Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ministro da Integração Nacional faz balanço das obras da transposição

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, participa, na terça-feira (10), às 9h30, de audiência pública promovida pela Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco. O ministro deverá apresentar aos membros do colegiado um balanço das obras de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francsico.

Instalada em 2012, a comissão externa é composta de cinco senadores titulares e cinco suplentes. O seu presidente é o senador Vital do Rego (PMDB-PB) e o relator, o senador Humberto Costa (PT-PE).

Em 7 e 8 de março deste ano a delegação visitou obras da transposição no chamado eixo norte, ouvindo membros do governo federal, representantes de órgãos de controle e das empresas envolvidas na construção.

Em 19 de abril a comissão visitou o eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba - naquela região, as obras começaram em 2008, mas apresentaram vários problemas que levaram a atrasos no cronograma. Na ocasião, Humberto Costa informou em Plenário que, segundo o novo calendário previsto pelo Ministério da Integração Nacional, até setembro de 2014 deverão ser entregues 100 quilômetros de canal com água.

Em agosto, a comissão promoveu audiência pública em Serra Talhada, Pernambuco e visitaram trechos da obra no município de Custódia.


Assessoria

Copa do Mundo 2014: Brasil encara Croácia, México e Camarões


O Brasil escapou de enfrentar um campeão na fase de grupos da Copa do Mundo, mas pode encarar um finalista da última edição do torneio logo nas oitavas de final. No sorteio realizado nesta sexta-feira na Costa do Sauípe, Croácia, México e Camarões caíram como os primeiros adversários da Seleção na busca pelo hexacampeonato. Entretanto, caso o time brasileiro se classifique, a pedreira vem em seguida: Espanha e Holanda estão no Grupo B, ao lado de Chile e Austrália, e são possíveis rivais na próxima fase. 

A estreia do Brasil será no dia 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia, na abertura da Copa do Mundo. Depois, a Seleção viaja para Fortaleza encarar o México no dia 17 e, por fim, fecha sua participação na fase de grupos contra Camarões, em Brasília, no dia 23. 
Todos os rivais brasileiros na fase de grupos já enfrentaram a Seleção em Copas. Os croatas foram os adversários na estreia em 2006, quando o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Kaká. O México, embora tenha se tornado carrasco recente - o último triunfo expressivo foi na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 - perdeu os três jogos contra a Seleção em Mundiais: 4 a 0 em 1950, 5 a 0 em 1954 e 2 a 0 em 1962. Por fim, Camarões foi derrotado por 3 a 0 na Copa de 1994. 

globoesporte

Filho de oficial de justiça morre em acidente de carro em Patos

Foto:Mario Frade
Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira 6 de novembro de 2013 e vitimou fatalmente Gydeoni Coutinho Ramos Nóbrega, 30 anos de idade que, segundo informações desenvolvia alta velocidade no carro que vinha sentido Noé Trajo/saída Campina Grande.

A vítima que era estudante de Administração do 5° período pela UEPB era filho de uma Oficial de Justiça idendtificada como sendo Maria do Socorro Coutinho Ramos Nóbrega e era bstante conhecida da sociedade patoense. O carro, um Wolksvagem, modelo Fox, placa OFG 7867 - Patos-PB ficou com a parte dianteira parcialmente destruída. Ele teve morte instatânea e no momento do acidente não utulizava o cinto de segurança.

O velocímetro do veículo estacionou o ponteiro em 50 km/h após o acidente, porém a polícia não descarta a informação de que desenvolvia alta velocidade e supostamente o rapaz teria ingerido bebidas alcoólicas durante a noite. O carro conseguiu atravessar o girador e colidir violentamente na calçada do Sebrae no Rodoshoping.

Gydeoni sofreu lesões graves na cabeça, na região da testa e provavelmente teve traumatismo craniano. Muitos curiosos compareceram no local e o trânito ficou congestionado na BR 230 na altura do Km 334.1, foi preciso a intervenção de Policiais Rodoviários Federais na hora em que os peritos realizavam os trabalhos de praxe. 

Após os procedimentos o corpo foi removido ao Numol para realização de exames cadavéricos para em seguida ser liberado para os familiares providenciarem o sepultamento.

Fonte Portalpatos.com

NOTA DE REPÚDIO A RADIALISTA


NOTA DE REPÚDIO A FABIANO GOMES E AO SISTEMA CORREIO


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações preconceituosas, machistas, caluniosas e violentas proferidas pelo radialista Fabiano Gomes nas edições dos dias 04 e 05 deste mês do programa Correio Debate (Rádio Correio – 98.3MHz).


No primeiro episódio, Fabiano usou de toda uma sorte de baixas palavras para se referir às mulheres, incitou a violência física, moral, de gênero e revelou seu absoluto despreparo profissional para atuar como radialista, profissão da qual se exigem preparo técnico e intelectual, compromisso com a verdade, com a ética e com os direitos humanos.

Imediatamente, o jornalista Rafael Freire, que é presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e vice-presidente regional da Fenaj, transcreveu em sua página pessoal no Facebook um pequeno trecho do comentário que o radialista acabara de fazer ao vivo. A reação na rede social foi imediata, gerando centenas de compartilhamentos e grande revolta entre o público em geral, mas especialmente em dezenas de jornalistas, que condenaram a atitude de Fabiano.

Já no dia seguinte, o apresentador usou os dez primeiros minutos do programa para, de maneira absolutamente hipócrita, desculpar-se com os ouvintes e as mulheres que se sentiram ofendidas com seus comentários no dia anterior. Logo em seguida, após o intervalo comercial, esta mesma pessoa, que acabara de falar em tom manso e que até mesmo se colocara como vítima de preconceito, atacou, aos gritos, de forma mentirosa e violenta,o jornalista Rafael Freire, chamando-o de vagabundo, invejoso, “babão”, afirmando que não representava a categoria e que seu diploma univesitário de jornalista não vale nada porque lhe falta talento.

Por fim, afirmou que a postagem no Facebook era mentirosa e que se fosse provado que correspondia ao que ele dissera no dia 04, retiraria tudo o que dissera no dia 05.

Muita coisa poderia ser dita sobre o companheiro Rafael Freire, mas vamos nos limitar a afirmar que, em seus 12 anos de militância política, tem se dedicado integralmente às lutas estudantis e do povo trabalhador, contribuindo (com sua formação política e profissional) em inúmeras ações para a transformação social do nosso país, sonho de qualquer homem ou mulher de bem. Além disso, Rafael se formou em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFPB, em 2006, e, desde então, exerceu diversos trabalhos como assessor de imprensa em entidades sindicais, como repórter-fotográfico e como jornalista responsável pelo periódico A Verdade.

Os gravíssimos fatos aqui relatados são um ataque frontal à cidadania. O mal uso dos veículos de comunicação na Paraíba e no Brasil está institucionalizado e deve ser combatido por toda a sociedade, que sofre com este tipo de comunicação sensacionalista, grotesca, venal, tendenciosa e antijornalística. Infelizmente, isto tudo não é consequência apenas do comportamento isolado de uma pessoa. É fruto de uma estrutura das comunicações cada vez mais monopolizada, preocupada apenas com seus interesses comerciais e sem nenhum compromisso com o interesse público e a transformação social.

No mais, queremos responsabilizar também o Sistema Correio de Comunicações por tudo que é publicado e veiculado por suas empresas, uma vez que o rádio é uma concessão pública, cedida pela União/Governo Federal. Ou seja, a liberdade de expressão vai até o limite do respeito e das leis vigentes, limites frequentemente transgredidos por este sistema, já que responde na Justiça por ter exibido num programa do apresentar Samuka Duarte uma cena de estupro e porque, no último mês de setembro, foi autuado pela fiscalização do Ministério do Trabalho (a partir de denúncia feita pelo Sindicato), em 23 infrações diferentes por descumprimento da legislação trabalhista (especialmente pela falta de pagamentos de horas extras), e isso apenas em relação aos profissionais do jornal Correio da Paraíba.

Incitar à violência, incidir em preconceito, caluniar, xingar é crime. Exigimos o direito de resposta a Rafael Freire no referido programa, com o mesmo tempo de duração do comentário danoso, e declaramos que vamos buscar os meios legais para que mais este fato não fique impune e que não se repita.


João Pessoa, 06 de dezembro de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB)

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Médicos cubanos são recepcionados em Patos antes de se dirigirem para municípios em que vão atuar







John Sinema
Uma recepção calorosa, com direito à Banda do III BPM, foguetório e desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Este foi o cenário encontrado por onze médicos, oito mulheres e três homens oriundos de Cuba e que vão atuar pelo Programa Mais Médicos, em localidades da região de Patos e Princesa Isabel.

A acolhida aconteceu logo na entrada da cidade, quando os médicos desceram do microônibus e subiram em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, sendo apresentados à população no trajeto até a 6ª Gerência Regional de Saúde. Lá escutaram os hinos de Brasil e Cuba as boas vindas através do médico John Sinema e pelo presidente da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, Rubens Marques, que falou em nome dos secretários municipais. Os dois agradeceram a vinda dos médicos e falaram da importância que eles terão na assistência de saúde primária nos municípios em que vão atuar.

O gerente regional e Saúde, José Leudo Farias, lembrou que os médicos cubanos estão indo justamente para os locais em que ninguém que ir, onde há lacunas a ser preenchidas por falta desse profissional. “Acredito que teremos melhora no atendimento e quem mais vai sentir isso são as pessoas que mais precisam. Esses médicos não vêm tomar lugar de ninguém, vem mais para uma ajuda humanitária”, enfatizou Leudo.

O médico cubano Jonnys Marichal Garcia, que fica em Patos, juntamente com a médica Joelquis Felipe Ortega disse que todos estavam agradecidos pela recepção e que esperam com seus serviços colaborar com a melhora da saúde dos municípios. “A primeira impressão foi muito boa. Jamais tivemos em outras localidades acolhidas semelhantes”, comentou. Falando um bom portunhol, disse que a barreira linguística não será obstáculo para o papel que vão desempenhar na atenção primária.

A secretária de Saúde de Patos, Illana Mota, disse que a vinda dos médicos para Patos trata-se de um avanço, uma soma aos médicos já existentes no PSF, e que os relatos que chegam de localidades em que os médicos cubanos já servem à população, são de que a experiência vem agradando ao usuário do SUS. “São médicos que chegam dispostos a se doarem e estávamos carentes disso”, explicou Illana. A contrapartida do município é oferecer moradia e alimentação aos profissionais estrangeiros.

Relação dos médicos que chegaram a Patos nesta quinta-feira 5 e os locais de atuação:


Município
Nome do Médico(a)
Gênero
Cacimba de Areia
SOLANGE RAMOS TIRADO
F
Catingueira
REINERIO GONZALEZ MANSO
M
Condado
OLGA LIDIA SOTOLONGO  HERRERA
F
Desterro
MILEIDY CASCAJAL ROMERO
F
Junco do Seridó
LAZARO LLANES OJEDA
M
Malta
LAZARA RICARDO SARMIENTO
F
Patos
JONNYS MARICHAL GARCIA
M
Patos
JOELQUIS FELIPE ORTEGA
F
São José do Sabugi
EDENIA CASAS RODRIGUESZ
F
Teixeira
ANABEL MARIA CARDENAS DE LA TORRE
F
Teixeira
ANA YOLENNY PUJOLS NOVOA
F



Prefeita anuncia programação de Natal e fala do concurso público






Amanhã, sexta-feira 06, será acionada a iluminação decorativa de Natal da cidade de Patos. Nesta quinta-feira a prefeita Francisca Motta (PMDB), em café com a imprensa e participação de alguns secretários municipais, anunciou uma vasta programação que começa amanhã e prossegue até o dia 24 deste mês. “A gente pensou cada momento visualizando a participação das famílias. Natal é momento de confraternização, de agradecimento a Deus e a programação busca atrair as pessoas para as praças, para assistirem aos eventos natalinos”, comentou Francisca.

A iluminação natalina está sendo finalizada e será ligada às 18h desta terça. Ela foi confeccionada por pessoas de Patos, servidores municipais e está presente da Edivaldo, canteiros centrais da Solon de Lucena e Epitácio Pessoas e na Praça Getúlio Vargas. A iluminação da Edivaldo Mota já está funcionando, a pedido do pároco José Ronaldo, tendo em vista a cidade estar celebrando a Festa da Conceição, igreja localizada em frente a essa praça.
Às 18h do sábado, 14, haverá a chegada do Papai Noel na Vila Natal, na Getúlio Vargas. De 16 a 14 diversas apresentações, como concertos de flauta doce; show natalino com o Clube do Chorinho; peças teatrais, Auto de Natal, danças, dinâmicas, presépio vivo, concerto com a Filarmônica 26 de Julho, encontro regional de flauta doce, show natalino com a banda Só Pra Evangelizar, e no dia 24, acontece a estréia do Coral Municipal, com a Cantata Natalina, das 18h às 20h.

Francisca Motta enviou à Câmara Municipal para ser votado hoje, em regime de urgência, o projeto de lei para a realização de mais um concurso público, que deverá acontecer aproximadamente no mês de março do próximo ano e a partir daí aconteça o processo de licitação.


A prefeita de Patos foi questionada sobre um possível desentendimento interne envolvendo os secretários municipais Joanilson Guedes (Controle Interno) e Charles Williams (Administração), justamente sobre o concurso, que cada um queria presidir o processo. Ela disse que isso não existiu. “O concurso realmente é do Controle Interno. Não há qualquer tipo de divergência sobre isso”, enfatizou Francisca.

Moradores do Bairro José Mariz se preparam para receber Patos pra Frente



Após o anúncio de mais uma edição do programa Patos pra Frente, que acontecerá nesta sexta-feira, 6 de novembro, no Bairro José Mariz, a Prefeitura de Patos já se prepara para instalar seus serviços de atendimento à população, que também está ansiosa para receber os benefícios.

Para o mototaxista Junior Lima, o programa Patos Pra Frente é importante, uma vez que as demandas da população passam a ser atendidas diretamente nas localidades. “É um programa muito importante, porque às vezes falta um calçamento, por exemplo, e a presença da Prefeitura no Bairro já dá a oportunidade da população falar direto com o setor responsável por cada demanda. A gente espera os serviços com bastante expectativa, principalmente para dialogarmos com a Prefeita”, comentou. 

O programa Patos Pra Frente tem como objetivo a descentralização dos trabalhos administrativos, disponibilizando a prestação dos serviços de melhorias e atendimento a população diretamente nos Bairros. 
 
Segundo Demétrius Paulo, morador do Bairro José Mariz, os investimentos da Prefeitura no Bairro melhora a qualidade de vida das pessoas. 

“Em menos de um ano já ganhamos uma Unidade Básica de Saúde, a Praça a também já está sendo concluída, inclusive com espaços destinados para as crianças, e tudo isso é muito positivo. Esperamos a instalação dos serviços do programa no Bairro, contando que as ações tenham continuidade”, destacou. 

As ações do programa Patos Pra Frente serão instaladas na Escola Humberto Lucena, a partir das 8h, com a presença da Prefeita Francisca Motta e todos os secretários do governo municipal. 

Epitácio Germano

III BPM realiza campanha de arrecadação de donativos para famílias da periferia



O III BPM, com sede em Patos, colocou nas ruas a campanha Natal Solidário, com objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, que serão distribuídos na véspera de Natal com famílias carentes da cidade.

Segundo o comandante do III BPM, Ten.Cel. Cunha Rolim, um cadastro com os mais necessitados está sendo feito. “A princípio o ponto de arrecadação será a sede do nosso Batalhão, mas se a população assim desejar, podem entregar diretamente sua doação, que será muito vinda, nas nossas viaturas dizendo que é para a campanha NATAL SOLIDÁRIO. A gente pede que todos participem com esse ato que irá contribuir para que muitas famílias tenham uma boa ceia natalina”, enfatizou.

A arrecadação acontece até o próximo dia 20.




Técnicos administrativos pedem isonomia

Em reunião realizada  quarta-feira(4) na sede do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, os técnicos administrativos lotados em diversas secretarias e na Prefeitura de Patos, com exceção da saúde, discutiram os problemas enfrentados pela categoria, os salários que são inferiores aos mesmos técnicos da secretaria de saúde, além das condições de trabalho.
A reivindicação dos técnicos administrativos passa pela isonomia salarial igual aos mesmos técnicos administrativos lotados na secretaria de saúde, no valor de R$ 1.108,00. Os técnicos administrativos não lotados na secretaria de saúde ganham apenas R$ 678,00. Além da isonomia, os mesmos exigem uma gratificação de 50% sobre o salário base.
Os técnicos em informática querem que o salário retorne ao valor estipulado no edital do concurso, pois a gratificação está congelada, aumeDSC04358ntando apenas osalário mínimo e também exigem a isonomia salarial para os demais que trabalham na secretaria de saúde.
As telefonistas que ganham apenas um salário mínimo, a proposta é que tenham uma gratificação de 50% sobre o salário e mais o pagamento de insalubridade.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a entidade irá solicitar audiência a Prefeita Francisca Mota para discutir a pauta de reivindicações.
A progressão vertical também foi reivindicada pela categoria, sendo que os servidores que tenham ensino fundamental, tenham 10% de aumentoEnsino médio/técnico/profissionalizante, 20%. Curso Superior, 20%. Especialização (25%), Mestrado(30%), Doutorado(35%) e Pós Doutorado(40%).
DSC04354No próximo sábado, dia 7 de dezembro será apresentada a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários que foi construída com a participação de todas as categorias que compareceram as reuniões convocadas pelo SINFEMP.
sinfemp.com.br

Cineasta lança livro e DVD do filme ‘O vendedor de coisas’, em Patos




Nesta sexta, dia 6, o cineasta patoense Deleon Souto lança o livro e o DVD do filme ‘O vendedor de coisas’. O encontro acontece às 19 horas, no auditório da FUNES – Fundação Ernani Sátyro, em Patos.

A programação do evento será marcada pela exposição do DVD do filme (que dispõe de legendas em inglês e espanhol, e nos extras com making of, trailer, fotos e a trilha sonora compostas para a produção) e a apresentação do livro do filme, que descreve o processo de produção, com o roteiro, relatos, depoimentos e fotos.

Enquanto percorre os festivais de cinema pelo país, o DVD do filme será disponibilizado apenas às escolas públicas da cidade, já no início do próximo. Para os interessados em adquirir os livros, haverá durante o evento um posto de troca, mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis.

O filme é um curta-metragem, com 20 minutos de duração, e tem a personagem Rosa (Raquel Ferreira) como principal. Utilizando da literatura de cordel para contar a história, ‘O vendedor de coisas’ narra a vida de uma moça sertaneja, prometida ao primo João (Kelner Macêdo). Mas, com a vinda de Tião (Vinícius Guedes), um vendedor ambulante vindo de Recife, Rosa se apaixona e precisará escolher entre o amor e a paixão.
O evento é gratuito e livre para todas as faixas etárias.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Semana Municipal da Bíblia é comemorada em Patos



A comunidade evangélica de Patos comemora durante toda essa semana de dezembro a “Semana Municipal da Bíblia”, uma vasta programação está sendo realizada todos os dias na praça Getúlio Vargas. As comemorações deram início na última segunda-feira (2) e se estenderá até o próximo sábado (7).

O evento é uma realização da Ordem dos Ministros Evangélicos da Região Metropolitana de Patos (OMERP), e tem a participação de jovens, pastores, ministros e membros de igrejas, mais de 20 denominações da cidade estão participando.

Cada igreja está tendo espaços de uma hora para proceder a leitura dos 27 livros do Novo Testamento, que contém ao todo 260 capítulos, entre os livros de Mateus e Apocalipse. Os horários são das 9h às 12h da manhã, recomeçando a tarde das 15h às 18h.
Na praça foi montada uma tenda onde está sendo distribuídas bíblias com o Novo testamento, e a cada pessoa que passa, ouve e tem o desejo de continuar lendo em casa, leva uma para casa.

“A iniciativa visa apresentar a Palavra de Deus a sociedade, em um espaço aberto de amplo acesso como a praça Getúlio Vargas, estamos conseguindo atingir várias pessoas que diariamente passam por aqui”, afirma o pastor Rivaldo Gomes, presidente da OMERP.

O encerramento acontecerá no próximo sábado dia (7) a partir das 19:30 com um grande culto de louvor e adoração a Deus, coreografias, teatro, mensagem, sorteios de bíblias e CDs de bandas e ministérios evangélicos, um brinde do site Conexão Gospel PB.


Por Everton Lucena – Via Conexão Gospel PB

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Médicos cubanos chegam para trabalhar na região de Patos



Onze médicos oriundos de Cuba chegam a Patos, segundo o gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, nesta quinta-feira 05.

Eles fazem parte do Programa Mais Médicos e vão atender comunidades de Patos, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Desterro, Junco do Seridó, Malta, Teixeira e São José do Sabugi.  A gerência de Saúde conseguiu um ônibus, que trará os médicos, sem a necessidade dos municípios irem a João Pessoa buscá-los.

A Paraíba recebeu esta semana 75 médicos, que vão atuar nas localidades onde há mais carência desse profissional. Houve alguns municípios da região de Patos, a exemplo de São José de Espinharas e Quixaba que se inscreveram no programa, mas desistiram por achar que a contrapartida sairia cara para eles.

A 6ª GRS está preparando uma recepção aos médicos cubanos na chegada a Patos, na quinta às 16h30, em seu auditório.


VEJAM A RELAÇÃO ABAIXO:

Município
Nome do Médico(a)
Gênero
Cacimba de Areia
SOLANGE RAMOS TIRADO
F
Catingueira
REINERIO GONZALEZ MANSO
M
Condado
OLGA LIDIA SOTOLONGO  HERRERA
F
Desterro
MILEIDY CASCAJAL ROMERO
F
Junco do Seridó
LAZARO LLANES OJEDA
M
Malta
LAZARA RICARDO SARMIENTO
F
Patos
JONNYS MARICHAL GARCIA
M
Patos
JOELQUIS FELIPE ORTEGA
F
São José do Sabugi
EDENIA CASAS RODRIGUESZ
F
Teixeira
ANABEL MARIA CARDENAS DE LA TORRE
F
Teixeira
ANA YOLENNY PUJOLS NOVOA
F

JURAMENTO DE HIPÓCRATES:

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacea e por todos os deuses e deusas, a quem conclamo como minhas testemunhas, juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.


Arquivo do blog