Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeita de Patos anuncia pagamento do Piso Nacional para professores



A prefeita de Patos, Francisca Motta, se reuniu na manhã desta quarta-feira (29), com representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos (SINFEMP) em nome da categoria dos professores.

Durante a audiência, a prefeita lançou a proposta de pagar já a partir deste mês de janeiro, o acréscimo de 8.32%, já cumprindo o valor anunciado pelo Ministério da Educação, apesar da portaria ministerial ainda não ter sido publicada. Esse valor será pago aos professores ativos e aposentados, que também receberão o integral do terço de férias no dia 10 de fevereiro. Ainda referente a janeiro, além do reajuste seguindo o Piso Nacional, os professores já receberão seus salários com o aumento do mínimo nacional.

A pedido da Prefeita Francisca Motta a Secretaria de Finanças do Município fixou o calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas, que receberão no último dia útil de cada mês. “Vale ressaltar que o Município vem honrando o pagamento dos aposentados e pensionistas, que legalmente pode ser efetuado até o quinto dia útil de cada mês, mas, por ser uma reivindicação justa, nos iremos antecipar este pagamento fixando esta data,” informou a Prefeita.

Ainda segundo a prefeita Francisca Motta, é um direito legítimo dos Sindicatos cobrar melhorias para os servidores, e que o Município sempre fará o possível para atender, desde que obedecendo ao índice de responsabilidade fiscal.

A presidente do SINFEMP, Carminha Soares, informou que a categoria dos professores já acatou as propostas da prefeita Francisca Motta, e que a gestora garantiu que mesmo após a publicação da portaria, se o percentual for ajustado, com certeza também será respeitado. “Foi um aumento baseado no índice sugerido pelo MEC. Sabemos do esforço do Município para manter o índice de responsabilidade fiscal, mas esse reajuste dos professores é determinado por Lei, e isso a gestora teve a responsabilidade de cumprir”, disse a sindicalista.

De acordo com o SINFEMP, entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, o percentual de aumento salarial dos professores superou 17% (dezessete por cento), sem aumentar na prática a carga horária dos mesmos. Esses aumentos superam o índice do Governo Federal, estando acima da inflação.


coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog