Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pimenta é uma das atividades mais prejudicadas pela seca em Quixaba



Os mais de dois anos de seca, uma das maiores estiagens dos últimos 50 anos no semi-árido nordestino, já causaram muitos estragos, especialmente para as comunidades rurais, que dependem basicamente da terra para tirar o pão de cada dia. No pequeno município de Quixaba, localizado na microrregião de Patos-Pb, com população de 1.834 habitantes, os problemas se agravam pela falta desse tão precioso líquido.

Além da atividade agrária de subsistência, Quixaba nos últimos anos passou a fazer experiências com a cultura da pimenta, hoje considerada pelo prefeito Julio Cesar o carro chefe da agricultura, cultura essa que surpreendeu e gerou renda para várias famílias, que deram incremento com elaboração de molhos diversificados, contribuindo para que novas idéias fossem surgindo, como a Casa da Pimenta, um local que servirá para que os produtores possam armazenar e manipular esse alimento rico em vitaminas, tendo propriedades a exemplo de ações como a dissolução de coágulos sanguíneos, expectorante, descongestionante, antioxidante e anti-bacteriana.

Mesmo precisando de pouca água, a pimenta não consegue desenvolver bem com a salobra, oriunda poços artesianos, o que provocou expressiva queda da safra. Para amenizar as consequências da seca, a prefeitura conseguiu recursos e perfurou trinta poços na zona rural. Fez convênio com o Exército e Governo do Estado para garantir o abastecimento das famílias do campo com água potável, captada do açude de Condado. Cinco caminhões-pipas fazem esse serviço. Essa água, porém, está escassa e sua qualidade não corresponde mais à necessidade de consumo. Na cidade, hoje não há problemas de abastecimento, já que o sistema adutor Coremas Sabugi leva água de qualidade à população.

Salvação da lavoura

A perfuração de poços contribuiu para que os produtores do Agricultura Familiar mantivessem, com irrigação, o cultivo de hortaliças, legumes, a criação de galinhas para abastecer às escolas, garantindo a merenda escolar, uma compra direta paga pelo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, com a contrapartida do município. Com a renda garantida as famílias do campo minimizaram seus problemas.

A perfuração de poços continua e vão beneficiar mais três comunidades: Aroeiras, Serra Preta e Motorista. A medida é paliativa segundo o prefeito de Quixaba, já que essa água não oferece condições para consumo humano, devido o teor salino. “Aqui no Sertão temos um cristalino muito raso e a água que jorra é salobra, servindo apenas para os serviços de limpeza de cãs”, acrescentou.


Apesar dos problemas comuns aos municípios da faixa semi-árida, Quixaba iniciará em aproximadamente 40 dias um projeto pioneiro na Paraíba, um sistema de tratamento de esgoto moderno, com tubulação de fibra, filtros, com a água saindo com 90% de pureza, de acordo com informações repassadas por Julio Cesar. “Além de ser um avanço para a qualidade de saúde da população, estamos preparando Quixaba para o futuro, para que as pessoas que venham a morar aqui tenham toda a infraestrutura, com pavimentação, água e esgoto”, disse Cesar. A cidade está ganhando uma creche modelo, com capacidade para atender 150 crianças e uma nova Unidade de Saúde.  Ele afirma que até o final de seu governo a cidade terá 100% de saneamento básico.

Com o asfalto pelo Governo do Estado da rodovia 228, denomina Rodovia da Integração, a cidade de Quixaba deverá experimentar acelerado desenvolvimento. Isso já vem sendo constatado com a grande quantidade de imóveis em construção. Para dar maior incremento à economia local, o governo municipal está incentivando às pessoas que queiram morar e empresas a se instalarem em Quixaba, com benefícios tributários.


Quixaba está localizada a 13 Km de Patos. Sem trânsito, é uma distância curta e de carro se gasta algo em torno de 10 minutos de sua sede ao centro de Patos. “É praticamente um bairro de Patos e estamos oferecendo estrutura e condições para as empresas que queiram aqui se instalar e gerar emprego para a população”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog