Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gestão do diálogo: Prefeita Francisca Motta recebe categorias da saúde e avalia pleitos


A prefeita de Patos, Francisca Motta, participou nesta quinta-feira (20), de mais uma rodada de reuniões com sindicatos e categorias de servidores municipais, onde desde a última segunda-feira (17), tem dialogado sobre pleitos e reivindicações das classes.

Nesta encontro, a prefeita e a secretária de Saúde, Ilana Motta, além de membros da assessoria jurídica do município receberam os médicos, odontólogos e enfermeiros, sendo cada categoria separadamente.

Segundo a secretária de Saúde Ilana Motta, as reuniões de hoje seguiram o mesmo curso das outras categorias, e acenaram para um acordo entre as partes, inclusive para o fim da paralisação e o retorno ás atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 24. 

“A postura do município foi a mesma adotada com os demais profissionais, ou seja, a prefeita ouviu os pleitos e pediu um prazo para analisar caso a caso, para que no dia 6 de março seja dada uma reposta a todos, que somam mais de 30 categorias de servidores municipais. Pedimos o bom senso dos médicos, odontólogos e enfermeiros para que retornem às atividades. Os médicos sinalizaram que provavelmente voltarão ao trabalho na próxima segunda. Os odontólogos e enfermeiros vão se reunir com as representações sindicais nesta sexta, mas tudo indica que também retornarão ao trabalho, tendo em vista a conversa que tivemos hoje. Estamos esperançosos, pois a gestão tem procurado valorizar os servidores, sobretudo os da saúde, desde o  momento que sancionou o PCCR da categoria”, relata a secretária.  

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED), Tarcísio Campos, elogiou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR da Saúde), mas disse que é preciso haver um olhar do município para cada especificidade de acordo com as categorias. 

“Sem dúvida, é uma satisfação muito grande sabermos que uma cidade como Patos possui um PCCR dos profissionais do SUS, mas sabemos que existe as especificidades da cada profissão, e por isso percebemos a boa vontade da prefeita Francisca Motta em resolver os pleitos apontados. Quanto à paralisação, a manhã ainda haverá uma assembleia, mas os médicos apontaram para o retorno, já que a prefeita dará uma resposta na primeira semana de março”, explica Campos.

O delegado regional do Sindicato dos Odontólogos da Paraíba (Sindodonto/PB), José Medeiros, disse que dará uma posição logo após a reunião desta sexta, mas que a ideia é chegar a um consenso, já que no diálogo de hoje houve um avanço quanto às reivindicações, tanto por parte da Gestão como por parte do sindicato. 

A vereadora e enfermeira, Nadigerlane Rodrigues, acompanhou a comissão representativa das enfermeiras e considerou a reunião como produtiva. “A gestão esteve o tempo todo aberta ao diálogo, mostrando que está sensível aos pleitos da categoria”, disse.

No dia 6 de março, a gestão municipal voltará a receber as representações sindicais e as comissões formadas por cada categoria, onde apresentará o resultado da avaliação dos pleitos de cada uma. As reivindicações em sua maioria se referem à isonomia salarial, gratificações e adicionais de insalubridade, entre outros. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog