Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Francisco – O Papa da Boa Nova

www.jornalextra.com.br
Por Inácio A. Torres

Durante a estada de sua Santidade o Papa Francisco, no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, agendamo-nos, com antecipação, para melhor apreciarmos suas falas. Ouvimos alguns de seus discursos, homilias e entrevistas. Pinçamos trechos dos mesmos e agora, em citações indiretas e adaptadas, apresentamos no resumo abaixo. São pensamentos sábios e úteis para a vida de todos nós. Diz ele referindo-se a sua moradia. Gosto de viver com as pessoas. Essa foi a razão para morar na Residência Santa Marta. Ali moram várias pessoas, cardeais e religiosos.  Esse espaço permite viver-se pertos dos outros, compartilhar com todos eles um cotidiano saudável. A antiga morada do papa não é tão sofisticada, mas só reduz-se em uma vida solitária.

O sacerdote deve dar um testemunho de pobreza, para isso escolheu a vida religiosa. Ele deve estar junto do povo, parecer com o povo. Ao escolher um carro simples e que satisfaz minhas necessidades de
mobilidade apenas justifiquei a prática de meu discurso. Não tenho medo do povo. Atiro-me no meio dele. Esse gesto pode parecer inconsciente e até indisciplinado mas faz parte de minha personalidade, logo não posso mudar. Se assim o fizer deixarei de ser eu.

 O papa-móvel assemelha-se a uma grande caixa de vidro que, apesar de transparente é impermeável ao som, o que impossibilita a comunicação direta com as pessoas. E eu não consigo viver sem a comunicação
popular. Não entendo uma comunicação humana pela metade. Penso que a todos deva ser dada a oportunidade de falar e de ser escutado, ouvir o outro é tratá-lo como gente.

Defenderei sempre a Igreja de Cristo. A ela dediquei minha vida, meu trabalho. Sobre a diminuição do número de católicos no Brasil não sei explicar. Desconheço as causas. Em todo caso, arrisco o palpite de que
isso vem acontecendo por causa da não proximidade da igreja junto às populações. Essa não proximidade talvez seja uma das causas. Outra é a falta de sacerdotes. A preparação deles. A igreja é mãe, e como tal, tem a obrigação de acariciar, tocar, beijar e cuidar bem de seus filhos. Comunicar-se diretamente com eles. A comunicação por carta, e-mails, telefone, rádios, televisão é importante, porém deve ser lembrado que sempre há alguns ruídos que podem distorcer e arrefecer a mensagem, mitigando o calor humano.

Conta-se que uma igreja passara mais de 20 anos sem pároco. O pastor ocupou o lugar do padre, ganhou credibilidade do povo, disseminou com sucesso os ensinamentos de sua religião. Após todo esse tempo, um novo padre fora designado para essa cidade. Nos primeiros dias de atuação, conversando com uma paroquiana, escutou dela o seguinte relato. “A ausência do padre nesses 20 anos, fêz-me e a minha família frequentar a igreja evangélica, mas confesso que nunca perdi a minha fé, porém eu tinha vergonha de colocar Nossa Senhora na sala de minha casa”. Em seguida, chamou o padre para a cozinha, abriu o armário e mostrou ali, bem protegida, a  imagem da Santa, argumentando que se arrependia dessa atitude, e concluiu dizendo: “Isso aconteceu pela ausência da minha religião nesse lugar, mas confesso que, com a sua presença, toda nossa comunidade retornará para nossa igreja”.

A igreja, ou melhor, a Cúria Romana é antiquada. Contudo, tem suas virtude e imperfeições. Ela sempre abrigou bons homens, santos e também maus pecadores. Ela não pode esquecer dos pobres, dos
necessitados. É uma instituição como outra qualquer, - portanto com erros e acerto - e deve ser criticada quando necessário. Quando fizer o que não devia, quando praticar injustiças. Mas também deve ser respeitada em sua história, quer pelo que fez de bom no passado quer no presente. Escândalos existem em toda parte e somente com alarde eles não são resolvidos.

Nos momentos de turbulência de qualquer instituição, há sempre aqueles que gostam de fazer muito barulho. Aqui é válido refletir o ditado que apregoa: “uma árvore que cai faz mais barulho que um bosque que cresce”. Trazendo para a desordem vivenciada pela cúria e que causou grande sofrimento aos católicos do mundo inteiro é preciso que paremos para refletir. De fato, a igreja precisa ser mais dinâmica,  renovada e criativa. Precisa sempre reorganizar-se,  avaliar-se e até protestar abertamente contra injustiças e desmandos internos. E tudo deve começar pelos que estão à frente da gestão.

É necessário que combatamos a feroz idolatria pelo dinheiro que se instalou no mundo inteiro. A visão equivocada de que quem tem dinheiro manda em tudo, pode corromper, subornar, descumprir leis, enfim tudo
pode. A sociedade precisa valoriza mais os extremos da vida. Não podemos continuar descartando os idosos, considerando-os imprestáveis. Tampouco, desprotegendo a juventude. Se descartamos os jovens e os velhos - não tenhamos dúvidas  o mundo desabará. Lamentavelmente, a imprensa enfatiza mais a bolsa de valores que a falta de acesso à escola, aos serviços de saúde, aos direito humanos, à liberdade, à justiça. Ninguém pode ser humano desalmado. Portanto, busquemos estimular a humanidade independentemente de religião.


Superar o poder do egoísmo pela promoção da educação dos povos. Devemos conscientizar e educar os jovens. Escutá-los. Aliás, o jovem que não protesta não me agrada. É inconsciente. E o jovem inconsciente corre o risco de insucesso e de invisibilidade na vida.

A nossa igreja precisa enxergar melhor a realidade humana, vivenciar com entusiasmo o presente, podar o egoísmo, trabalhar pelo e junto do povo. Entender que educar significa matar não só a fome do saber, mas iluminar consciências no sentido de valorizar e de lutar por mais vida em abundância. Tudo isso resume-se em algo que pode ser chamado obra de misericórdia, de compaixão, de coragem e de amor pelo próximo. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura homenageia jornalista Carleusa Candeia com nome de unidade de saúde


Carleusa em destaque - foto:Marcos Eugênio
A Prefeitura Municipal de Patos inaugura nesta sexta-feira, 16 de agosto, uma nova Unidade Básica de Saúde da Família. Em sete meses e meio de gestão será a quarta UBS inaugurada na cidade de Patos.

A UBS Carleusa Candeia referenciará moradores do Bairro Santo Antônio, que já recebem atendimentos nas UBS’s Belmiro Guedes e Osmam Ayres, e funcionará de fronte a Igreja de Santo Antônio. Além disso, a nova UBS irá fortalecerá e ampliará a rede de atenção básica da cidade, tornando-se a 38ª Unidade de Saúde de Patos.

A inauguração está marcada para a tarde desta sexta-feira, 16 de agosto, às 18h, na Rua Augusto dos Anjos, 463, no Bairro Santo Antônio, reunindo moradores, autoridades e familiares da homenageada.

Só nos primeiros seis meses de gestão as 37 Unidades Básicas de Saúde da Família, realizaram 324.824 (trezentos e vinte e quatro mil, oitocentos e vinte e quatro) atendimentos entre consultas médicas, procedimentos de enfermagem, atendimentos odontológico, e visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde.

Na próxima segunda-feira, dia 19, a secretária de Saúde, Ilana Motta, juntamente com a prefeita Francisca Motta visitarão as obras de reforma e modernização da Unidade de Saúde Yoyô Laureano no bairro Alto da Tubiba. Já na quinta, dia 22, a visita será à Unidade de Saúde Ministro Ernani Sátiro no bairro Vila Cavalcante, que também está passando por reforma.

Assessoria


ENERGIA DE PAI


Iara da Silva Machado

Todo aquele que cuida, orienta, incentiva, acredita e valida o potencial do outro faz um movimento energético de PAI!

Há uma reverência natural na direção da mãe que tece no ventre uma nova vida, mas peço uma pausa para honrar também aquele ser que participa da formação e construção desse novo Ser.

Para além da biologia, há também a função do cuidador! E como esse papel social primário importa para a maturação do senso de valia e autoafirmação de cada um.

Frases como:

Você é capaz! 
     Você pode!
     Você vai longe!
     Me orgulho de você!

Ditas por aquele que tem função paterna valem “ouro”!

A figura da mãe acolhe, a figura do pai liberta. No sentido de que uma enaltece o afeto cheio de emoção e o outro enobrece esse afeto na ação do mundo.

A mãe traz tudo para o coração, o pai coloca esse mesmo tudo na palma da mão para traduzir-se em utilidade fora do lar: as duas asas – materna e paterna favorecem o voo dos filhos no céu da VIDA!

Nessa bela dança esses filhos, educandos, assistidos crescem e se fortalecem para seguir caminhos mais seguros e mais felizes.
Energia de Pai: Gratidão!




Iara da Silva Machado

15 de agosto de 2013

Festival homenageia Elba e Cátia de França


A Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira, promove nesta sexta-feira (16), das 13h30 às 17h30, o Festival de Dança, Cultura e Identidade. A atividade faz parte da programação do Ano Cultural, projeto idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que este ano homenageia as cantoras paraibanas Elba Ramalho e Cátia de França.
A bailarina e coreografa Carmen Cahin, que está coordenando o Festival, afirmou que os alunos da escola estão entusiasmando com o evento, que deve ser um grande sucesso. “Todas as apresentações serão com músicas das homenageadas, desde o ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A dança, além de tirar os alunos da ociosidade, traz inúmeros benefícios no que se refere ao aumento da qualidade de vida e a autoestima”, relatou Carmem.
A estudante Nayanne Cybelle, aluna do 8º ano, participa do grupo de dança da unidade escolar. Para ela, participar deste momento é uma alegria e uma oportunidade de mostrar o resultado de um trabalho em equipe. “Estamos ansiosos. A dança nos ajuda a trabalhar a respiração, melhora o condicionamento físico e a saúde. Sinto-me mais viva quando estou dançando”, disse feliz a aluna dançarina.
portalcorreio

II Mostra de Arte Cultural da Pessoa com Deficiência tem início em Patos



A Entidade Civil Fraternidade Cristã de Pessoa com Deficiência (FCD), juntamente com a Escola de Educação Especial Irmã Benigna e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos (APAE-PATOS), estão promovendo durante o período de 15 a 24 de agosto, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, a II Mostra de Arte Cultural da Pessoa com Deficiência.

Com o direcionamento para a temática da reciclagem, a exposição chama a atenção da população para o reaproveitamento de peças como objetos de decoração. 

De acordo com o secretário de Cultura de Patos, Romildo de Sousa, a exposição faz parte do cronograma de atividades lançado pelo centro de cultura durante o mês de agosto. “Trata-se de um evento que mostra para a sociedade a capacidade das pessoas especiais, sobretudo, da contribuição cultural delas para com o município”, comentou.

Além da exposição de obras, o evento contará com a realização de apresentações culturais, que acontece no próximo dia 21 de agosto em referência a semana excepcional, que se estende até o dia 28.

Para a coordenadora da Entidade Civil Fraternidade Cristã de Pessoa com Deficiência, Silvania Lucena, o momento é uma oportunidade importante, principalmente pelo contato da população com os alunos. “A exposição conta com trabalhos artísticos e manuais dos alunos das instituições organizadoras, que tem como propósito mostrar o potencial dessas pessoas através da arte e criatividade”, disse.

A II Mostra de Arte Cultural da Pessoa com Deficiência segue aberta para a visita do público nos horários das 7h às 17h. 

Assesosria

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Moradores pedem troca de poste



No último domingo um caminhão baú se enroscou com a rede elétrica da Rua Joaton Ayres de Oliveira, em frente à Academia Fisicorpus, causando estragos na base de um dos postes e sua inclinação. Moradores, além do susto, estão preocupados com receio que o referido poste continue a inclinar e vir a cair sobre pessoas ou carros que transitam por ali.

O morador Charles Wendel diz que procurou a Energisa, que fez reparos na fiação, mas em relação à troca do poste informou que é de responsabilidade da operadora de telefonia Oi. Esta explicou que o poste é de propriedade do município, cabendo à Prefeitura efetuar a devida troca. Wendel diz que fez a solicitação ao município, mas que até esta quarta nenhuma solução foi dada. “É um local de grande fluxo de veículos estacionados e vai e vem de pessoas. Há o risco de acidentes”, enfatizou o morador, que espera resolução do problema.


Pacientes de catarata fazem revisão no Regional de Patos


Cerca de 50 pessoas que fizeram cirurgia de catarata semana passada, dentro do programa de cirurgias eletivas que acontece na Paraíba, retornaram ao Hospital Regional de Patos nesta terça-feira 13 para uma revisão feita pelo médico oftalmologista Valério Câmara.

Ele, que considerou os resultados bastante positivos, examinou todos os pacientes dos municípios de Salgadinho; São José de Espinharas; Junco, Quixaba, Mãe D’Água, Areia de Baraúnas, Catingueira e São José do Bonfim, os primeiros a ser atendidos nas 400 cirurgias de catarata que estão ocorrendo na regional Patos.

A satisfação dos idosos era visível no sorriso de cada um. É o caso do senhor Ataíde Gabriel dos Santos, 74, morador da comunidade rural Serrota Vermelho, município de Quixaba. “Foi uma excelente oportunidade oferecida pelo programa para que eu voltasse a enxergar. Estou muito feliz. A primeira pessoa que eu vi quando tirei o tampão foi minha esposa. Fazia tempo que eu não a via”, disse em tom emotivo.

Outro senhor, Hélio Alves de Sousa, 764, do município de São José de Espinharas, elogiou bastante a equipe médica que o atendeu. “Pessoal muito gentil e atencioso. Graças a Deus e a eles voltei a ver novamente através do olho esquerdo. Agora é só manter as recomendações do médico pelos próximos dias”, comentou.

Segundo o gerente em breve mais uma leva de cirurgias de catarata acontecerá no Hospital Regional de Patos. Elas dependem exclusivamente da agenda dos oftalmologistas, que vêm de João Pessoa. Os últimos laudos médicos dos pacientes de Patos, que são 132 procedimentos cirúrgicos, estão sendo concluídos, provavelmente ainda esta semana.

Entidades visitam Fazenda da Esperança em Condado







Diácono José Lacerda, administrador da Fazenda da Esperança




Marcos Eugênio

Aconteceu na tarde desta quarta-feira 14 mais uma visita à Fazenda da Esperança, em Condado-PB, por representantes de várias entidades da cidade de Patos, que discutiram os rumos desse espaço que representa uma das mais bem sucedidas iniciativas na recuperação de usuários de drogas.

Representantes da Câmara Municipal, STTrans, III BPM, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Diocese de Patos, 6ª Gerência Regional de Saúde, Agevisa, percorreram os principais espaços da fazenda que servirão para as atividades que ajudarão no trabalho de recuperação das pessoas que sofrem e precisam de apoio para se livrarem das drogas.

A casa sede da Fazenda precisa ser recuperada mesmo antes da elaboração de um projeto que defina a capacidade de acolhida e toda a infraestrutura que será erguida nessa ação coordenada pela Diocese de Patos. Na reunião ocorrida no campo nesta quarta diversas sugestões foram postas pelas entidades para acelerar a concretização do projeto, que vai precisar da boa vontade da iniciativa pública e privada.

Logo que o bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo, retorne de Brasília, uma reunião acontecerá envolver todos os parceiros para que seja definida uma agenda de ações em prol da Fazenda da Esperança. Prefeitos da região serão convidados a participarem também de um encontro, em que será solicitada a participação de todos os municípios nessa luta contra as drogas.

O comandante do III do BPM, Ten. Cel. Cunha Rolim enfatizou a importância de se trabalhar na conscientização da população, comércio, com uso da mídia, na abordagem pessoal, convidando-os a participar desse projeto, que trará, como o próprio nome diz, esperança para muita gente, especialmente jovens que acabaram enveredando para as drogas.

O superintendente Maurício Alves, da STTrans, órgão do município de Patos que já conseguiu direcionar recursos de estacionamento em prol da Fazenda, sugeriu que as taxas pagas pelos parques de diversão durante a Festa de Setembro sejam administrados diretamente pela Igreja e que esta direcione o dinheiro para a reforma da casa sede.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, afirmou ser importante a elaboração do projeto arquitetônico, prevendo o que será necessário de material para que todos possam cumprir uma agenda para angariar fundos para a entidade.

O diácono permanente José Lacerda, que administra a Fazenda Esperança de Condado, falou da necessidade da recuperação da estrada que dá acesso ao local, limpeza do açude, recuperação da casa principal da fazenda, eletrificação e cobrou maior participação dos prefeitos, já que esse projeto de cunho de resgate da cidadania, da autoestima dos usuários de drogas, beneficiará toda a região.

O resultado dessa visita foi bastante satisfatório para todos, que demonstraram interesse de colocar em funcionamento o mais rápido possível a Fazenda Esperança.



Patos Motofest terá área especifica para alimentação


O Patos Moto Fest apresenta mais uma novidade para este ano. Pensando em receber melhor os motociclistas que vêm à cidade; e, atender, também o público presente no evento, a coordenação resolveu criar uma área específica para lanches.

Para Ismaias Viana, um dos organizadores do Patos Moto Fest, o credenciamento dos ambulantes será feito gratuitamente.

“A nossa intenção é privilegiar os vendedores ambulantes da cidade que veem nos períodos sazonais uma ótima oportunidade de negócio e ainda ratificarmos a ideia de que o evento traz divisas para a cidade gerando emprego e renda”, diz Ismaias.

A superintendência de trânsito e transporte público, ligada à prefeitura municipal de Patos, parceira da festa, irá fazer o cadastramento dos ambulantes, além de reservar uma das ruas adjacentes do terreiro do forró, para acomodar a praça da alimentação. O superintendente da STTrans, Maurício Alves, acredita que a competência do órgão vai garantir lisura no processo de credenciamento dos interessados.

“Avisamos aos vendedores ambulantes que o critério será ordem de chegada, Portanto, àqueles que desejarem vender os seus produtos no Patos Moto Fest 2013 deverão procurar a STTRans para fazer o cadastramento, sem ônus algum, até a quinta-feira, às 17hs, na sede da superintendência que fica à rua Horácio Nóbrega, vizinho ao centro administrativo; ou até que o número limite de vagas tenha sido alcançado”, alertou Maurício Alves.

O Patos Moto Fest 2013 acontece nos dias 16, 17 e 18 no terreiro do Forró, em Patos, Paraíba, com uma programação diversificada e shows noturnos na sexta (16) e no sábado (17).

Assessoria


PRF realiza a 3ª edição do Comando Nacional de Saúde nesta quarta-feira



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará a partir das 08hs em todo território nacional, sua 3ª edição do Comando Nacional de Saúde de 2013 em todas as rodovias federais que cortam o País.

O Comando de iniciativa da PRF e que tem como parceiro nacional o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), tem o objetivo de detectar e alertar sobre alterações nos parâmetros de saúde que possam prejudicar ou impedir a condução de veículos por parte dos profissionais de transportes que trafegam nas rodovias brasileiras.

No entanto, os motoristas, principalmente caminhoneiros, são convidados a participar da ação médica preventiva, onde eles são submetidos a vários exames e testes que vão desde antropométrica, verificação da pressão arterial, verificação de taxas (Glicose, triglicerídeos e colesterol), exame odontológico, exame audiométrico, exame oftalmológico e avaliação médica geral.

Na Paraíba a ação começa às 08h e encerra às 13h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Mata Redonda, localizado no km 107 da rodovia BR-101 Sul, no município de Alhandra, onde a PRF, além do SEST/SENAT, ainda conta com os parceiros regionais, o Núcleo de Treinamento em Resgate (NTR), alunos da Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Faneme) e a Associação de Instrutores de Socorrismo de João Pessoa.

No último Comando Nacional de Saúde, 2ª edição de 2013, que foi realizado no dia 15 de maio, de acordo com o relatório do Núcleo de Registro de Acidentes e Medicina Rodoviária (NURAM) da PRF/PB, dos 120 motoristas que foram avaliados na Paraíba, mais de 85% estavam acima do peso ideal, 72% possuiam gordura corporal alterada e 60% tinham circunferência abdominal fora da medida considerada ideal. Também, quase a metade dos avaliados, 46% faziam uso de bebida alcoólica e 40% sofriam de pressão alta.

Inspetor Genésio Vieira
Assessoria PRF-NUCOM/PB

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dupla em moto tenta matar servente de pedreiro em Patos

Daniel na chegada ao Hospital Regional. Fotos:Marcos Eugênio
Marcos Eugênio

O jovem, servente de pedreiro, Daniel Batista Romão, 23, residente da Vila Teimosa, zona Oeste de Patos, foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta terça-feira 13, no momento em que se dirigia ao trabalho. Dois homens em moto Honda Bros, cor preta foram os autores de cinco tiros direcionados a Daniel, que foi atingido por um na perna direita.



Daniel disse ao pbnoticias que dois rapazes o interceptaram e um deles perguntou se ele se chamava Wescley. Ao dizer se chamar Daniel o carona sacou de uma arma, não especificada pela vítima e falou: “É você mesmo cabra safado”. Em seguida efetuou o primeiro tiro, que atingiu o servente de pedreiro na perna. Ao ser atingido, Daniel começou a correr e o carona da mota continuou a atirar, efetuando mais quatro disparos, que felizmente não o atingiram.

A dupla da moto efetuou fuga e Daniel foi socorrido pelo Samu, que fez os primeiros socorros e o levou ao Hospital Regional de Patos. “Não tenho inimigos. Levo uma vida normal como outra qualquer. Tenho certeza que eles me confundiram com outra pessoa”, enfatizou.


O servente de pedreiro informou que lembra bem da tatuagem do braço do piloto da moto, a figura de um palhaço, uma pista importante para a Polícia para chegar aos autores de mais uma tentativa de homicídio na cidade de Patos, que nos últimos dias vive momentos de intensa violência. 

Governo apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado nesta terça-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag-PB), realiza reunião técnica para apresentação do “Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Estado da Paraíba”, nesta terça-feira (13), das 9h às 12h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, explicou que o “Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Estado da Paraíba” visa estabelecer uma “visão estratégica de governo para o futuro”, a partir de um modelo estruturado em cinco módulos: Micrologística e Transporte de Carga; Desenvolvimento Industrial; Matriz Energética; Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Desenvolvimento e Fortalecimento do Capital Humano do Estado.
“O Plano Estratégico será um instrumento de Planejamento, a médio e longo prazo, cujo objetivo é integrar o Estado, física e economicamente, a partir da identificação dos eixos que possam favorecer a inserção e o melhor posicionamento da Paraíba na economia regional, nacional e mundial”, afirmou Gustavo Nogueira.
Segundo ele, a divisão em módulos facilitará a identificação de elementos e projetos que contribuam para eliminar possíveis barreiras ao desenvolvimento do Estado. As unidades modulares poderão viabilizar a atração e a captação de investimentos da iniciativa privada e do setor público.
Ainda de acordo com Gustavo Nogueira, durante o evento, será apresentada a metodologia adotada para a estruturação do Plano Estratégico, além das atividades que serão desenvolvidas, bem como os prazos para conclusão e a apresentação da equipe responsável pelo projeto.
Gustavo Nogueira destacou que a estruturação contará com o apoio, a colaboração e a participação de todas as secretarias e órgãos da administração estadual direta e indireta, seguindo a orientação do governador Ricardo Coutinho. O projeto conta com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Estarão presentes no evento representantes das secretarias de governo e órgãos da administração indireta, além de entidades e instituições como: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB); Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindálcool-PB); Sebrae-PB; Senai; Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Secom-PB

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PROCON/Patos fiscaliza agências bancárias e constata irregularidades


Técnicos do Procon/Patos, acompanhados pela secretária de Defesa do Consumidor, Ana Lígia Peixoto, realizaram nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, uma fiscalização nas agências bancárias de Patos para verificar inicialmente  o cumprimento da Lei Estadual n° 9.426, de 2011, onde as agências bancárias situadas no âmbito do Estado da Paraíba devem colocar à disposição dos seus usuários pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado no prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos, em véspera e depois de feriados.

Ainda foram observados itens como as condições estruturais das agências, quantidade suficiente de assentos, banheiros masculino e feminino, acesso para portadores de deficiência, assentos prioritários e para obesos, além de tabela de preços e serviços afixada em local visível.

“Durante o trabalho conseguimos constatar algumas irregularidades quanto aos itens observados na fiscalização, e de imediato lavramos os autos de constatação, dando também o prazo de trinta dias para que as agências se adequem ao que exige a Lei. Após esse prazo, caso as irregularidades ainda persistam, lavraremos os autos de infração”, explica a secretária.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon-Patos pelo Tel: 083-3423-3629 ou pelo E-mail procon@patos.pb.gov.br

Assessoria

PRF registra 41 acidentes com três mortos no fim de semana


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas últimas 72 horas deste final de semana, registrou nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba 41 ocorrências de acidentes com 29 feridos e três mortos. Do total de acidentes, 19 não tiveram vítimas.

O primeiro acidente com vítima fatal ocorreu às 18h40 do sábado (10), no km 105,0 da rodovia BR-230, nas proximidades da entrada para Juarez Távora no município de Ingá, onde aconteceu uma colisão frontal entre uma motocicleta Honda CG125, que transitava pela contra mão, e uma camionete Mitsubishi Pajero TR4.  O condutor da moto, um jovem de 28 anos, que não era habilitado, e o passageiro da mesma idade, morreram no local. Já os dois ocupantes da Pajero foram socorridos para um hospital em Campina Grande com ferimentos graves.

O segundo acidente, uma queda de motocicleta, Honda Biz 125, às 21h15 no km 94,9 da BR-101, Distrito Industrial de João Pessoa, vitimou o condutor da moto, um homem de 45 anos que morreu no local da ocorrência. Ele também não era habilitado.

A PRF também fiscalizou 1.350 veículos, lavrou 307 autos de infração de trânsito, 29 veículos ficaram retidos para regularização, três animais que estavam soltos na pista foram recolhidos e uma pessoa foi presa por abandonar animais na pista. Ainda foram realizados 304 testes de alcoolemia, onde 17 pessoas ficaram reprovadas e quatro conduzidas para Delegacia de Polícia.



Inspetor Genésio Vieira
Assessoria  PRF-NUCOM/PB

HINO AOS PAIS.

Autor: Poeta Chico Velho.

Meu pai, te agradeço, senhor
Em todo momento eu te chamo: 
Um guerreiro de paz e amor.
Sempiterno, te amo... te amo...

Sempre foste coluna mestre
Um bom pai, pacificador
Bondoso e responsável
Laureado de quanto amor

Inda mais tua grandeza.

Multiplica harmonia
Ensina o compromisso

Sobre paz e bem, todo dia.

Pai, o teu legado tem brilho
A tua beleza - é intensa
Infinito é teu coração 
Sublimidade imensa...

domingo, 11 de agosto de 2013

Família acusa Ferrugem por tentativa de homicípio no Alto da Tgubiba

Foto:Marcos Eugênio
Foto de Boião cedida por internauta

A cidade de Patos viveu uma noite de domingo de muita violência, com duas tentativas de homicídio, num intervalo de duas horas. O primeiro caso aconteceu por volta das 19h na Rua José Gaspar, Alto da Tubiba, tendo como vítima o jovem de 23 anos, Adelface Alves da Conceição, atingido por cerca de cinco tiros, um deles quebrando-lhe o fêmur direito. O principal suspeito, segundo a família da vítima, seria um homem que responde pela alcunha de Ferrugem, que teria fugido em um Fiat Uno vermelho.

O estado pior é de outro jovem, ex-presidiário, Jefferson Ramon Araújo Meneses, 24, que se encontrava por volta das 21h na Praça Edivaldo Mota, centro de Patos, presenciando uma movimentação de estudantes, quando foi atingido por vários disparos de arma de fogo.

Um dos tiros o atingiu na cabeça e ele teria perdido massa encefálica. A equipe médica de plantão do Hospital Regional de Patos conseguiu entubá-lo e estava providenciando exames de tomografia para saber  seu quadro real. O estado de Jefferson, conhecido por Boião, é considerado gravíssimo. A Polícia Civil, sob responsabilidade da delegada Simone Quirino, está investigando as duas tentativas de homídio.


INSS inscreve a partir desta segunda; salários chegam a R$ 7.147,12


O edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi divulgado na última semana. A seleção é destinada ao preenchimento inicial de 300 vagas de analista do seguro social, com rendimentos de R$ 7.147,12. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã e o prazo se estenderá até 13 de setembro, pela internet, no site da FunRio, e em postos distribuídos por 98 cidades, incluindo todas as capitais. A isenção da taxa, que será de R$67,21, deverá ser solicitada durante o período de inscrição.

Haverá vagas para as cinco superintendências regionais do INSS (Sudeste I, Sudeste II, Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste). Poderão concorrer os graduados nas áreas de Administração, Ciências Atuarias, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia (com especialização em Segurança do Trabalho), Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Fisioterapia e Letras (Língua Portuguesa). Confira logo abaixo os pré-requisitos que serão exigidos em cada uma dessas especialidades. E, nos anexos, cidades de provas, unidades de superintendências regionais e quadro de vagas.
Da remuneração de R$7.147,12, R$788,51 são referentes ao vencimento básico, R$1.261,61 à Gratificação de Atividade Executiva (GAE), R$4.724 à Gratificação de Desempenho de Atividade de Seguro Social (GDASS) e R$373 ao auxílio-alimentação. A carga de trabalho será de 40 horas semanais e os contratos serão regidos pelo regime estatutário (estabilidade empregatícia). As provas do concurso serão marcadas para 13 de outubro nas capitais, além das demais cidades onde haverá postos de inscrição. A avaliação será composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário e Conhecimentos Específicos.
A exceção ficará por conta dos analistas na especialidade de Direito, uma vez que matérias de teor jurídico para quem se candidatar a essa função fará parte do programa da disciplina de Conhecimento Específico. Para todos, a aprovação estará condicionada à obtenção do mínimo de pontos estabelecidos para cada disciplina. O resultado final deverá ser publicado na primeira semana de dezembro.

III Conferência Municipal de Cultura reúne artistas e produtores culturais em Patos


A Prefeitura de Patos, através da recém criada Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou neste sábado, dia 10, na Câmara de Vereadores Juvenal Lucio de Sousa, no bairro Belo Horizonte, a III Conferência Municipal de Cultural, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre produtores culturais e pessoas ligadas a esta área.  


A programação foi aberta às 14h com o credenciamento e recepção feita pela Filarmônica 26 de Julho. Em seguida houve a leitura e aprovação do regimento Interno da Conferência. Na sequência, o secretário de Cultura Romildo de Sousa, proferiu uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). 

Além de focar os debates numa Política de Estado Para a Cultura e nos Desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o evento ainda colocou em pauta 4 eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.


De acordo com o secretário de Cultura, Romildo de Sousa, a conferência foi satisfatória e conseguiu cumprir com a responsabilidade. "Foi um encontro muito proveitoso, uma vez que conseguimos selecionar os delegados que participarão da etapa estadual e também conseguimos escolher os membros do Conselho Municipal de Cultura. Quanto às demandas de sugestões elencadas pelos quatro grupos participantes, iremos colocá-las num relatório que será enviado ao Ministério da Cultura, bem como iremos inseri-las no Plano Municipal de Cultura", explica.


O secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, considerou que a criação da Secretaria de Cultura, bem como do Conselho Municipal de Cultura e também a realização da conferência, fazem parte de um avanço significativo para a cidade de Patos. "Estamos vendo um compromisso de campanha da prefeita Francisca Motta se concretizar, e isso é muito válido para o cenário cultural da cidade", afirma o secretário.


O ativista cultural Joatã Cabral, disse que o encontro foi um momento de tentar unir mais a classe artística e cultural de Patos e também propor a implantação de espaços para a produção dos grupos culturais. 


Ainda durante a conferência, o presidente da ASTRAL - Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, destacou  o início da construção da Concha Acústica da Praça Edivaldo Motta. "Essa era uma antiga reivindicação do Movimento Cultural de Patos e agora estamos tendo essa alegria de ver isso ser concretizado", conta. 


Representando a prefeita Francisca Motta, a secretária de Educação do município abriu o evento juntamente com o secretário de Cultura Romildo de Sousa, o secretário de Articulção Social Taunaí Dantas, o secretário de Habitação Everaldo Lima, a presidente da Câmara Nadigerlane Rodrigues, a vereadora Lucinha Peixoto, o presidente da ASTRAL - Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, entre outros. 


Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Patos
Hélio Barbosa / DRT-PE: 4472

Arquivo do blog