Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de novembro de 2013

Patos ganhará dia 26 a mais bem estruturada agência do Sebrae da Paraíba


Aldo Nunes acompanha diariamente o andamento das obras


Cerca de 50 trabalhadores estão em ritmo acelerado para finalizar os trabalhos em toda a estrutura física do novo prédio da agência do Sebrae Patos, que funcionará no Rodoshopping Edvaldo Motta. Segundo o gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, que marca presença diária, acompanhando a execução dos serviços das novas instalações, as mais modernas da Paraíba, a inauguração está agendada para o próximo dia 26.

O evento deverá contar com a presença de Luiz Eduardo Barretto, presidente nacional do Sebrae, dentre diversas autoridades dos poderes públicos, empresários, micro-empreendedores, que passam a contar com um importante espaço para se qualificar, apoio técnico para desenvolver seu empreendimento.

A nova agência do Sebrae é dotada de salas para videoconferências, auditório para 200 pessoas, inclusive com camarim, salas de apoio ao microempreendedor, orientação para acesso a serviços financeiros, estacionamento privativo, dentre vários outros setores. “O Sebrae reforça a importância do empreendedor alcançar padrões internacionais de competitividade. Para isso facilita o acesso à qualificação, à gestão de negócios em diversas áreas do conhecimento”, comentou Aldo Nunes.

Patos também deverá receber diversos tipos de eventos, como feiras, congressos, exposições, seminários, culturais, a partir da inauguração da nova agência Sebrae, que seguirá o modelo de sua infraestrutura nacional.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Patos Pra Frente: moradores da Vila Cavalcante recebem ações do programa





Dezenas de famílias do bairro Vila Cavalcante, participaram nesta sexta-feira, 08 de novembro, das ações e serviços oferecidos pela Prefeitura de Patos, dentro do programa Patos Pra Frente, que instala todos os serviços do governo municipal nas localidades atendidas.

Entre os serviços mais procurados estão os de saúde, com a oferta de consultas com médicos Endocrinologista, Ginecologista e Clínico Geral, além da saúde bucal e exame clínico das mamas e exame citológico, para as mulheres. As coordenações da saúde também apoiaram a ação, a exemplo do programa Saúde na Escola, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, etc. A clínica escola de Fisioterapia das FIP também esteve presente com serviços de massagem e dermatofuncional.

Na ocasião de abertura do programa, os alunos da Escola CIEP II, que sediou as ações e serviços da gestão municipal, realizaram apresentações das oficinas do programa Mais Educação, com Judô, Orientação e Escrita e Programa Segundo Tempo.

A STTRANS e Procon realizaram atendimentos e trabalhos educativos com a população. As demais secretarias do município também estiveram presentes ao evento, todas desenvolvendo ações junto à comunidade.

Para a prefeita Francisca Motta, o número de pessoas que participam das ações vem crescendo a cada edição do programa. A gestora ainda destacou que a proximidade do governo municipal com o povo favorece a resolução de muitos problemas que possam existir nos bairros da cidade. “Estamos vendo resultados imediatos durante este programa, e é isso que priorizo, os resultados”, garante a prefeita.

A senhora Creuza Silva Morais – presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Cavalcante, disse que o evento deu oportunidade das pessoas apresentarem as solicitações diretamente aos gestores e ainda conversarem com a prefeita.  

A comunidade contribuiu com a apresentação das meninas do balé do bairro, mantido através de oficineiros voluntários, que também oferecem aulas de fanfarra às crianças.  

Coordecom

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jovem é morto a tiros no Conjunto Batuel Palmeira em Patos






Menos de 24 horas após as polícias Civil e Militar desencadearem uma operação visando dar maior tranquilidade aos patoenses no tocante à onda de homicídios, mais um jovem é vítima de arma de fogo e vai a óbito.

Alexsandro de Azevedo Ferreira, 20 anos, natural de Patos, que residia no Conjunto Batuel Palmeira, por trás do Sesi, foi baleado dentro de casa por volta das 10h20 desta quinta-feira 07. Ele foi perseguido e tentou se esconder dentro de casa. Vários disparos foram feitos. Há buracos na porta e parede do quarto onde a esposa e filho de Alexsandro estavam dormindo, segundo um familiar da vítima. Mesmo ferido e sangrando, Alexsandro pulou a janela do quarto e faleceu a 80 metros de sua residência.

Ninguém quis dar informação aos policiais, por receio, sobre o ou autores do homicídio. O pai da vítima, Miguel Alexandre, engraxate, disse ao pbnoticias que seu filho era usuário de drogas, mas que não sabia de qualquer problema de desavença com ele, que fazia trabalhos temporários de pintor de paredes.

A Polícia está investigando a autoria do crime, ainda desconhecida. Uma das preocupações dos órgãos de segurança, segundo o comandante do III BPM, Ten.Cel C unha Rolim tem sido com o grande número de armas de fogo na cidade e que o combate ostensivo está sendo reforçado para inibir a ação dos criminosos.

Marcos Eugênio


Secretaria de Saúde de Matureia lança campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata



Durante todo o mês de outubro, os profissionais da Secretaria de Saúde de Matureia desenvolveram campanha de conscientização contra o Câncer de mama em mulheres e também em homens. O “outubro rosa” foi marcado pela mobilização de pacientes para a prevenção da doença. No dia D da campanha, foram prestados serviços como distribuição de informativos, testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e encaminhamento para o exame preventivo.

Agora é a vez de intensificar as ações em prol da saúde dos homens. O “Novembro Azul” é o mês em que as equipes de saúde voltam sua atenção à campanha de conscientização contra o Câncer de Próstata. Homens a partir dos 40 anos já devem passar a realizar regularmente o exame preventivo.

Segunda causa de morte em homens no Brasil, o câncer de próstata, teve 60 mil novos casos registrados somente este ano. Seu tratamento evoluiu muito nos últimos anos, no entanto, não se tem resultados satisfatórios, principalmente por ser realizado em estágios avançados, impossibilitando uma cura completa. Geralmente o diagnóstico tardio da doença é motivado pelo medo e a vergonha na realização do exame de toque retal.

O Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento (Instituto Nacional do Câncer-INCA).


Jéssica Freitas/Ascom Matureia

Cristo Rei inicia festividades de 75 anos de fundação


O Colégio Cristo Rei realizará a partir de hoje, 7 , as festividades que marcarão os 75 anos de história na cidade de Patos. Marcando o início da programação, acontecerá durante os dias 7 e 8 , às 19h30, com o  grande espetáculo teatral, onde será contada toda trajetória de vida do CCREI.


Já no sábado, 9, terá dois grandes momentos: a Missa em Ação de Graças celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, às 19h na Catedral de Nossa Senhora da Guia e o Baile do Reencontro, às 22h, no Colliseun Hall (venda de mesas).

O CCREI convida toda comunidade patoense para se fazer presente durante a programação das festividades que marcam os seus 75 anos.  

Assessoria

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Notícias do Sertão


Osvaldo Medeiros

De olhos abertos 

         A campanha para deputado será no próximo ano, mas, pelo menos em nível local,  já tem muita gente de olho numa cadeira para a casa de Epitácio Pessoa. De tantos, quatro não estão perdendo tempo e nos bastidores, a cada dia, reforçando suas bases. A exemplo do ex-prefeito Nabor Wanderley (PMDB), Dinaldo Filho (Dinaldinho – PSDB), Antônio Mineral (DEM) e Monaci Marques Dantas (PSD). Aparece também a pessoa do vereador Ivânes Lacerda, que tem se mostrado disposto também em disputar uma vaga. Embora, de todos, Dinaldinho e Naborzinho, ambos Wanderley, o que não é nenhuma novidade, sempre aparecem nos primeiros lugares nas secretas pesquisas dos bastidores.

            Para a esfera federal, pelo menos em nível local, o deputado federal Hugo Motta(PMDB), pelo visto, não vai ter ninguém para lhe incomodar. A Justiça Eleitoral não tem dado trégua a Dinaldo pai e esse impossibilitado de disputar, fica Hugo, até o presente, como candidato único local. Embora aliados do grupo do ex-prefeito Dinaldo Wanderley,  antecipadamente, adotaram a campanha de Pedro Cunha Lima e estão com ela nos quatro cantos da cidade como candidato oficial dos grupos de oposições a administração da prefeita Francisca Motta e do ex-prefeito Nabor Wanderley. Prometem dar uma expressiva votação a Pedro Cunha Lima e infernizar no que for possível a candidatura de Hugo Motta, que por sinal é candidato a reeleição numa coligação de vários nomes de peso onde, tem lhe obrigado a trabalhar duplamente para não só conseguir a votação passada como aumentar num mínimo 30 mil votos a mais. A briga está só começando. Sem falar que o atual vice-prefeito Lenildo Morais, também anda dizendo por aí que pretende disputar uma cadeira pelo PT.

“Bolsas”

            Uma fonte me falou e concordo plenamente. Acredito também se for feito um recadastramento pente fino nos beneficiados das Bolsas Famílias e tantas outras, poucos ficariam com tal benefício.  Não só vem recebendo muita gente que não precisa como também a obrigatoriedade dos filhos nas salas de aulas, pouco vem sendo cumprido. Se houver uma fiscalização nas escolas vão, segundo a fonte, concordar que existem mais evasão de que presença. Enquanto isso, milhões que estão na linha miserável de pobreza, não tem acesso. Será? Não custa nada fiscalizar, não acham?

O Cumulo da maldade

            Talvez Patos seja hoje a cidade com maior número de animais soltos perambulando pelas ruas. Muitos doentes e contaminando outros e quase nada tem sido feito para minimizar essa triste situação. Existem alguns voluntários, todo cheios de boa vontade, mas, financeiramente, nenhum tem estrutura para bancar um programa de retirada das ruas tantos gatos e cachorros. Embora muitos cobram, mas poucos se dispõem ajudar. E alguns alem de não ajudar ainda covardemente matam, mutilam e cometem todo tipo de crueldade sem nenhuma punição. A Lei de Proteção aos animais existe, mas se vem aqui sendo colocada em prática, não é do meu conhecimento.

            O vereador Sales Júnior, indignado com as atrocidades contra os animais de rua em nossa cidade, em recente sessão na Câmara Municipal  apresentou um Projeto de Lei solicitando ao governador Ricardo Coutinho para que o mesmo instale em Patos a Delegacia de Defesa dos Animais, como assim está fazendo em Campina, porque somente assim, com certeza, esses pobres brutos vão ter uma voz por eles. Vamos torcer para que a mesma venha com a máxima urgência e possamos ver na cadeia pagando pelos seus crimes, quem maldade fizer contra os indefesos animais. Se não gosta não crie e nem maltrate, e se já cria, porque jogar nas ruas depois de grande e apegado à família? Deus não fecha os olhos para esse tipo de coisa. Pode ter certeza.

Distante

          
  O ex-prefeito Ivânio Ramalho anda distante da política, mas muito perto da medicina. E por último soube que também está investindo pesado na área da construção civil. Pretende conciliar as duas coisas e ajudar nossa cidade crescer como assim vem fazendo tantos outros empreendedores patoenses. Inclusive, fiquei sabendo que o mesmo já comprou uma casa no centro da cidade onde residiu por muitos anos o companheiro de saudosa memória Edileuson Franco e vai construir um prédio a altura de Patos. Patos agradece.

Esquecida

            Não sei qual pastoral da Igreja de Fátima está atualmente administrando o Parque da Cruz da Menina e pouco me interessa saber.  Mas, a verdade tem que ser dita. O referido Parque anda no estado de abandono jamais visto durante todo esse tempo. As plantas morrendo por falta de água, esgoto a céu aberto e muitas outras irregularidades. O que deveria ser sempre um cartão postal para os romeiros, está se transformando num local sem vida e com total aspecto de abandono. Preservar a memória da menina Francisca assim fica complicado. Cadê a administração?

Perda de tempo

            Será se muitos companheiros (imprensa) ainda não notaram que dar espaço nobre para notícias de punição judiciária ao ex-prefeito de Catingueira Edivan Felix é verdadeira perda de tempo? Com certeza esse não está nem aí e pelo visto serve até de marketing para aumentar sua popularidade perante a opinião pública. Quantas canetadas já levou com acusações de improbidade administrativa e no que deu até hoje?  Lembrei. Nunca perdeu uma eleição, fez seu sucessor e seus candidatos para deputados sempre são os mais votados. Tenha paciência. Cada povo tem o governo que merece.

Coisa da política

            Sempre foi assim e assim será.  A política une pelos interesses e ao mesmo tempo separa quando ambos não mais rezam na mesma cartilha. É assim que estou vendo atualmente, o ex – presidente da Câmara vereadora Marcos Eduardo (PMDB) e o também vereador (PMDB) Jeferson Melquiades, juntamente com seu pai o empresário Leudo Melquíades. Antes amigos, agora cada um em caminhos diferentes. Vamos torcer para que termine simplesmente em divergência política. Assim é melhor.

Sancionou

            Em boa hora a prefeita Francisca Motta (PMDB) sancionou  a Lei que proibi expressamente a partir desta data (06/11/13) cobranças de todas as taxas de transporte e montagem que antes vinha sendo abusivamente cobradas pelas empresas de moveis/eletrodomésticos da cidade de Patos. Na prática, você comprava qualquer item numa loja tinha ainda que pagar o frete e montagem. Agora, a obrigatoriedade como era antes, é das empresas. O Procon está de olho e nós também.

Vandalismo

            Na hora de criticar a secretaria responsável pela manutenção do Canal do Frango quando não está cumprindo rigorosamente com seu papel critico. Mas, também a população de suas margens, não custa nada fiscalizar e proibir que se jogue lixo, pneus e outros objetos dentro. A população deve fiscalizar e denunciar o bandido ou os bandidos que estão destruindo as lixeiras colocadas as margens do mesmo. Não podemos admitir vandalismo contra o patrimônio público, por parte de lixo humano. São os piores.

Próximo ano

         O próximo ano será bastante agitado. Vem aí as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Porém, antecipadamente, muitos candidatos já estão se articulando e arregimentando seus fieis escudeiros para colocarem em prática como sempre a velha mentira na busca do voto. Vão bater como sempre na sua porta e prometer aquele emprego que na busca do voto será para sempre, mas na prática, nunca foi. É só passar as eleições que mais uma vez você levará como tantas vezes já levou, um ponta-pé no traseiro. Vai se deixar enganar novamente?

Recordando

         Estava com alguns amigos um dia desses analisando e chegamos a conclusão que a administração do ex-prefeito Nabor Wanderley, não foi muitos favorável para jornalista não. Foi sem sombra de dúvidas bastante lucrativa para as mortuárias. O que morreu de companheiro não foi brincadeira e o pior muitos eram ligados e fieis por demais a sua administração. Quem teve a sorte de antes pular fora escapou, mas as sequelas não. Tem gente que regrediu para a década dos anos 60/70 quando aconteceu a explosão hip hop, outro perdeu toda estrutura de uma emissora para se contentar com uma assessoria e sem falar num companheiro que passou a exagerar na dose de bajulação escancarada e muitos outros perderam o rumo e a noção do tempo. Ave Maria. Nabor e Collor de Melo juntos da mídia não ficava ninguém. Não precisa os atuais assessores da prefeita Francisca Motta entrar em pânico. Novos tempos. Torcemos, não é? Relaxar faz bem.

Conquista

            A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos, teve uma vitória história nesta terça-feira (05). Acontece que a pedido da entidade, o Conselho Federal da OAB definiu que a cidade de Patos será sede de provas do exame de ordem. O atuante presidente Alexandre Nunes não dorme no ponto.

Osvaldo Medeiros
www.osvaldomedeiros.com


Flamengo decide Copa do Brasil com Atlético-PR

(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Por Redação

O Flamengo fará a final da Copa do Brasil contra o Atlético do Paraná, fazendo o segundo jogo em casa, no Maracanã. A equipe rubro-negra venceu o Goiás por 2x1, mesmo placar feito no Serra Dourada semana passada. Já o Atlético, que havia vencido o Grêmio por 1x0 em Curitiba, empatou em 0x0 com o clube gaúcho.


Os gols que deram a vitória de virada ao Flamengo foram assinalados por Hernane e Elias. Pelo Goiás assinalou Eduardo Sasha. Flamengo e Goiás voltam a duelar no próximo sábado pelo Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos o time carioca está praticamente livre do rebaixamento. Já o Goiás, com 52, luta por uma vaga na Libertadores. 

Médicos e enfermeiros participam de Oficina de Manejo Clínico Sobre Dengue em Patos





A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a 6ª Gerência Regional de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (06), no auditório do SAMU, uma capacitação voltada para enfermeiros e médicos do município. O objetivo é dar a esses profissionais de saúde, a chance de aprender ou se aperfeiçoar no diagnóstico e tratamento da dengue.

A expectativa é de que a capacitação dos profissionais, por meio de quatro casos clínicos que ocorrem comumente no dia a dia, possibilite uma redução ainda maior dos casos graves e da mortalidade pela doença.

De acordo com José Rodrigues de Amorim – Coordenador da Vigilância Epidemiológica, a capacitação busca fazer com que os profissionais de saúde, sejam eles do município ou da rede hospitalar, falem uma linguagem só no combate à dengue, e que também estejam preparados para casos de dengue com complicação.

Drª Socorro Dias, médica que atua no município, e uma das facilitadoras da capacitação ao lado de Dr. Eduardo Batista, destacou que o combate à dengue deve ser um processo de atualização constante, e que esse evento possibilita a reciclagem dos métodos já existentes.

Os multiplicadores da capacitação foram Marivalda Xavier – técnica da 6ª Gerência de Saúde, Ernani – Ministério da Saúde, Cledna Pereira – apoiadora do município pela 6ª Gerência de Saúde, Drª Socorro Dias, Dr. Eduardo Batista.  

Hélio Barbosa

TCU recomenda paralisação de 7 obras pagas com recursos federais

Foto:Sinduscom.ba
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (6) relatório que recomenda ao Congresso a paralisação de 7 obras executadas com recursos do governo federal devido a irregularidades graves encontradas durante fiscalização.
Em relação a outras 8 obras, o TCU recomenda ao Congresso o bloqueio de parte dos recursos, também por conta de irregularidades – neste caso, a decisão não implica necessariamente na interrupção dos trabalhos.
As informações constam do Fiscobras de 2013, relatório que consolida as fiscalizações realizadas por técnicos do tribunal nas principais obras públicas por determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O TCU apenas faz as recomendações. Cabe ao Congresso acatá-las ou não.

Foram feitas pelo menos 136 fiscalizações e, de acordo com o tribunal, elas resultaram em uma economia que já soma R$ 484 milhões em recursos públicos, mas que pode chegar a R$ 1,2 bilhão.

Irregularidades graves
Entre as sete obras que o tribunal recomenda a paralisação estão a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Barreiras, na Bahia, e obras da ferrovia Norte-Sul, em Tocantins. As duas são de responsabilidade da Valec, estatal do setor ferroviário, e têm custo estimado em cerca de R$ 4,8 bilhões.

Segundo o relatório, nas duas obras foram encontradas irregularidades como projeto básico deficiente e sobrepreço decorrente de custos mais altos que os praticados no mercado nos serviços contratados e insumos adquiridos.

As outras obas que o tribunal recomenda paralisação são: esgotamento sanitário em Pilar, emAlagoas; avenida Marginal Leste – controle de enchente no Rio Poty, em Teresina (PI); construção de vila olímpica em Parnaíba (PI); implantação de pavimentação na BR-448 (RS); e construção de ponte sobre o Rio Araguaia, no Tocantis.

Bloqueio de recursos
Entre as obras que o TCU recomenda o corte parcial de recursos está a construção do Canal do Sertão, em Alagoas, realizada pelo Ministério da Integração Nacional e que tem custo estimado em R$ 2,3 bilhões.

De acordo com o relatório, foram verificadas irregularidades como superfaturamentos decorrentes de inconsistência no contrato, de despesas indiretas apresentadas em excesso e de serviços e insumos adquiridos com preço acima do mercado.

Outra obra que o TCU recomenda retenção de recursos é a construção da refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE), que tem custo global estimado em R$ 12,1 bilhões. Segundo o tribunal, sua fiscalização identificou superfaturamento na contratação de serviços e compra de insumos.

O TCU também recomenda o bloqueio de verba das seguintes obras: terminal fluvial de Barcelos (AM); Trens Urbanos de Salvador, entre Lapa e Pirajá (BA); implantação do trecho sul do Trens Urbanos de Fortaleza (CE); construção do trecho em Goiás da ferrovia Norte-Sul; construção de adutora em Pirapama (PE); e obras de melhoria no complexo esportivo Canarinho, em Roraima.

Proinfância

O relatório também destaca irregularidades encontradas pela fiscalização na construção de creches dentro do Proinfância, programa do governo federal com investimento previsto de R$ 9,2 bilhões. Foram fiscalizadas 44 creches em seis cidades e o principal problema encontrado foi a “execução de serviços com qualidade deficiente.”

De acordo com o relatório, foram identificadas também deficiências na assistência técnica prestada às prefeituras e na gestão do programa, além de irregularidades na metodologia utilizada para contratação de obras por meio do sistema de registro de preços.

O TCU aponta que a economia gerada pela auditoria no programa pode chegar a R$ 325,2 milhões, devido a ajustes realizados em planilhas referenciais e no projeto.

Outro destaque apresentado no relatório foram as irregularidades, como sobrepreço e restrição à competição na licitação para contratação da obra de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Porto Alegre (RS).

Segundo o relatório, a fiscalização – e as mudanças realizadas depois dela – levou a uma economia de R$ 6,2 milhões. A obra no aeroporto tem custo estimado em cerca de R$ 189 milhões.

G1

Alunos de Panificação realizam atividades práticas na Padaria Comunitária


Nayane Rodrigues

Patoenses estão tendo a oportunidade de adquirir a sua primeira qualificação profissional por meio do projeto Padaria Comunitária, que funciona no Bairro Salgadinho, sendo referenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

Esta semana, mais uma turma está concluindo um ciclo de 160h de aulas práticas e teóricas. De acordo com o professor de Panificação do SENAI, os alunos estão divididos em duas turmas, nos turnos manhã e tarde, aprendendo a utilizar equipamentos e processos de panificação. 

“Os alunos passam a conhecer e manusear instrumentos como a amassadeira, a balança, o cilindro, a divisora, a câmara de fermentação, o forno e a utilizar a mesa de manipulação. Além disso, procedimentos de pesagem de ingredientes, mistura, laminação de massa, arrumação em assadeiras, crescimento e cozimento de massas são assimilados pelos alunos durante o curso”, explicou o professor. 

De acordo com o aluno Társsio Lima, o curso é uma segurança profissional, pois a área necessita de ainda mais padeiros qualificados. “Consegui guardar bem a parte teórica, e por ter familiares que tem essa profissão a parte prática será muito útil. Não só eu, mas os demais alunos já estão produzindo pães, bolachas e outros produtos. Independente de seguir a carreira, o que importa é que hoje estou qualificado e diante de qualquer situação terei a segurança de saber que com esta experiência poderei ajudar a melhorar a renda da minha família”, destacou o aluno Társsio Lima.  

A secretária de Desenvolvimento Social Helena Wanderley, explicou como o projeto terá andamento. “Estamos na etapa final do curso e os jovens que pretenderem ficar trabalhando na Padaria Comunitária receberão além de incentivos do Município, assessoramento para que, com a renda, os mesmos mantenham a Padaria Comunitária e melhorem suas rendas com a venda dos produtos a comunidade e empresas”, antecipou.   

Qualificação Profissional

A Política Municipal de Qualificação Profissional está formando milhares de pessoas na cidade de Patos. Em diferentes bairros estão acontecendo capacitados através do Projovem Trabalhador, dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, e da Padaria Comunitária. Uma gama de opções de cursos executados e ministrados através de parcerias com o Governo Federal, IFPB e demais instituições a exemplo do SENAI, SENAC e SEBRAE.

Onda de homicídios em Patos provoca Polícia a intensificar trabalho ostensivo





Marcos Eugênio

O crescimento de homicídios, roubos, furtos na cidade Patos provocou as polícias Militar e Civil que, juntas, passaram a planejar ações para inibir a violência, dando uma resposta à sociedade, que se vê de certa forma acuada diante da onda criminosa, que gera insegurança.

Uma dessas respostas da segurança pública está acontecendo nesta quarta-feira 06, com a expedição de 18 mandados de busca e apreensão. Apenas num primeiro momento, até às 18h de hoje, havia sido apreendida certa quantia de drogas, inclusive cocaína, duas facas, um revólver com munição, além de pessoas, inclusive menores, para averiguação. Um dos detidos, com drogas e um revólver, é suspeito de ter cometido dois homicídios em Patos, segundo o comandante do III BPM (Batalhão de Polícia Militar), Ten-Cel. Cunha Rolim.

“O objetivo dessa atividade de rotina foi trazer a paz ao município. Com essa onda de homicídios a Civil e Militar fizeram um diagnóstico dos locais em que ocorreram os crimes, pessoas suspeitas de andarem armadas ou com drogas. Tudo foi apresentado ao Poder Judiciário, que expediu os mandados de busca e apreensão e hoje estamos dando cumprimento, inclusive efetuamos algumas prisões”, explicou o delegado regional Cristiano Jaques.

Novas apreensões e prisões estão acontecendo na noite desta quarta. Diversos bairros como Alto da Tubiba, Mutirão, Rua do Meio, Matadouro, Bairro da Vitória, dentre outros, vêm ocorrendo os crimes e estão tendo presença mais ostensiva por parte da polícia.

A violência em Patos nos últimos tempos vem apresentando uma nova característica criminosa, a participação de menores, inclusive crianças, cometendo assassinatos. Trata-se de uma constatação preocupante tendo em vista a idade, onde se verifica menores de onze anos se tornando homicida.

Sobre a grande quantidade de menores atuando no crime de Patos, Ten-Cel. Cunha Rolim diz que é algo preocupante. “Precisamos realizar algum trabalho e até buscar maior apoio da Justiça, do Ministério Público, para que os menores venham sentir a aplicação da lei, porque há uma ligeira impressão que há impunidade, mesmo com todo o trabalho que a polícia vem desenvolvendo”, comentou.

Cunha Rolim explicou que a criminalidade que tem como envolvido o menor, é mais preocupante por conta da característica da ousadia do jovem, que muitas vezes está buscando a auto-afirmação na criminalidade.  


Muitas armas estão circulando por Patos, uma das principais rotas do tráfico de drogas do Nordeste, e que polariza dezenas de municípios. Apenas em 2012 a Polícia apreendeu 100 armas de fogo. “As apreensões continuam e a origem verdadeira dessas armas nenhum dos detidos nos informa. Temos focado nossas ações no combate ao tráfico e no porte ilegal de arma, que são justamente os nascedouros para o crime contra a vida, o homicídio”, disse o comandante do III BPM.

MPF alega fraudes com recursos do Fundeb em Diamante


O Ministério Público Federal propôs ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Diamante (PB), Hércules Barros Mangueira Diniz, bem como em desfavor de Idelfonso Teixeira de Araújo, Ronaldo Paiva Nunes, José Florentino de Melo. Os demandos estariam envolvidos em fraudes com recursos repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
Na ação, o MPF destaca que "o ex-prefeito transformou a cidade de Diamante (PB) em um balcão de negócios, dando ensejo a licitações fraudulentas, nos quais já se sabia, de antemão, o licitante que venceria (o demandado Ronaldo Paiva Nunes)".
 
Para aplicar os recursos repassados pelo Fundeb foram realizados o Convite nº 014/2007 e o Convite nº 06/2008, ambos visando adquirir materiais de expediente e consumo. No entanto, teria havido simulação nos processos licitatórios. Inclusive, chegaram a ser apresentadas duas versões das licitações (a primeira, que efetivamente ocorreu; e a segunda, com documentos criminosamente inseridos e datas corrigidas, tudo para frustrar as investigações). 
 
O MPF contatou, ainda, que as propostas de preços foram trocadas, isto é, uma proposta foi juntada aos autos de outra licitação, assim como pela circunstância de que vários documentos necessários à habilitação dos licitantes não foram apresentados. O demandado Idelfonso Teixeira de Araújo presidia a Comissão de Licitação. Já José Florentino de Melo teria contribuido para as fraudes emprestando a sua empresa para a formalização do procedimento simulado. 
 
A ação foi proposta em 1ª de março de 2013. Em despacho, datado de 18 de abril de 2013, a Justiça Federal mandou notificar os demandados para oferecer manifestação sobre a ação de improbidade, conforme o artigo 17, parágrafo 7º da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Até agora (novembro) o MPF aguarda o recebimento da ação pelo Judiciário.


Ascom

Vigilantes Ambientais são atualizados em dengue e doenças de Chagas





Acontece de hoje (quarta-feira 6) até a próxima sexta 8 uma capacitação oferecida pelo Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde e Município de Patos, aos vigilantes ambientais. A categoria foi dividida em duas turmas, uma no auditório da 6ª GRS e outra no Centro de Treinamento, onde funciona a  STTrans.

Na programação dessa atualização, os facilitadores Francisco Queiroga, Eugênio Pacceli, Ernane Mendes e Gercino Costa estão trabalhando os temas doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e combate ao mosquito transmissor da dengue.

Francisco Queiroga, apoiador de Vigilância Ambiental da 6ª GRS, explica que é preciso realizar o treinamento  para que os agentes possam relembrar conceitos e prática nesse importante trabalho com a comunidade.


“É preciso que esses trabalhos sejam renovados, de forma coesa e que atenda o que preconiza o Ministério da Saúde”, enfatizou Queiroga. Ele acrescentou que a capacitação também visa corrigir algumas falhas cometidas pelos agentes ambientais, a exemplo da falta de uma abordagem de qualidade à população, no tocante também à divulgação das ações preventivas, que não estão seguindo as recomendações.  

Grupo de Radioamadores de Patos comemoram em praça pública o Dia Nacional do Radioamador


O Grupo de Radioamadores de Patos (GRP) realizou na noite desta terça-feira (05), na praça Getúlio Vargas, em Patos, uma demonstração de como é desenvolvida esta técnica. 

O evento, que contou com o apoio da Secretaria Executiva de Juventude e Lazer do município e reuniu atrações culturais, teve o intuito de comemorar a data em que a atividade de radioamador foi regulamentada pelo Governo Federal, sendo assim, comemorado o Dia Nacional do Radioamador.

Durante quase uma hora, os radioamadores Ziro Dias e Jaqueline Nobre comandaram a “Rodada GRP”, que é um bate-papo com radioamadores dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Esta atividade acontece todos os dias, a partir das 20h, pela frequência da repetidora Pedra Vermelha.

Anualmente, o Grupo de Radioamadores de Patos realiza um encontro municipal, para comemorar o Dia do Radioamador Patoense, homenageando todos os anos Elisbão Alves de Assis, que morreu tragicamente no dia 31 de julho, após cair de uma torre com aproximadamente 15 metros na cidade de Pombal.

Através de um decreto, o ex-prefeito Nabor Wanderley sancionou a Lei N.º 4.023/2011, de autoria do vereador Sales Júnior, a qual institui o 1º de agosto como sendo o Dia Municipal do Radioamador.

Raniere Soares

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chuva em Patos suaviza temperatura



O forte calor dos últimos dias em Patos cedeu lugar, no final da tarde desta segunda-feira 04, a um clima ameno, após a chuva branda que caiu por quase uma hora.

No último final de semana houve registro de chuva, segundo a AESA - Agência Executiva de Gestão das Águas, em 89 municípios paraibanos. Muitas famílias do campo, onde a seca castiga mais forte há quase dois anos, aproveitaram e encheram suas cisternas.

Em Várzea, município do Vale do Sabugi, trovoadas, relâmpagos completaram o cenário de tamanha satisfação dos habitantes. Lá foram registrados 40 mm. As precipitações pluviométricas ocorreram com maior intensidade nas regiões de Sousa, Pombal, Catolé do Rocha (105 mm), cidade em que pacientes de um hospital viveram momentos de tensão com a queda de parte do teto. Alguns foram removidos para outro hospital da localidade. Com índice de 146 mm, Paulista foi o município em que foi registrada a maior chuva deste fim de semana.

No Vale do Piancó também houve chuvas e as orações agora são para que elas continue e ajudem a recuperar as reservas dos mananciais.



Dica de saúde

Cleide Xavier
Olá galera, minha dica hoje é água com beringela, limão e gengibre para perder peso..Corte a beringela em pedaços,esprema um limão e coloque um pedaço de gengibre dentro de um litro de água ,leva a geladeira,tome no outro dia.No dia seguinte esprema outro limão,aproveita a beringela dois dias.A beringela ajuda a combater o colesterol,reduz a ação das gorduras no fígado.O gengibre é anti inflamatório e termogênico ,o limão efeito anti oxidante e aumenta o sistema imunológico

Arquivo do blog