morais faz explanação sobre o tema do encontro.
Grupos de trabalho serão criados e cada um irá elaborar seu plano de ação regional com as referências de pré-natal e assistência ao parto.

A direção clínica da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, a diretoria do Instituto Fibra, que ora administra esse Hospital Amigo da Criança, também farão parte das discussões em prol de avanços para uma política de saúde mais abrangente e de melhor qualidade para as mulheres.

Questionamentos irão nortear as discussões em torno da pactuação dos exames e consultas de pré-natal, seja de baixo e alto risco e de que forma isso vem ocorrendo; como está o processo de vinculação da gestante com a maternidade em seu município, dentre outras que vão contribuir para o fortalecimento da saúde da mulher e seu filho, através da Rede cegonha.

Ao final do evento os grupos farão o registro dos encaminhamentos que vão contribuir na construção do plano estadual da Rede Cegonha, que possui para a região de Patos recursos de mais de R$ 9 milhões para oferecer maior garantia de qualidade do acesso ao pré-natal, ao parto e pós-parto. 

Laudo afirma que Chorão morreu por overdose de cocaína


Alexandre Magno Abrão, o Chorão do Charlie Brown Jr., morreu de overdose de cocaína, de acordo com o laudo necroscópico da Polícia Científica de São Paulo, divulgado nesta quinta-feira (4). As informações são da rádio CBN.
O documento afirma que foram encontradas quase 4,8 miligramas do entorpecente por milímetro de sangue do cantor. Ele foi encontrado morto em seu apartamento, na zona oeste da capital paulista, no último dia 6 de março. Alexandre tinha 42 anos.
Terra

Atletas de Patos participam do Jiu-Jitsu Open de Natal



O Jiu-Jistu, arte marcial japonesa, introduzida no Brasil na década de 20 do século passado, vem cada vem mais ganhando adeptos em nosso território. Em Patos a equipe Nova Geração Patos, cerca de 30 a 35 pessoas praticam esse esporte na Academia de Vital, no Santo Antônio. Do total, dez vão participar nos dias 27 e 28 deste mês da primeira edição do Jiu-Jitsu Open, evento que reunirá cerca de dois mil atletas de todo o país.



Em se tratando de Brasil, onde o esporte não recebe o apoio devido, a falta de incentivos é mais um aperitivo para esses jovens atletas, de vários níveis, da faixa branca à marrom, que vão com intuito, não apenas de competir, mas de aprender, fazer intercâmbio, aprimorar conhecimentos.


A equipe, que tem como professor Gelson Teixeira, faixa marrom, treina fortemente para essa competição, de segunda a sexta, à noite, a partir das 22h, segundo Emanuel Lira, faixa azul.

O Open de Jiu-Jitsu, uma realização da HC Sports, acontecerá no Ginásio do Sesi, em Natal. Serão oferecidos R$ 20 mil em prêmios e disputas em todas as categorias. É grande a expectativa da organização do evento em relação ao sucesso, devido a confirmação de atletas do mais alto nível de diversos estados brasileiros. A equipe do Jiu-Jitsu de Patos está buscando apoio para a viagem.

Marcos Eugênio

CONSCIÊNCIA RESPONSÁVEL


Foto: HD Pedagogia


Iara da Silva Machado

Responsabilidade é a condição ou qualidade de ser responsável. O Ser Responsável é aquele que realiza com fidelidade os deveres ou encargos que lhe são conferidos; respondendo pelos seus próprios atos ou de outrem, tornando-se de caráter moral, quando defende os valores éticos pertencentes aos outros e a vida.

A responsabilidade pode ser deferida, desde quando é delegada por uma autoridade ou Lei, a fim de ser cumprido o estatuto que estabelece e caracteriza os valores e compromissos a serem considerados.

Essa é a mais comum, encontrada em toda parte.

Além dela, existe aquela que é conquistada pelo amadurecimento psicológico, pela conscientização inerente as experiências resultantes da evolução.

Muitas vezes, a responsabilidade que se torna atributo do caráter moral do indivíduo faz-se grave empecilho ao processo de engrandecimento do ser, caso o seu portador se atenha a letra ou ao limite do estabelecido, sem examinar a necessidade que lhe é apresentada, do ponto de vista da compreensão.

Graças a conceituação de responsabilidade, criminosos de guerra e servidores rudes buscam passar a imagem de inocência ante a crueldade que aplicaram, informando que cumpriram ordens, na desincumbência das infelizes tarefas e que estavam sujeitos a imposições mais altas que deveriam atender.

Outros, responsáveis por massacres cruéis e atitudes agressivas, refugiam-se na transferência de responsabilidade, elucidando que deveriam agir conforme o fizeram, ou sofreriam as consequências da desobediência.

Nas instituições militares a responsabilidade cega o indivíduo, de modo a obedecer sem raciocinar e a cumprir ordem sem discuti-la ou justifica-las.

Os tímidos, os medrosos, os aproveitadores, todos são necessariamente portadores de responsabilidade.

Os sicários dos campos de concentração e os belicosos sistemáticos fomentadores de guerras, que as fazem com crueldade, assim procedem, dizem, para se desincumbir das determinações que recebem dos seus chefes e comandantes.

A responsabilidade para ser verdadeira, não pode compactuar com a delinquência, nem ignorar os mínimos deveres de respeito para com a vida e para com as demais criaturas. (Grifo Pessoal).

A responsabilidade que resulta do amadurecimento psicológico, e que é adquirida pela vivência das experiências humanas, harmoniza o dever com a compreensão das necessidades dos outros, conciliando o cumprimento das atividades com as circunstâncias nas quais se apresentam.

Considerando-se a existência física como sendo um breve período de aprendizagem, ao longo das existências o ser adiciona ao conceito de responsabilidade os contributos do amor, dessa forma, identificando os melhores meios de agir, quando pode e deve – com consciência – não se precipitando a tomar decisão, quando deve, mas não pode, ou quando pode, mas não deve – responsabilidade inconsciente. (Grifo Pessoal).

Adaptado do livro AUTODESCOBRIMENTO UMA BUSCA INTERIOR
Joanna de Ângelis (Divaldo Pereira Franco)

Secretaria Municipal de Agricultura divulga relatório com ações de redução aos impactos da seca



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) elaborou um relatório de atividades voltadas para o combate à seca na cidade de Patos e zona rural. De acordo com o secretário Sebastião dos Santos Lima, o documento relata as principais ações e medidas que o município vem executando para minimizar o sofrimento de muitos, sobretudo do homem do campo.
Ainda de acordo com o secretário, apesar de várias solicitações feitas às esferas federal e estadual, o maior problema continua sendo em relação ao repasse de recursos em tempo hábil. Dentre as solicitações do município ao governo do estado, o auxílio para a perfuração e instalação de poços artesianos tem sido o mais urgente.
Confira a lista de ações para mitigação dos efeitos da seca contidas no relatório:
1 - Parceria com a Conab para melhoria da estrutura de atendimento na distribuição do milho subsidiado a baixo custo, dando a oportunidade aos produtores alimentarem seu rebanho;
2 – Cadastro dos agricultores para o Garantia Safra 2012/2013; 
3 – Aumento de vagas do Garantia-safra referente à 2012/2013. O benefício aumentou de 353 para 494 o número de beneficiados;
4 – Orientação e divulgação do Bolsa Estiagem junto aos agricultores não aderidos ao Programa Garantia Safra;  
5 – Inclusão do município na Operação Carro Pipa do Governo Federal, que atende cerca de 132 famílias semanalmente com a distribuição de água potável, tendo a supervisão da SEMADS;
6 – Distribuição de água às demais famílias através de carros-pipa por meio de convênio com o estado, tendo o município realizado o segundo contrato;
7 – Distribuição de forragem conservada, torta e soja, subsidiada, em parceria com a Empasa;
8 – Parceria com o Estado na distribuição gratuita de silagem quinzenal, para agricultores cadastrados na Defesa Agropecuária;
9 – Convênio com o Governo Estadual para distribuição de 10 mil raquetes de palma forrageira para propagação;
10 – Aquisição, através do deputado Hugo Mota, de uma Patrol, uma Retroescavedeira e dois Tratores de Pneu;
11 – Aquisição, através do MAPA, de um Trator de Esteira e uma Retroescavadeira;
12 – Reforma de alguns poços na zona rural com recursos do município, mesmo havendo dificuldades financeiras para tais procedimentos;
13 – Solicitação para abertura de 50 poços artesianos junto à Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba, estando no aguardo da decisão;
14 – Contratação de uma retroescavadeira por 60 dias, a fim da construção de bebedouros e cacimbas para benefícios das famílias da zona rural.
15 – Solicitação ao deputado federal, Hugo Mota, de verba para perfuração e instalação de 50 poços, a serem distribuídos nas comunidades rurais;
16 - Inscrição de agricultores junto ao PROPAC para construção de cisternas placa.

No ano corrente, a região de Patos vem apresentado baixos índices pluviométricos totalizando até o mês de março um total de 160,8 mm. Sendo que no mês de janeiro foram somados 36,1 mm; fevereiro, 50,0 mm; e março 74,1mm, impossibilitando deste modo práticas agropecuárias, causando concomitantemente transtornos à população rural.


Hélio Barbosa

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Produtora realizará teste de elenco infantil para filme nesta sexta, em Patos




A DS Produções realizará nesta sexta, dia 5 de abril, na Fundação Ernani Sátyro, a seleção do elenco infantil do filme ‘O vendedor de coisas’. O curta-metragem, que será produzido na cidade de Patos, selecionará crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos.

O teste acontece das 19 às 20 horas. Os interessados deverão participar da audição acompanhados de um responsável.  A ficha de inscrição estará disponível no local do teste.

Tendo o sertão como pano de fundo, ‘O vendedor de coisas’ contará a história de uma moça, chamada Rosa, que foi desiludida. “O enredo trará questões de alguém que está descobrindo um verdadeiro amor”, revelou Deleon Souto, diretor do filme.


Toma posse nova Comissão Municipal de Emprego, Trabalho e Renda



Os novos componentes da Comissão Municipal de Emprego e Renda de Patos foram empossados na manhã desta quarta-feira (03), para um mandato de três anos. O ato aconteceu na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Tiradentes, 232, no Centro da Cidade.

Instituída nos termos da Resolução 80/95 do Decreto Municipal 064/2011 de 5 de julho de 2011, a Comissão tem por finalidade propor medidas e ações que visem à geração de emprego e renda, além de representar condição necessária para a transferência de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para micro e pequenas empresas, trabalhadores de baixa renda, desempregados, artesãos e outros profissionais do setor informal.

Segundo o Secretário Executivo de Articulação Social, Taunai Dantas, a Comissão é uma instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, constituída por representantes do governo, trabalhadores e empregadores. Representa a participação da sociedade organizada na administração do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em nível estadual. “A nossa preocupação vai ser articular com entidades, ONGs, Faculdades, em fim todos os seguimentos da sociedade para que possamos ter um banco de dados, juntamente com o SINE, aumentando assim, a geração de emprego e renda do município”, explicou o Secretário.

A Comissão Municipal de Emprego e Renda é composta por:

Representantes do Governo Municipal e Estadual – Secretaria Executiva de Articulação Social (Taunai Dantas), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação (Everaldo Lima dos Santos) e EMATER/PB (José Vespurcci de Sousa Nóbrega – Presidente da Comissão).

Representantes dos Empregadores – Associação Comercial (Osvaldo Fernandes Mota); Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL (Otton Ferreira) e Sindicato do Comércio Varejista (Vicente Martins da Nóbrega).

Representantes dos Trabalhadores – Associação de Apoio à Mulher Patoense (Maria do Socorro Cavalcante Ferreira), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (Edivânia Joana de Melo) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (José Martins Erminio).

Lusângela Azevedo

José de Abreu sobre depressão de Chimbinha: 'Eu também sofreria por conviver com Joelma'


Apesar de a procura por shows do Calypso ter despencado de forma impressionante, Joelma e Chimbinha geraram enorme repercussão nos últimos dias.

A cantora causou muita polêmica ao se dizer contra o casamento gay e comparar homossexuais a drogados e, para piorar, viu seu marido declarar que estar sofrendo de depressão.

O ator José de Abreu, que recentemente assumiu sua bissexualidade, não ficou alheio a toda esta confusão e utilizou de ironia para criticar Joelma.

Em seu Twitter, ele republicou a mensagem de uma seguidora que dizia "eu também sofreria por conviver com  Joelma".

Além de José de Abreu, diversos outros famosos, como Adriane Galisteu, Betty Faria e Aguinaldo Silva, se posicionaram contra as palavras de Joelma.

R7

Adolescente confessa que matou ex-namorada com 30 facadas


Um adolescente de 15 anos de idade se apresentou à polícia na tarde desta terça-feira (2) e confessou ter assassinado com cerca de 30 facadas a ex-namorada, a adolescente T.F.O, 14 anos, que morava em Tambaú, e foi encontrada morta dentro de um riacho no final do bairro do Bessa, em João Pessoa, no início da manhã da ultima sexta-feira (29).
Com a presença de um advogado e da mãe, o adolescente confessou friamente como cometeu o crime. Ele disse que na noite do assassinato convidou a jovem, com quem tinha um relacionamento conflituoso, para irem a Cabedelo. Os dois desceram do ônibus em Intermares para conversar em um local isolado e nesse momento o adolescente acabou assassinando a jovem.
Ele contou que após o crime ficou sujo de sangue, chegou a tomar banho no mar e depois jogou a faca dentro da água.
Da Redação (com Paraiba.com)
Foto Aguinaldo Mota

terça-feira, 2 de abril de 2013

Hugo Motta comenta aprovação do PL que regulamenta a profissão de tecnólogo



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a proposta que regulamenta o exercício da profissão de tecnólogo. O texto já havia sido aprovado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Educação. Como ele tramita de forma conclusiva, será enviado ao Senado, a menos que haja recurso para análise pelo plenário da Câmara.

Para o deputado Hugo Motta, a aprovação do Projeto de Lei nº 2.245/2007 é um grande passo para uma maior valorização desses profissionais. "Estivemos empenhados, mobilizando a categoria e discutindo a importância da profissão para a sociedade. Já havíamos conversado com os alunos de Tecnólogo em Segurança do Trabalho em Patos, onde os mesmos expuseram a importância do reconhecimento da profissão e, de imediato, começamos a mobilizar em prol da categoria", disse.

Hugo Motta ressaltou a importância da existência do curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho em Patos. “A cidade de Patos é privilegiada por ter uma instituição federal como o IFPB oferecendo o curso de tecnólogo do trabalho, uma profissão essencial nos dias de hoje, já que leva segurança para os trabalhadores no ambiente de trabalho. Por isso, não podemos deixar de apoiar e lutar por esse projeto”, afirmou Hugo Motta.

No início de junho de 2012, o parlamentar declarou apoio ao Projeto de Lei que regulamenta a profissão de Tecnólogo. Em conversa com a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), relatora do PL , a pauta foi agilidade na inserção do projeto na pauta de votação.

Qualificação

Reginaldo Lopes, autor do PL, acredita que a proposta deverá estimular a qualificação dos profissionais no País. “O Brasil vive um apagão de mão de obra. A maior parte dos países desenvolvidos tem até 60% de seus estudantes em cursos técnicos profissionalizantes. Com a regulamentação, damos cidadania a milhões de brasileiros que investiram tempo em cursos de tecnologia e não tiveram suas profissões reconhecidas”, argumentou.

Pela proposta, entre as atividades dos tecnólogos estão:

  • - análise dados técnicos, desenvolver estudos, orientar e analisar projetos;
  • - supervisão e fiscalização dos serviços técnicos dentro das suas áreas de competência contempladas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC;
  • - consultoria, assessoria, auditoria e perícias;
  • - ensino, pesquisa, análise, experimentação e ensaio;
  • - condução de equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de equipamentos.

De acordo com o PL 2245/07, os tecnólogos deverão solicitar o registro nas ordens ou nos conselhos de fiscalização profissional de acordo com a sua área de atuação.


Ascom

Operação Pão e Circo: CGU entrega 45 relatórios ao MPE




Quarenta e cinco relatórios contendo análises feitas por técnicos da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU) em documentos apreendidos durante a Operação Pão e Circo, envolvendo 12 prefeituras paraibanas, foram entregues na tarde desta segunda-feira (1º) ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). Depois de avaliados pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, os documentos vão servir de mais subsídios para que o Ministério Público faça o encaminhamento da ação judicial, visando a condenação dos envolvidos nas irregularidades.
 
Os relatórios foram entregues pelo próprio chefe da Controladoria Regional da União no estado da Paraíba (CGU-PB), Fábio da Silva Araújo, ao procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. “É um orgulho para nós essa parceria com a CGU, sempre muito frutífera, principalmente em relação à Operação Pão e Circo, que é de uma repercussão muito importante para o Ministério Público”, ressaltou o procurador-geral de Justiça. “Que a nossa parceria ocorra por muito tempo, de forma ainda mais melhorada”, completou Fábio Araújo.
 
A entrega dos documentos ocorreu na sede do MPPB em João Pessoa e também foi acompanhada pelos promotores de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco; Herbert Vitório Carvalho, também integrante do Gaeco; e João Arlindo, coordenador das Assessorias do Procurador-Geral. Os 45 relatórios envolvem as prefeituras das cidades de Mulungu, Mamanguape, Sapé, Solânea, Santa Rita, Alhandra, Boa Ventura, Cabedelo, Capim, Cuié de Mamanguape, Conde e João Pessoa.
 
A Operação Pão e Circo foi deflagrada no dia 28 de junho do ano passado para desarticular um esquema criminoso destinado a fraudar licitações e desviar recursos públicos federais, estaduais e municipais. Na ocasião, três prefeitos foram presos. As irregularidades motivaram o MPPB a ingressar com medida cautelar pedindo o afastamento dos três gestores. Na época, o pedido foi deferido pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho.
 
A operação deflagrada em junho foi o resultado de um ano de investigações feitas pelo Gaeco, que constatou a participação direta de prefeitos, seus familiares e servidores públicos, além de empresas “fantasmas” constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval, Carnaval fora de época, aniversários das cidades etc.).
 
As fraudes - As fraudes eram feitas em licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação, contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifício, shows pirotécnicos, aluguéis de banheiros químicos e serviços de segurança.
 
Vinte e oito mandados de prisão temporária; 65 mandados de busca e apreensão; sete mandados de condução coercitiva e ordens de sequestro de bens móveis e imóveis expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região foram cumpridos em várias cidades paraibanas e no estado de Alagoas. Os prefeitos de Alhandra, Solânea e Sapé foram presos.
 
Mais de 40 mil gravações com autorização judicial foram feitas. As investigações apontaram também o superfaturamento dos objetos contratados, a inexecução dos serviços contratados e documentos forjados atestando a falsa exclusividade de artistas e bandas para justificar irregularmente o procedimento de inexigibilidade de licitação. O esquema era comandado por empresários de dentro das próprias prefeituras. Estima-se que foram desviados mais de R$ 65 milhões dos cofres públicos.
 
Os mandados de prisão temporária expedidos compreenderam, na época da operação, os prefeitos de Sapé, Solânea e Alhandra; as primeiras-damas de Alhandra e Solânea, além de secretários municipais de Sapé, Santa Rita e Solânea; servidores públicos; empresários que atuam no ramo de eventos festivos e outros servidores públicos. Eles foram acusados de falsificar documentos públicos e privados, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária (sonegação), corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, desvio de verba pública, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


Ascom

Dilma presente na 17ª reunião da Sudene



A presidente Dilma Rousseff confirmou presença na 17ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, nesta terça-feira (02), a ser realizada em Fortaleza (CE), em que estarão em pauta três resoluções que tratam da atuação do Governo Federal em relação à seca que atinge o Nordeste.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentará um balanço das ações implementadas para enfrentar a estiagem e anunciará novas medidas a serem adotadas. Uma das resoluções das resoluções a serem apreciadas pelos conselheiros se refere à autorização concedida ao Banco do Nordeste para promover a adequação do Plano Aplicado do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) dos exercícios de 2012 e de 2013, dando continuidade ao Programa Emergencial para a Seca.
Uma outra resolução, de Nº 62, trata da autorização ao Banco do Nordeste do Brasil para “proceder a suplementação do orçamento dos recursos do Programa Emergencial para Seca, no exercício de 2012, em R$ 130 milhões, de forma que a dotação adicional, aprovada pela Resolução Condel nº 062/2012, passasse de R$ 150 milhões para R$ 280 milhões, a fim de perfazer o total de R$ 1,78 bilhão, valor equivalente à demanda daquele ano; como também, a reprogramação da dotação de 2013, do Programa Emergencial para a Seca, reduzindo-a de R$ 250 milhões para R$ 120 milhões”.
Será votada, ainda, a autorização ao Banco do Nordeste para adequar o Plano de Aplicação do FNE do Exercício de 2013, dando continuidade ao Programa Emergencial para Seca, com a suplementação de R$ 500 milhões oriundos de remanejamentos do Programa de Aplicação de 2013.
Outros assuntos a serem abordados são a adequação de procedimentos operacionais do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) ao Decreto nº 7.838, de 09 de novembro de 2012, e a apreciação da proposição que trata dos resultados e impactos do FNE no 1º semestre do exercício de 2012.
Da Redação com assessoria

Arquivo do blog