Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sebrae orienta microempreendedores individuais para não perderem benefícios


Palestras sobre as obrigações desses empresários terão início nesta sexta-feira (16), em Campina Grande, e no sábado (17) em Cajazeiras

Microempreendedores Individuais (MEI) de seis cidades paraibanas receberão capacitação e orientações intensificadas do Sebrae durante os meses de janeiro e fevereiro. Os empresários inseridos nessa categoria, faturam até R$60 mil por ano, não têm custo para a abertura da empresa e pagam impostos mais baixos. Na Paraíba, há um registro de quase 50 mil dessas empresas, que possuem diversos benefícios, mas também obrigações. Para orientar esses microempreendedores sobre seus deveres e capacitá-los, o Sebrae está realizando palestras e oficinas.

Uma das obrigações dos MEI é o envio da Declaração Anual de Rendimentos para a Receita Federal. O prazo já está aberto e pode ser feito pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Em Campina Grande, haverá três palestras sobre o envio deste documento, dias 16 e 30 de janeiro e dia 13 de fevereiro. Em Cajazeiras, a mesma palestra acontecerá neste sábado, dia 17.

“Os microempreendedores individuais têm poucas obrigações a cumprir, não pagam imposto de renda, por exemplo. Mas eles precisam entregar essa declaração de rendimentos anualmente. Cumprindo esse compromisso, o MEI fica em dia com a Receita Federal, Estadual e Municipal e não perde os benefícios dessa política pública”, explicou o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira. 

Quem não enviar o documento perde os benefícios a que tem direito, como acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal. O prazo final para o envio da declaração é 31 de maio, mas quem deixar para enviar o documento após 31 de janeiro ficará impedido de emitir os boletos para os pagamentos de seus tributos mensais até que seja feita a declaração.

Outras capacitações
Entender a tributação, como usar um blog ou uma loja virtual para alavancar as vendas, gestão de pessoas e finanças são outros temas que fazem parte da grade de cursos oferecidos pelo Sebrae para os Microempreendedores Individuais.

Durante este mês de janeiro, quatro cidades da região do Curimataú paraibano serão contempladas com as oficinas SEI (Sebrae Microempreendedor Individual). Empresários de Tacima, Araruna, Barra de Santa Rosa e Damião receberão os cursos sobre “Sei Vender” e “Sei Controlar meu dinheiro”. Em fevereiro e março, outras cidades da região também receberão as oficinas. Para participar, os empresários devem se inscrever pelo telefone 3373-1272.

PROGRAMAÇÃO
CAMPINA GRANDE
Dia 16 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre  Declaração Anual de Rendimentos 2013
Dia 30 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013
Dia 13 de fevereiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013

CAJAZEIRAS 
Dia 17 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013

ARARUNA 
Dia 15 de janeiro: 19h – Oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”

TACIMA
Dia 15 de janeiro : 8h30 - Oficina “Sei Vender” 

BARRA DE SANTA ROSA
Dia 16 de janeiro: 14h - Oficina “Sei Vender” 

DAMIÃO
Dia 16 de janeiro: 19h - Oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog