Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Hospital Regional oferece capacitação em classificação de risco



Berenice Gomes



O Hospital Regional de Patos realizou nesta terça-feira 14 uma capacitação destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordando atendimento com classificação de risco, visando melhorar a resolutividade na urgência e emergência, porta de entrada para milhares de pacientes de dezenas de municípios sertanejos, sejam da Paraíba, sejam também do RN e PE.

A capacitação teve como facilitadora a enfermeira Berenice Gomes, que abordou a utilização de protocolos pré-estabelecidos (Portaria 2048 de novembro de 2002), com objetivo de avaliar as queixas dos pacientes e direcioná-los os devidos serviços, de acordo com suas necessidades.

Os funcionários do Hospital Regional reviram diversas situações do seu dia a dia, e como realizar a triagem, a exemplo de traumas, parada cardiorrespiratória, queimaduras, insuficiência respiratória, intoxicações agudas, acidentes com animais peçonhentos, queixas abdominais e urinárias, cefaleia, diversos tipos de dores, como lombar, cervical, dorsal, distúrbios psiquiátricos, diabetes, sangramentos, dentre outras ocorrências que chegam à urgência e emergência e que fazem parte do dia a dia dos profissionais de saúde, que precisam perceber bem a sintomatologia dos mesmos e direcionar os usuários paras sua respectiva área de atendimento (azul, verde, amarela e vermelha).

Enquanto ocorria a capacitação dos técnicos e enfermeiros nesta terça-feira, o secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, discutia com a direção do regional as mudanças que estão sendo implementadas para melhorar o atendimento do Janduhy Carneiro. Desde a semana passada o secretário e equipe técnica da SES estão concentrados em Patos moldando o modelo de atendimento previsto pelo SUS na urgência e emergência. Capacitações e modificações na estrutura física estão acontecendo para atender a demanda com mais qualidade.   


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog