Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

9.537 Agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da PB receberão formação em Saúde Mental


Numa parceria do Governo Federal com a Fiocruz, Escola Grupo Hospitalar Conceição, estados e municípios, o Projeto Caminhos do Cuidado pretende formar em saúde mental 290.760 agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica (ATEnf) em todo o território nacional. Na Paraíba são 9.537 alunos, distribuídos por 239 turmas. Serão selecionados 66 tutores (professores) e 4 orientadores em nosso Estado, os quais serão responsáveis pela transmissão de conhecimentos. Após selecionados, os tutores e coordenadores receberão capacitação.

O objetivo do Caminhos do Cuidado é contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, na área de saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta. Eles são personagens importantes nessa ação por manterem maior contato com os usuários de drogas, conhecerem melhor a história de cada um.

Os alunos também devem participar do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental direcionada à atenção psicossocial, visando justamente a reintegração social e da cidadania dos usuários de álcool e outras drogas. O papel do ACS e do ATEnf no cuidar da saúde mental será também ponto de discussão durante a formação.

Seleção

Orientadores: precisam ter formação superior com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental, da Saúde Coletiva, da Saúde Pública, da Atenção Básica, da Educação ou das Ciências Sociais; experiência profissional mínima de dois anos nas áreas da Saúde Mental, Atenção Básica e/ou Saúde Coletiva, em ensino, gestão ou serviço.

Tutores: Ter formação superior na área da saúde, experiência profissional mínima de um ano na Atenção Básica ou na Saúde Mental, ou docência na área da Saúde na temática de Atenção Básica ou na Saúde Mental, da rede do Sistema Único de Saúde

Os orientadores terão uma formação de 24h. Sendo esta etapa classificatória e eliminatória. Após a seleção, os orientadores contribuem na formação de 40hdos tutores.

Os tutores terão uma formação de 120h, sendo 40h presenciais, que será critério de seleção classificatória e eliminatória, e 80h em EAD durante o período de formação de no mínimo 3 turmas  de ACS e ATEnf.

Período de Inscrições no site e envio de documentações: 20 a 30/01/2014 – CEFOR e Gerências Regionais de Saúde.

Formação
Os ACS e ATEnf terão a  formação   com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão.

 Cada turma terá o acompanhamento de dois tutores, e será composta por 40 alunos entre ACS e ATEnf.

As turmas ocorrerão conforme cronograma pactuado em cada Estado, de forma descentralizada respeitando a organização das regiões de saúde.

O material didático e alimentação nos dias da formação serão custeadas pelo projeto.

Contrapartida dos municípios: Liberação ACS e ATENF, Deslocamento quando necessário, indicação de locais públicos para a realização das formações.

A formação dos ACS e ATEnf ocorrerá de forma descentralizada, respeitando a especificidade e os pactos de cada local, em parceria com os Governos Estaduais, Secretárias Estaduais de Saúde,  ETSUS, ESP, as áreas técnicas da Saúde  Mental, Atenção Básica e COSEMS.


Maiores informações na 6ª GRS – Fone: 83-3423-2243

Nenhum comentário:

Arquivo do blog