Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Implantação da vacina HPV busca reduzir câncer de colo de útero





O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer com maior incidência no público feminino, perdendo somente para o de mama. No Brasil cerca de 4.800 mulheres morrem em decorrência desse mal, que provocou reações no Ministério da Saúde, que resolveu implantar a vacina preventiva ao HPV – Papilomavírus Humano como imunizante de rotina.

Nesta quinta-feira 06 municípios da regional Patos receberam informes técnicos, através da coordenadora de imunização da regional, Socorro Guedes, sobre a vacinação que fará parte da rotina do PSF. No dia 10 do próximo mês (março) começa o trabalho de imunização de adolescentes com idade de 11 a 13 anos. A meta é vacinar em todo o território nacional 5,2 milhões, sendo 107 mil na Paraíba.

A Secretaria de Estado da Saúde irá desenvolver estratégias junto às escolas públicas, privadas e com os municípios, através das unidades básicas de saúde, oferecendo a estas todo apoio técnico necessário. As escolas farão levantamento e entregarão até 14 deste mês a relação de todas as alunas que se encontram na faixa etária para receber a primeira dose do HPV.

“É preocupante o número de mulheres vítimas do câncer de colo de útero. É muito importante a parceria com as escolas. As unidades básicas de saúde e as escolas farão a articulação com a comunidade, com as igrejas, mostrando a importância da imunização contra o HPV, mostrar a realidade, os benefícios da vacina e as causas que o colo de útero provoca”, comentou José Leudo Farias, gerente regional de saúde.


Vacinadores serão capacitados pela 6ª Gerência Regional de Saúde. Nas escolas acontecerão várias atividades, a exemplo da palestras com os pais e alunas, uma forma de conscientizar a todos sobre a importância da prevenção. Há cinco anos que alguns países já oferecem essa vacina. No Brasil o Instituto Butantan é responsável pela produção do imunizante. As garotas grávidas não receberão a dose da quadrivalente papilomavírus Humano.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog